Colinas do Sul/São JorgeCOVID-19

Jovem de 24 anos é o primeiro caso suspeito de contaminação por coronavírus em Colinas do Sul

Possível vítima da doença é guia turístico/atendente no Distrito de São Jorge, onde teve contato com turistas estrangeiros que visitaram a Chapada dos Veadeiros no sábado (14): amostra para exame ja foi enviada ao Lacen, na capital

Outra cidade da região que formalizou a existência de um caso suspeito de contaminação pelo coronavírus é Colinas do Sul, distante 90 quilômetros de Niquelândia. Segundo a secretária municipal de Saúde, Synara  Neves Passos, a possível vítima do Covid-19 é um rapaz de 24 anos que reside há poucos meses em Colinas.

Segundo Synara, o rapaz trabalha como guia turístico/atendente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Distrito de São Jorge, que recebe turistas do Brasil e do mundo inteiro.

O local foi fechado à visitação pública por 30 dias na última terça-feira (17), por determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A medida foi adotada em todas as unidades de conservação federais, com o intuito de minimizar riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.

CONTATO COM TURISTAS – Em sua atividade, de acordo com a titular da pasta da Saúde colinense, ele esteve em contato direto com viajantes da Itália, da Espanha, e da China, que vieram ao Brasil para conhecer as belezas naturais do Nordeste Goiano.

Os três países, como se sabe, possuem números significativos de mortos após terem sido contaminados pelo novo coronavírus. No dia 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou situação de pandemia para a Covid-19 nos cinco continentes.

Dada essas circunstâncias, Synara relatou que o rapaz começou apresentou sintomas brandos da doença no domingo (15) com quadro de diarreia; febre, tosse; e um pouco de falta de ar.

A secretária de Saúde de Colinas disse que o jovem foi avaliado por uma médica que atua no município, tendo sua situação clínica atestada como “relativamente tranquila”.

Apesar disso, pensando mais à frente, Synara informou que o rapaz foi orientado pela pasta sob seu comando  a ficar em casa por 14 dias, em regime de isolamento/quarentena. Ele mora sozinho.

Segundo Synara, a Regional de Saúde de Uruaçu disponibilizou o kit-específico à coleta do material para detecção ou não do Covid-19 no rapaz.

A amostra já foi enviada por Synara para análise ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em Goiânia.

O resultado deve ser divulgado na próxima segunda-feira (23), mas a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população de Colinas do Sul não entre em pânico em função dessa suspeita inicial.

Segundo Synara, a decisão do ICMBio em fechar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi muito boa para que Colinas do Sul não registre a existência de outros possíveis infectados.

POSSIBILIDADE ERA PREVISÍVEL – “Nós já imaginávamos que poderíamos ter uma situação dessas (a provável contaminação por coronavírus) aqui em Colinas, porque estamos muito próximos de Alto Paraíso (70 quilômetros) e de São Jorge (35 quilômetros), que recebem turistas o ano todo. Apesar da nossa cidade ter ficado alarmada com essa notícia, vejo que foi bom no sentido da conscientização dos nossos moradores, para que fiquem em suas casas. Esse período do ano é muito propício às gripes comuns, mas as pessoas só devem buscar atendimento médico caso sintam muita falta de ar, que é o sintoma mais grave para suspeita da Covid-19”, afirmou a secretária de Saúde de Colinas, em entrevista exclusiva ao Excelência Notícias no início da tarde desta quinta-feira (19). Um dia antes – na quarta-feira/18 – Synara havia divulgado nota oficial sobre o assunto.

A respeito do controle da doença, o Governo de Goiás determinou que todo caso suspeito de coronavírus – e atendido pela saúde pública ou privada – deve ser notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária (Cievs) ligado do Estado.

Para pacientes de Goiânia, a equipe de saúde responsável pelo atendimento deve comunicar o caso também ao Cievs da Secretaria Municipal de Goiânia. E, no interior, às vigilâncias epidemiológicas municipais. Tal ação auxilia no mapeamento e elaboração de ações para o controle da doença.

Imagem aérea de Colinas do Sul, onde Secretaria Municipal de Saúde atestou um caso suspeito de coronavírus [Foto: Reprodução/Site da Prefeitura de Colinas do Sul]

Veja também

Botão Voltar ao topo