COVID-19Niquelândia

Niquelândia desobriga uso de máscaras em locais abertos com apenas 61,34% da população vacinada contra Covid-19

Estado recomendava 75% de população completamente imunizada, mas flexibilização foi possível porque cidade do Norte tem apenas 17 casos ativos da doença, sem internações, de acordo com a pasta da Saúde no município

Decreto divulgado pela Prefeitura de Niquelândia no final da tarde desta sexta-feira/25 retirou a obrigatoriedade da utilização do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 nas vias públicas e demais locais abertos da cidade do Norte do Estado.

Porém, a medida preventiva continua valendo em locais fechados como estabelecimentos comerciais, conforme o texto assinado pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD).

Restaurantes, bares, pizzarias, pastelarias, choperias, churrascarias, pit-dogs, jantinhas, espetinhos e similares devem permitir a ocupação de no máximo 70% dos seus espaços.

CONJUNTURA – No último dia 10 de março, como se sabe, a Secretaria Estadual de Saúde havia divulgado Nota Técnica sobre o assunto, igualmente liberando a população do uso de máscaras nos 246 municípios do Estado.

A recomendação, todavia, apontava para que tal flexibilização fosse adotada somente nas cidades onde 75% da população acima de 5 anos já tivesse recebido as duas doses (D2) de Coronavac/AstraZeneca/Pfizer ou a dose única (DU) da Janssen.

Porém, os números de Niquelândia são mais modestos: nos indicadores da SES-GO – consultados pelo Portal Excelência Notícias também nesta sexta-feira/25 – apontam que apenas 61,34% da população acima de 5 anos já está completamente imunizada com as duas doses.

No último dia 10, Niquelândia estava na lista de 61 cidades goianas que não atingiram o percentual recomendado de 75% de imunização para liberação do uso das máscaras em locais abertos.

Em números absolutos, também segundo a SES-GO, um total de 2.795 pessoas estão em atraso para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Niquelândia.

RESPOSTAS – A secretária de Saúde, Maria Aparecida Gomes Machado, informou via WhatsApp que participava de um curso e que não poderia dar entrevista sobre o assunto.

As explicações, portanto, foram dadas pela secretária municipal de Governo, Nubiana de Fátima Nolasco, que participou de diversas reuniões com a pasta comandada por Cida Gomes até que a Prefeitura de Niquelândia deliberasse sobre o teor do decreto.

Segundo ela, um dos principais cuidados do decreto do Poder Executivo foi manter o uso das máscaras em locais fechados apesar da SES-GO ter divulgado, na quarta-feira/23, uma nova Nota Técnica em que liberava a proteção também para esses ambientes em todo o Estado sem nova menção ao percentual de 75% divulgado duas semanas antes.

Nubiana detalhou que, apesar do percentual de 61,34% de vacinados com duas doses, uma convergência de fatores discutidos entre a administração, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica possibilitaram a liberação das máscaras em ambientes abertos em Niquelândia

Ela apontou que os números do Boletim Epidemiológico divulgados ontem pela Secretaria de Saúde atestam a eficácia dos imunizantes durante a campanha de vacinação na cidade, mesmo com o índice abaixo do recomendado pela SES-GO, que deu autonomia aos municípios para tomarem suas próprias decisões.

No momento, Niquelândia possui apenas 17 casos positivos de Covid-19 em acompanhamento domiciliar, sem nenhuma internação no momento, depois do enorme pico de novos casos após as festas do final do ano passado.

JUSTIFICATIVAS – “A vacinação se mostrou muito importante porque, graças a ela, os poucos casos que temos não estão se agravando. Por outro lado, nós também não podemos obrigar as pessoas a se vacinarem; Levamos em conta, ainda, que as notas técnicas do Estado eram apenas recomendações e não uma determinação para que liberássemos somente com 75% da população vacinada. A última nota técnica, inclusive, é bastante confusa pois liberou quase tudo em ambientes fechados, sem citar novamente esse percentual. Como o Estado deu aos municípios o direito da decisão por flexibilizar, fizemos isso agora de acordo com nosso entendimento somente em lugares abertos e com muita responsabilidade, mesmo sabendo que nossa situação hoje é tranquila em relação à Covid-19”, afirmou a secretária de Governo de Niquelândia.

CALMARIA – Baixa drástica no número de casos de Covid-19 em Niquelândia, num cenário sem internações por infecções graves conforme boletim divulgado ontem, permitiu a liberação do uso das máscaras ao ar livre na cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo