Uruaçu/Niquelândia

ENTREVISTA – RODRIGO FERNANDES: “Quero advogar para o Norte”, afirma pré-candidato a deputado estadual na região de Uruaçu e Niquelândia

Advogado e ex-presidente da OAB em Uruaçu nunca disputou eleições, embora seja um articulador nato nos bastidores da política da cidade do Norte do Estado: pré-candidatura recebeu aval de Caiado, Zé Mário, Machadinho e Ozires Ribeiro

Aliado do governador Ronaldo Caiado (União BR) em Uruaçu, o advogado Rodrigo Fernandes Silva (Avante) foi confirmado em meados de março como pré-candidato a deputado estadual do grupo político dos empresários Ozires Ribeiro (presidente local do União BR) e Azarias Machado Neto [Machadinho, hoje filiado ao MDB, que disputou as eleições de 2016, 2018 e 2020]. Ex-presidente por três mandatos da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uruaçu e ex-presidente do Conselho da Comunidade de Uruaçu, Rodrigo Fernandes sempre participou ativamente dos bastidores e das articulações políticas em Uruaçu, sem nunca pensar na possibilidade de ser candidato. Agora, com a missão que lhe foi dada, articula dia e noite os rumos de sua pré-campanha em prol de representar não apenas a cidade onde nasceu, mas toda a região, na Assembleia Legislativa em Goiânia, se colocando como futuro ‘defensor público’ da região. Confira, abaixo, a íntegra da entrevista que Rodrigo concedeu ao Portal Excelência Notícias, na última semana:

Portal Excelência NotíciasO nome do senhor acabou sendo escolhido, dentre tantos nomes do grupo político do governador Ronaldo Caiado em Uruaçu, para disputar uma vaga de deputado estadual nesse ano. Como se deram as articulações políticas neste sentido?

Rodrigo Fernandes Silva – Na verdade, de certa forma, houve um consenso entre diversas lideranças aqui em Uruaçu, que decidiram pelo meu nome, sem que houvesse qualquer imposição da minha parte para essa pré-candidatura, de tal forma que o Norte possa ocupar essa lacuna de muitos anos na Assembleia Legislativa, em Goiânia. Uruaçu, por exemplo, elegeu um deputado estadual pela última vez em 1982. De lá, para cá, efetivamente, não tivemos nenhuma representatividade na Assembleia. Então, a base de apoio do governador Ronaldo Caiado aqui em Uruaçu; caso do deputado federal José Mário Schreiner; do Machadinho, suplente de deputado estadual; do Ozires Ribeiro, presidente do União BR em Uruaçu; bem como lideranças do MDB, que caminham com a gente nessa pré-campanha, com a junção de grandes segmentos como o agropecuário; pequenos produtores rurais, o pessoal da agricultura familiar; e a advocacia, por exemplo, que passaram a ver, na nossa conduta, uma pessoa que pudesse configurar esse anseio, essa vontade [do Norte ter um deputado estadual].

Excelência NotíciasO senhor nunca disputou eleições, mas ocupou funções relevantes no contexto da sociedade uruaçuense, dentro e fora dos períodos de acirramento político na cidade.

Rodrigo Fernandes – Eu mesmo, durante minha vida inteira, nunca me lancei na vida pública, nunca me candidatei em disputas político-partidárias. Assumi a presidência da OAB em Uruaçu por três mandatos e fui presidente do Conselho da Comunidade, mas sempre me limitei a esses segmentos, como entusiasta e parceiro do Norte. Acredito que o Norte – e sua população – têm um potencial muito grande. Sempre participei [da política] assessorando e participando, nos bastidores, das campanhas políticas do Machadinho para prefeito de Uruaçu. [2016 e 2020, ambas sem sucesso] e para deputado estadual [em 2018, quando o empresário obteve 10.000 votos], com esse mesmo grupo que mencionei. O Norte merece essa vaga na Assembleia Legislativa.

“O que eu quero, de verdade, é advogar para o Norte para que os recursos venham de fato e para que a nossa região seja mais respeitada”, afirmou Rodrigo Fernandes [Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação]
Excelência NotíciasDe alguma forma, essa atuação nos bastidores das campanhas políticas de Machadinho em Uruaçu lhe despertavam o interesse para que, um dia, o senhor deixasse o papel de articulador para se tornar protagonista de uma disputa eleitoral?

Rodrigo Fernandes – Por agora, eu não tinha essa pretensão realmente. Quem gosta de política sabe que mais cedo ou mais tarde – se houver um chamado da população, do seu grupo, um anseio da sociedade – não se pode fugir do desafio. Eu não pleiteava essa vaga [de pré-candidato a deputado estadual] por questões profissionais e particulares, de família. Foi algo que surgiu mesmo neste momento, como um chamado do Machadinho e do grupo político, mas também de pessoas com as quais tenho muita amizade aqui em Uruaçu e também em Niquelândia, onde eu tenho propriedade rural. São 20 anos intensos na advocacia, com amigos e parceiros em todo o Norte, onde foquei minha atuação. Não foi uma candidatura planejada, mas que nasceu da vontade das pessoas que indicaram meu nome.

Excelência NotíciasO que o senhor hoje, como pré-candidato a deputado estadual, enxerga como a maior necessidade dessa macrorregião Norte, por assim dizer, enfocando não apenas Uruaçu e Niquelândia, mas também outras cidades como Minaçu e Porangatu? O Hospital Regional de Uruaçu, por exemplo, é um assunto que já foi resolvido pelo governador Ronaldo Caiado.

Rodrigo Fernandes – O primeiro ponto que vejo é a necessidade de cessarmos essas ‘migalhas’ que a Região Norte recebe, na forma de emendas, através de pessoas eleitas para cargos públicos, mas que não são da nossa região. A partir do momento em que houver empenho num projeto político de um candidato que não é da nossa região, ele aqui virá [distribuir] simplesmente parte de suas emendas, impositivas ou não, que eu costumo chamar de ‘migalhas’, por intermédio do Governo de Goiás. Agora, o carro-chefe da nossa região precisa ser na área de geração de emprego e renda. Precisamos de indústrias, nossa região precisa ser mais industrializada. Hoje, por exemplo, o potencial do agronegócio aqui no Norte está muito grande. Precisamos ampliar as parcerias com os sindicatos rurais, através do Sistema S, do Sebrae/Senai/Senac, de tal forma que a formação de pessoas para esse mercado de trabalho tenha realmente efetividade e viabilidade na nossa região. O foco principal precisa ser a maior sustentação ao agronegócio, com geração de emprego e renda. Não podemos esquecer também que o atendimento prioritário do Hospital Regional do Norte de Goiás também precisará de um fortalecimento, de um cuidado constante. Agora por esses dias, por exemplo, foi inaugurada uma UTI Neonatal que demanda recursos muito fortes dos governos estadual e federal. O que eu quero, de verdade, é advogar para o Norte para que os recursos venham de fato para cá; e para que a nossa região de Uruaçu, Niquelândia, Campinorte, Mara Rosa, Amaralina, São Luiz do Norte, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Estrela do Norte,  Santa Tereza, Formoso, Trombas, Campinaçu e Minaçu, possa ser mais respeitada, tanto no contexto individual de cada um dos municípios que citei, bem como no contexto macro das demandas coletivas do Centro-Norte Goiano.

“”Quem gosta de política sabe que mais cedo ou mais tarde, diante do anseio da sociedade, não se pode fugir do desafio”, comentou o pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Fernandes [Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação]
Excelência Notícias – O último deputado estadual que o Norte teve foi o falecido ex-prefeito de Porangatu, Júlio da Retífica, que assumiu o cargo por diversas vezes como suplente, já que nunca foi eleito diretamente para ocupar uma das 41 cadeiras da Assembleia. A cada quatro anos, o Norte é ‘invadido’ por candidatos de outras regiões; e nossas principais cidades [Uruaçu, Minaçu, Niquelândia e Porangatu] querem ter o seu próprio deputado. Como lidar com essa ‘fogueira de vaidades’ de cada cidade para que haja unidade do Norte para a eleição de um deputado efetivamente da região?

Rodrigo Fernandes – No presente momento, até onde tenho conhecimento, a primeira pré-candidatura lançada aqui no Norte é a nossa. Embora eu tenha domicílio eleitoral em Uruaçu, tenho propriedade em Niquelândia, em Hidrolina; e penetração em várias localidades aqui do Norte de Goiás, de tal forma que posso lhe afirmar – de forma forte e firme – que, como tenho representatividade e que conheço bem a nossa região – transitando por vários segmentos em Uruaçu, em Niquelândia, Campinorte, Colinas do Sul, Nova Iguaçu, Alto Horizonte, Mara Rosa, Amaralina, São Luiz do Norte e Minaçu –  e que, por isso, o único pré-candidato efetivamente sou eu. Fora essas cidades da região, a única que poderia lançar um pré-candidato – o que ainda não existe confirmação [de um nome, segundo ele] é em Porangatu, salvo engano. Mas Porangatu sempre adotou a postura de ter [como candidatos] pessoas da própria cidade. Por conta dessas circunstâncias, posso ser realmente o ‘Filho do Norte’ na Assembleia Legislativa.

Excelência Notícias Para Niquelândia, no caso específico, o que essa cidade do Norte pode esperar da atuação do senhor, uma vez eleito, caso sua pré-candidatura a deputado estadual seja confirmada pela Justiça Eleitoral?

Rodrigo Fernandes – Niquelândia precisa receber mais emendas com recursos para fortalecer o município pois, independentemente do resultado das urnas [em nível local] é uma cidade que pretendo ajudar de forma direta, onde tenho grandes amigos na advocacia e também no Poder Público, para que possamos modificar para melhor a vida da pessoas que residem em Niquelândia. Agora, é a vez do Norte – e Niquelândia está dentro desse contexto – com a duplicação da BR-153; com a Ferrovia Norte-Sul, com o efetivo funcionamento do Hospital Regional; e com avanços na mineração, como o recente lançamento da pedra fundamental da planta da Hochschild em Mara Rosa, com anúncio de investimento de R$ 900 milhões. Ou seja, a partir do momento em que colocarmos uma ‘força de defesa’ do Norte lá [em Goiânia] na casa de leis do Estado de Goiás tenha a certeza absoluta de que vamos transformar essa região Norte de Goiás, para que os filhos dessa região possam bater no peito e sorrir; e dizer que ‘agora seremos respeitados em todo o Estado’. É esse o meu pensamento, para esse eventual mandato de deputado.

Ozires, Machadinho, Zé Mário, Rodrigo e Weder, em imagem de 22 de março, quando o nome do advogado de Uruaçu foi confirmado como pré-candidato do grupo do governador Ronaldo Caiado em Uruaçu [Foto: Assessoria de Comunicação]

Veja também

Botão Voltar ao topo