Goianésia

“Não precisam me chamar para voltar. Eu já voltei. Estou aqui, com vocês”, afirma Marconi Perillo em evento do PSDB em Goianésia

Apesar da frase emblemática, ex-governador ainda não assumiu pré-candidatura ao Governo de Goiás, no ano que vem: Marconi foi ovacionado por lideranças tucanas do Vale do São Patrício e do Norte no Encontro Regional do PSDB em Goianésia no sábado (30)

Apesar de aclamado em Goianésia na manhã do sábado (30) como nome mais forte do partido para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) não disse nem “sim” e nem “não” se irá colocar-se como pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas, nas eleições do próximo ano.

No discurso durante o Encontro Regional do PSDB no Sindicato Rural de Goianésia, Marconi optou pelo comedimento pela cautela durante seu discurso aos correligionários tucanos do Vale do São Patrício e do Norte, ao passo que enumerou suas realizações nos 16 anos em que foi governador de Goiás.

José Machado, Vandir Júnior, Jalles Fontoura, Marconi, Helio, Maria Célia, Otavinho e Eliane Pinheiro, no evento do PSDB em Goianésia [Foto: Excelência Notícias]
Como se sabe, após quatro mandatos à frente do Estado, Marconi obteve apenas a 5ª colocação na disputa por uma vaga ao Senado, auferindo pouco mais de 415.000 votos, nas eleições de 2018.

O então governador José Eliton Júnior (PSDB) – vice de Marconi nos mandatos entre 2011 e 2018 – assumiu a cadeira número 1 do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, mas acabou derrotado pelo então senador e atual governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM).

Edmar Bananeiro, ex-prefeito de Santa Rita do Novo Destino, exaltou as qualidades de Marconi para voltar ao comando do Governo do Estado, na eleição de 2022 [Foto: Excelência Notícias]

Durante o Encontro Regional do PSDB, os tucanos se dividiram entre alardear os feitos de Marconi ao passo que procuravam também desconstruir a imagem de Caiado à frente do Estado, classificando o atual governador como “incompetente” no exercício do cargo.

Tal retórica de palanque, em desfavor de Caiado, foi amplamente utilizada pelos prefeitos Carlos Alberto Lereia (de Minaçu); Valmir Pedro (de Uruaçu); e Itamar Leão (de Sanclerlândia) durante o evento em Goianésia, dentre outros.

Prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia criticou duramente o governador Ronaldo Caiado durante o encontro do tucanato em Goianésia [Foto: Excelência Notícias]

“Marconi – que nós elegemos [pela primeira vez, ao governo] em 1998 com 35 anos de idade – não ganhou aquela eleição de um qualquer. Mas sim do Iris Rezende que era, naquela época, a maior liderança política do nosso Estado. Ele (Marconi) governou o Estado para promover mudanças, principalmente na infraestrutura de Goiás”, afirmou Lereia.

Na visão do ex-prefeito de Goianésia, Otávio Lage de Siqueira Filho (PSDB), o Otavinho [que governou a cidade por dois mandatos entre 2001 e 2008] o Encontro Regional do PSDB foi relevante para evidenciar a liderança de Marconi e suas realizações enquanto governador do Estado.

Levino de Souza, ex-prefeito e atual vice-prefeito de Santa Isabel, discursa no Encontro Regional do PSDB em Goianésia [Foto: Excelência Notícias]

“Não são todos os políticos que têm gratidão no coração. Mas, aqui em Goianésia, essa ala política que sempre apoiou o Marconi tem muita gratidão por tudo aquilo que ele fez por Goiás; e pela nossa região. Sou, como ex-prefeito, prova disso dada as parcerias que aconteceram; e que fizeram com que Goianésia desse um salto muito grande como o apoio do Marconi”, discursou Otavinho.

Outro ex-prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura (PSDB) – que é irmão de Otavinho – foi presidente da Saneago durante o quarto mandato de Marconi, a partir de fevereiro de 2017.

Otávio Lage Filho, o Otavinho, ex-prefeito de Goianésia, disse que as parcerias de sua administração com Marconi fizeram com que a cidade crescesse muito: empresário é outro entusiasta da volta do ex-governador [Foto: Excelência Notícias]

Ambos são filhos do ex-prefeito e do ex-governador Otávio Lage de Siqueira, que morreu num acidente de carro em 2006.

No evento político do último final de semana, Jalles comentou que Marconi foi um “extraordinário governador” e que novamente será após as eleições do ano que vem, porque o Governo de Goiás precisa novamente de sua criatividade.

Jalles Fontoura, outro tucano de elevado quilate a discursar em favor de Marconi Goianésia, foi prefeito da cidade em duas oportunidades num intervalo de 20 anos [Foto: Excelência Notícias]

“As barreiras [para Marconi disputar o cargo] estão caindo. Esses processos judiciais vão cair também, um atrás do outro. As coisas irão se colocar no seu devido lugar. Nós estamos vivendo, companheiros, tempos difíceis. Foi muito bem falado, aqui, das dificuldades do governo do Caiado para fazer qualquer coisa. Goiás precisa, novamente, poder sonhar. Hoje, nós estamos aqui sonhando porque Marconi está conosco, mobilizando todo o Estado, para fazer Goiás andar para a frente”, afirmou Jalles Fontoura.

Organizado pelas principais lideranças tucanas da cidade, o evento no Sindicato Rural de Goianésia também serviu para reforçar e fortalecer a pré-candidatura do deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) à uma vaga de deputado federal, no pleito do ano que vem.

O deputado estadual Helio de Sousa, que é pré-candidato a deputado federal no próximo ano, foi muito aplaudido ao lado de sua esposa Maria Célia no evento do PSDB em Goianésia [Foto: Excelência Notícias]
Aos 74 anos, Helio cumpre, atualmente, seu sexto mandato parlamentar na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia.

No discurso em Goianésia – cidade em que também foi prefeito em duas ocasiões (1989-1992 e 1997-2000) – Helio de Sousa disse que Marconi Perillo é uma pessoa “que Goiás aprendeu a amar”.

No início do ano, segundo Helio, ele próprio procurou Marconi para discorrer sobre as possibilidades da volta do ex-governador ao cenário da política goiana.

Luciano Lucena, ex-prefeito de Barro Alto por três mandatos, defendeu retorno de Marconi à vida pública e ratificou sua parceria de longa data com o deputado Helio de Sousa [Foto: Excelência Notícias]
“Ele [Marconi] ainda estava de cabeça baixa, com o astral lá embaixo. Mas ele não sabia, até mesmo porque o sentimento dele não era o de hoje, que o PSDB precisava de sua luz para nos guiar”, afirmou Helio de Sousa.

Ainda de acordo com o deputado estadual, numa reunião dele com Marconi e outras lideranças tucanas no diretório estadual do PSDB em Goiânia, o ex-governador foi cobrado para que assumisse algum compromisso às eleições de 2022.

Jalles, Marconi, Helio e esposa Maria Célia, atentos aos discursos dos colegas tucanos em Goianésia, no último final de semana [Foto: Excelência Notícias]

“Naquele momento, pela incerteza que o Marconi demonstrava, nós deliberamos que ele deveria ser candidato a deputado federal. Era a maneira dele começar a nos incentivarmos, enquanto seus admiradores. E nós fomos felizes, porque o Marconi, por sua vivacidade e visão de futuro, nos disse que poderíamos ter a certeza de que ele seria sim candidato no ano que vem”, detalhou Helio de Sousa.

Segundo o deputado estadual, o trabalho do ninho tucano foi direcionado justamente nessa primeira hipótese, de Marconi disputar uma vaga na Câmara Federal.

