COVID-19Goianésia

Saúde Pública de Goianésia respira por aparelhos após confirmação do 19º caso do novo coronavírus

Epidemia de Covid-19 segue com crescimento acelerado na cidade de 70 mil habitantes: são três novos casos em relação ao boletim da última segunda/13

A Secretaria Municipal de Saúde de Goianésia informou, nesta quarta-feira (15), que a cidade administrada pelo prefeito Renato de Castro (MDB) agora contabiliza 19 pessoas oficialmente infectadas pelo novo coronavírus.

Passadas mais 48 horas do último aumento no quantitativo de casos – na segunda/16, quando o número subiu de 13 para 16 – o município registrou novamente o acréscimo de três casos nas estatísticas de Covid-19.

Trata-se do maior coeficiente de contaminação entre todos os municípios goianos com incidência de casos positivos, em números proporcionais, considerando-se a população local de apenas 70 mil habitantes.

Distante 170 quilômetros de Goiânia e 150 de Niquelândia – cidade-sede do Portal Excelência Notícias – Goianésia já havia percebido a duplicação do número de casos [de 8 para 16] num prazo de apenas 5 dias entre a quarta-feira/8 e o boletim do último dia 13 de abril.

No boletim desta quarta-feira, a pasta comandada pelo secretário Hisham Hamida também informou que o número de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus caiu de 59 para 53.

Na última segunda-feira, houve acréscimo de 24 casos entre os suspeitos [eram 35, no dia 11] pois o munícipio decidiu relacionar as amostras enviadas por laboratórios particulares de Goianésia à análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Goiânia.

Por esse mesmo critério – de acréscimo das estatísticas da rede particular aos números oficiais – o total de casos descartados passou de 35 na segunda para 44 nesta quarta.

Por fim, a Prefeitura de Goianésia informou que o número de pacientes com diagnóstico de cura/recuperados segue sem alteração: seis pessoas, igual ao boletim divulgado na segunda.

ÓBITO SOB INVESTIGAÇÃO – A primeira morte suspeita pelo Covid-19 em Goianésia no domingo (12) – na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – ainda aguarda o resultado do exame pelo Lacen.

A suposta vítima fatal do novo coronavírus era homem [a idade não foi revelada pela prefeitura] cardiopata e apresentava sintomas característicos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAS) ao ser internado no sábado (11).

Como medida de reforço à prevenção da pandemia em Goianésia, o uso de máscaras por toda a população tornou-se obrigatório também na segunda-feira mediante decreto assinado pelo prefeito da cidade.

Veja também

Botão Voltar ao topo