Saúde

Executivo debate propostas de Niquelândia para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Evento organizado pela secretária municipal de Saúde, Nery Lelis, antecedeu discussões sobre "Democracia e Saúde" que serão travadas em julho, na capital federal: recursos para o SUS ainda são um grande entrave à melhoria dos serviços públicos no setor

Como etapa preparatória à 16ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em junho, em Brasília – a 5a Conferência Municipal da Saúde de Niquelândia foi realizada na Câmara Municipal  entre o final da manhã e durante toda a tarde da quarta-feira (13).

Atendendo exigência legal do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento foi organizado pelo Poder Executivo; pela Secretaria Municipal de Saúde; e pelo Conselho Municipal de Saúde da cidade do Norte do Estado.

Exigida pelo CNS no âmbito dos Estados e dos municípios, a conferência propõe a discussão em âmbito nacional do tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde/SUS”.

Em Niquelândia, o tema da 16ª Conferência Nacional da Saúde foi alvo de palestra proferida pela representante do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, Thalyta Samara Medeiros Souto Oliveira, residente em Uruaçu [Foto: Elaine Alves]
Em 2019, o CNS decidiu que a ação em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) ser resgatada de forma mais intensa, de tal forma que a conferência deste ano remete historicamente ao ano de 1986.

Há 32 anos, a 8ª Conferência Nacional de Saúde foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

À época, o encontro na capital federal fundamentou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Federal promulgada em 1988, em vigor até hoje.

PLENÁRIO LOTADO – Câmara Municipal de Niquelândia recebeu ótimo público às discussões locais sobre o SUS no contexto da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Em primeiro plano, na imagem, destaque às presenças da primeira-dama Juliana Campos e do vereador Jesus Ferreira França/PRB [Foto: Elaine Alves]
NERY COMENTA – De acordo com a secretária de Saúde de Niquelândia, Nery Lélis, para que o atendimento ao munícipe da cidade que depende do SUS possa ser ofertado, há a necessidade de um planejamento prévio das ações da pasta sob seu comando através de seguidas reuniões com os coordenadores das equipes locais; e também com a Regional de Saúde (RS) Serra da Mesa, em Uruaçu.

“Se a Saúde é um direito nosso, como diz o tema da conferência nacional deste ano, então temos que debater como as formas de garantir a consolidação desse direito; dessas políticas públicas; e também de que maneira poderemos trazer mais recursos para o SUS como um todo, de uma forma macro, dentro das propostas que discutimos aqui em Niquelândia nesta Etapa Municipal para que essas diretrizes cheguem ao Ministério da Saúde; e retornem para a nossa cidade em forma de novos investimentos na Saúde. As demandas aumentaram muito nos últimos anos e isso é um grande desafio. Por isso, em algumas vezes, é que não conseguimos atender de maneira imediata tudo o que precisaríamos atender pelo SUS, para a nossa população”, comentou a secretaria de Saúde.

No evento na sede do Poder Legislativo, além da própria Nery Lelis, destaque às presenças do vereador e presidente interino da casa de leis, Visconde Vieira de Castro (PSDC); da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Juliana Alves Campos; e da secretária de Governo, Geriana Joaquim da Silva, que representou o prefeito Fernando Carneiro (PSD).

Juliana Campos (primeira-dama de Niquelândia), Thalyta (a palestrante, representando o Cosems) e Nery Lelis (secretária de Saúde [Foto: Elaine Alves]

Veja também

Botão Voltar ao topo