José Machado, Vandir Júnior, Jalles Fontoura, Marconi, Helio, Maria Célia, Otavinho, Eliane Pinheiro e Valmir Pedro, no evento do PSDB em Goianésia [Foto: Excelência Notícias]

Porém, quando da decisão pela realização dos primeiros encontros regionais do PSDB [Em Valparaíso de Goiás, Posse, Porangatu e Uruaçu], Helio de Sousa disse que foi perceptível o sentimento de que o partido estava perdendo Marconi como um pré-candidato a deputado federal para algo maior.

“Percebemos que o sentimento da população – tão bem demonstrado aqui hoje [sábado] em Goianésia – é de que ele precisa bancar e ‘peitar’ a disputa para ser novamente candidato a governador de Goiás, porque o Marconi representa o que povo quer para a Segurança Pública, para os programas sociais, enfim. Nossa estratégia não era mais para defender o legado do PSDB, mas perceber que a população estava arrependida do que fez [eleger Ronaldo Caiado] há quatro anos atrás”, discursou Helio de Sousa, em Goianésia, ladeado por sua esposa Maria Célia.

Encontro Regional do PSDB reuniu excelente público no Sindicato Rural de Goianésia, no último sábado/30 [Foto: Excelência Notícias]
O QUE DISSE MARCONI PERILLO – Ao resgatar que o primeiro comício de sua campanha ao governo em 1998 foi realizado em Goianésia graças ao apoio do falecido ex-governador Otávio Lage, bem como do ex-prefeitos Jalles, Helio e Otavinho, Marconi Perillo disse que a família Lage teve iniciativas corajosas e benéficas à comunidade goianesiense, tanto na esfera privada das empresas do Grupo Jalles Machado quanto nos períodos que o patriarca e seus dois filhos chefiaram o Executivo local.

“Fora isso, tive a oportunidade de trabalhar como o Dr. Helio por dois anos. Ele como prefeito e eu como governador, quando fizemos 100.000m² de asfalto na cidade, entre outras coisas. Depois, foram mais seis anos trabalhando com o Otavinho, dos oito em que ele foi prefeito. Fizemos, também, 1.200 moradias populares para o povo de Goianésia. Por fim, com o Jalles, foram quatro anos em que nós fizemos mais de 2 mil casas”, discursou Marconi, que abordou outas benfeitorias à região de Goianésia na sequência.

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO – Marconi Perillo distribuiu cumprimentos e afagos em todas as mesas onde estavam lideranças do PSDB no Vale do São Patrício e do Norte do Estado, no evento tucano em Goianésia [Foto: Excelência Notícias]
AS ELEIÇÕES DE 2022  – Quando o assunto enveredou para o atual quadro político do Estado, o ex-governador resgatou uma frase dita pelo ex-deputado federal Ulisses Guimarães que “quando falta coragem todas as demais virtudes desaparecem”, para elogiar a disposição de Helio de Sousa em deixar a zona de conforto à disputa por um futuro mandato de deputado federal.

Ainda em seu discurso, Marconi Perillo disse que recebe centenas de mensagens diariamente em seu WhatsApp onde seus interlocutores estariam se queixando do atual momento vivido pelo Estado de Goiás, durante a gestão de Caiado.

“Eu não estou aqui como candidato. Estou aqui como companheiro de vocês, assim como tenho feito em outras regiões do Estado, para ouvir o que os meus companheiros e meus amigos querem, para poder tomar uma decisão [se disputa ou não o governo no ano que vem]; e também para tentar, através das pesquisas quantitativas e qualitativas, enxergar o que povo realmente quer. Eu não tenho vaidade para ser candidato porque Deus e o povo já me deram a oportunidade de ser governador por quatro mandatos. Não precisam me chamar para voltar. Eu já voltei. Estou aqui, com vocês”, afirmou o ex-governador Marconi Perillo.

Durante seu discurso no Encontro Regional do PSDB em Goianésia, ex-governador Marconi Perillo focou suas realizações em quatro mandatos à frente do Estado: candidatura em 22 ainda é uma incógnita [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo