Coronavírus

Contaminação por Covid-19 em rapaz de 24 anos é descartada pelo Lacen, em Colinas do Sul

Guia turístico da Chapada dos Veadeiros, jovem apresentou sintomas da doença no domingo (15) após contato com um grupo de turistas do exterior

A Secretaria Municipal de Saúde de Colinas do Sul emitiu nota oficial, na tarde deste domingo (22), informando que deu negativo o teste para avaliar a existência do novo coronavírus num rapaz de 24 anos.

Ele é morador da cidade, mas trabalha como guia turístico/atendente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no Distrito de São Jorge, em Alto Paraíso.

No domingo (15), após ter tido contrato com turistas estrangeiros que visitaram a região, o jovem apresentou quadro de diarreia; febre, tosse; e um pouco de falta de ar.

Diante disso, a secretária Synara Neves Passos notificou a Regional de Saúde de Uruaçu e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária (Cievs) da Secretaria Estadual de Saúde sobre a suspeita de infecção por Covid-19 em Colinas.

A amostra coletada foi enviada à análise do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) em Goiânia, que excluiu a possibilidade da primeira contaminação real no município, agora contabilizado como caso descartado em Goiás.

“Isso [o teste negativo] não diminui a nossa luta contra a disseminação do vírus Covid-19, tendo em vista que as projeções do Ministério da Saúde apontam que essa semana será ainda mais crítica para o aumento do número de contaminações com resultado positivo, em todo o País. Portanto, fiquem em casa, orientem seus familiares e somente saiam em caso de extrema necessidade”, afirmou Synara Passos, no documento expedido nesse domingo.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado à visitação pública por 30 dias desde a terça-feira (17), por determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A medida foi adotada em todas as unidades de conservação federais, com o intuito de minimizar riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.

Veja também

Botão Voltar ao topo