Norte do EstadoUruaçu

Vaticano anuncia nomeação de religioso de Brasília como novo bispo da Diocese de Uruaçu

Escolha do Papa Francisco recaiu sobre o padre Giovani Carlos Caldas Barroca para assumir o comando da Igreja Católica no Norte do Estado, após um ano e quatro meses de espera

A Nunciatura Apostólica do Vaticano no Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília, que o Papa Francisco nomeou o padre Giovani Carlos Caldas Barroca como futuro bispo da Diocese de Uruaçu. Trata-se de uma extensa região geográfica, composta por 27 municípios do Norte e de parte do Vale do São Patrício.

Aos 51 anos, o religioso é o atual pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, na região do Recanto das Emas, também na capital federal. Como se sabe, a Diocese de Uruaçu estava atualmente sob os cuidados do padre Francisco Agamenilton Damascena, na condição de Administrador Diocesano.

Isso porque o então bispo-titular, Dom Messias dos Reis Silveira foi nomeado pelo Papa Francisco à condução da Diocese de Teófilo Otoni/MG. Dom Messias seguiu para a localidade mineira em fevereiro do ano passado, deixando vacante a Diocese de Uruaçu.

A exemplo do que ocorreu em 2007 – quando Dom Messias era pároco em Guaxupé/MG e foi nomeado monsenhor, até ser empossado bispo em Uruaçu – o Vaticano novamente optou pela nomeação de um religioso-titular de uma paróquia para iniciar seu episcopado no Norte de Goiás; em vez de realizar a transferência de um bispo de outra localidade para a região.

Dessa forma – a partir de hoje, até ser consagrado bispo, no dia 5 de setembro – o religioso brasiliense agora é, oficialmente, monsenhor Giovani Carlos Caldas Barroca.

A posse dele como bispo da Diocese de Uruaçu está prevista para o dia 12 de setembro, mas a programação poderá ser alterada a depender da situação da pandemia da Covid-19 na região daqui a 90 dias.

A TRAJETÓRIA DO BISPO ELEITO – Nascido em fevereiro de 1969 em Brasília, monsenhor Giovani estudou filosofia e teologia no Seminário Nossa Senhora de Fátima de 1987 a 1994, ano em que ordenado presbítero na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no DF.

O futuro bispo da Diocese de Uruaçu é bacharel em Teologia e pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano. No Seminário Maior de Brasília, é docente da área em que obteve a Pós-Graduação.

Além de Pároco na Paróquia São Miguel Arcanjo/DF, monsenhor Giovani é o atual Vigário Episcopal do Vicariato Leste, na Arquidiocese de Brasília. Ele ocupa tal função desde junho de 2016.

O religioso indicado pelo Papa Francisco à Diocese de Uruaçu também exerce o ofício de professor de Lógica e Filosofia no Seminário Maior de Brasília; no Seminário Redemptoris Mater; e na Faculdade de Teologia de Brasília (Fateo).

O PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO – Pela manhã, o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira, tornou público o comunicado da Nunciatura Apostólica do Vaticano no País, a cerca da nomeação de padre Giovani às funções de monsenhor e de bispo da Igreja Católica, em Uruaçu.

Padre Agamenilton, o atual administrador diocesano, esteve presente ao anúncio oficial da Igreja Católica, na capital federal.

Numa live transmitida pelo Facebook, o futuro bispo da Diocese de Uruaçu disse que ficou muito surpreso, num primeiro momento ao comunicado da decisão do Papa Francisco pelo cardeal Sérgio da Rocha, ex-arcebispo de Brasília que foi nomeado em março para a Arquidiocese de Salvador.

Porém, o agora monsenhor Giovani também disse que ficou feliz ao saber que seu novo destino na vida religiosa seria Uruaçu, cidade pela qual recebe sempre recebe ótimas referências por seu convívio com os futuros religiosos do Norte Goiano que estudam no Seminário Maior do DF.

AMIGOS EM URUAÇU – “Fiquei muito contente porque tenho vários amigos que moram em Uruaçu; e também pela fé de seu povo. Pelo compromisso dos sacerdotes e do clero da Diocese de Uruaçu, eu fiquei muito feliz e muito grato pelo convite feito à mim pelo Santo Padre; pelo atual Núncio Apostólico [Dom Giovanni D’Aniello, que seguirá para a Rússia, em breve]; e também aos bispos, especialmente para com a pessoa de Dom Sérgio. Quero também demonstrar minha profunda gratidão com o presbitério e com o clero de Brasília, onde eu aprendi muito. É com esse espírito que irei para Uruaçu, para servir”, afirmou o bispo eleito à diocese da região.

Ainda por ocasião de seu primeiro pronunciamento após o anúncio do Papa Francisco, monsenhor Giovani disse que, através dos seminaristas de Uruaçu, sempre recebeu excelentes informações do belíssimo trabalho pastoral de Dom Messias, seu antecessor na diocese, apesar de ter tido contato pequeno com o atual bispo de Teófilo Otoni.

ADMIRAÇÃO POR DOM JOSÉ CHAVES – “Eu tive um pouco mais de contato com Dom José da Silva Chaves [segundo bispo de Uruaçu, hoje emérito, após 39 anos na função] desde minha época de seminário, por quem tenho uma grande admiração. Na época de ordenações em Uruaçu, nós bebíamos da sua sabedoria; e isso aumenta e muito a minha responsabilidade de dar continuidade a um trabalho tão bem feito por eles. Mas eu conto com a intercessão do Coração Imaculado de Maria; com a assistência do Espírito Santo; e do Colégio Episcopal, para essa minha nova missão, em Uruaçu”, afirmou monsenhor Giovani.

Na área de abrangência da Diocese de Uruaçu estão os seguintes municípios: Alto Horizonte, Amaralina, Barro Alto, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Estrela do Norte, Formoso, Goianésia, Guarinos, Hidrolina, Itapaci, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Luiz do Norte, Trombas, e Uruaçu. [Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e da Diocese de Uruaçu]

Anúncio da indicação do monsenhor Giovani Carlos Caldas Barroca para ser bispo no Norte do Estado também foi feito nesta manhã pela página  da Diocese de Uruaçu na internet [Foto: Reprodução]

 

 

 

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo