CoronavírusGoianésia

Quatro novos casos confirmados, em um só dia: Goianésia agora soma 23 contaminados por Covid-19

Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde da cidade também informa dois óbitos suspeitos, sem maiores detalhes se a morte ocorrida no domingo (12) foi a primeira ou segunda suspeita fatal num universo de 70 mil habitantes

Com a confirmação oficial de mais quatro casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus – em boletim epidemiológico divulgado às 17 horas desta quinta-feira (16) – Goianésia agora soma 23 pessoas com sorologia positiva para a doença que assola o mundo todo

A informação, divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Goianésia, reflete um quadro dramático do avanço da Covid-19 num período de apenas 24 horas na cidade de 70 mil habitantes, administrada pelo prefeito Renato de Castro (MDB).

Ontem – na quarta-feira (15) – eram 19 casos, com o acréscimo de três novas confirmações após o boletim da segunda-feira (13), quando a pasta comanda pelo secretário Hisham Hamida anunciava 16 casos positivos – mais três em 48 horas, após o sábado (11).

Distante 170 quilômetros de Goiânia e 150 de Niquelândia – cidade-sede do Portal Excelência Notícias – Goianésia já havia percebido a duplicação do número de casos [de 8 para 16] num prazo de apenas 5 dias entre a quarta-feira/8 e o boletim do último dia 13 de abril.

OUTROS NÚMEROS – No boletim desta quinta-feira, a Saúde de Goianésia também informou que o número de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus caiu de 53 para 52.

Esse quantitativo elevou-se na segunda de forma considerável porque o munícipio decidiu relacionar as amostras enviadas por laboratórios particulares de Goianésia à análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Goiânia.

Por esse mesmo critério – de acréscimo das estatísticas da rede particular aos números oficiais – o total de casos descartados passou de 44 ontem para 48 nesta quinta.

Por fim, a Prefeitura de Goianésia informou que o número de pacientes com diagnóstico de cura/recuperados segue sem alteração: seis pessoas, idênticos aos boletins divulgados ontem e segunda.

NÚMERO DE ÓBITOS É CONTRADITÓRIO – No domingo (12), a Prefeitura de Goianésia assinalou uma morte sob investigação, como morte provável pelo novo Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Porém, no boletim epidemiológico desta quinta-feira, constava a informação da ocorrência de duas mortes suspeitas pelo novo coronavírus no município do Vale do São Patrício.

Todavia, até o presente momento, a Secretaria Municipal de Saúde não forneceu nenhum dado sobre essa morte “extra”; e se esse óbito ocorreu antes ou depois do óbito anunciado como sendo o primeiro suspeito, no último final de semana.

Veja também

Botão Voltar ao topo