Niquelândia

Sindicato Rural reafirma parceria de resultados com Sistema Faeg/Senar

Cirino Vicente ratificou apoio a José Mário Schreiner no 18º Dia de Campo

Pecuaristas leiteiros de várias cidades das regiões Norte e Vale do São Patrício estiveram na zona rural de Niquelândia entre a manhã e o início da tarde do sábado (7) quando o presidente do Sistema Faeg, José Mário Schneiner, comandou o 18º Dia de Campo Senar Mais Leite na Fazenda Nossa Senhora Aparecida.

Para tanto, Zé Mário contou com o amplo e irrestrito apoio do presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Cirino Vicente Ferreira; e do coordenador-geral da entidade, Paulo Helder Martins. O Sistema Faeg é a junção das atividades da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (a Faeg, propriamente dita) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

E foi justamente com esse importante respaldo técnico do Sistema Faeg que o proprietário da fazenda-sede do evento, Jeuvando Pereira Dias, praticamente dobrou sua produção diária de leite (de 175 para 330 litros/dia) com as mesmas 22 vacas que já possuía (das raças Jersolando, Girolando e mestiças) em janeiro de 2017, em seus 21 hectares de área destinados à pecuária leiteira.

Ainda de acordo com José Mário, um total de 30 propriedades de leite são atendidas em Niquelândia pelo Programa Senar Mais, que foi criado em 2009 após constatação de que mais de 80% dos produtores goianos não tinham acesso à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“Hoje, as mais modernas tecnologias do setor agropecuário do mundo não conseguem chegar nessas propriedades. Nesse exemplo do senhor Jeuvando, aqui em Niquelândia, não se trata apenas do aumento da produção diária de leite. Ele agora faz todas as anotações de seus custos e sabe exatamente os valores que ele está gerando – com manejo e higiene adequados – para saber o porquê está dando ração para uma vaca que não está produzindo tanto, por exemplo”, comentou José Mário.

Na entrevista ao Portal Excelência Notícias, José Mário destacou ainda que o Sistema Faeg e o Sindicato Rural de Niquelândia, já tendo Cirino como presidente, foram as primeiras entidades a abordar que a cidade precisava se preparar melhor à redução da dependência do minério de níquel da Votorantim Metais, cuja planta está paralisada desde 2016.

Segundo ele, tão logo o baque da paralisação da planta se instalou na cidade, Cirino ampliou as parcerias com o Sistema Faeg para estar recapacitando esses produtores que, embora muitos deles fossem originários de famílias do meio rural, tinham emprego formal na mineração. Com a extinção dos postos de trabalho da Votorantim, destacou ele, Niquelândia entrou em colapso econômico.

De acordo com José Mário, o Sistema Faeg foi a única instituição que efetivamente cumpriu todos os compromissos firmados para atenuar os reflexos da crise do minério na cidade, com a montagem de vários grupos de assistência técnica. Para José Mário, o atual quadro de instabilidade política em Niquelândia é desastroso para o município em função da precaríssima situação jurídico-eleitoral do prefeito Valdeto Ferreira (PSB).

A PALAVRA DO PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL –  “Muito ainda precisa ser feito em genética e em qualidade de produção leiteira para alcançarmos os melhores mercados. Nossa situação ainda não é melhor porque ainda vendemos o nosso leite para os ‘atravessadores’. Mas estamos trabalhando fortemente afim de montarmos nosso posto de leite para ofertamos a produção pela internet – agregando valor com melhores preços – diretamente ao comprador final. Por isso, sinto-me emocionado em poder falar do nosso Sindicato Rural e do Sistema Faeg/Senar porque estamos criando condições técnicas e renda para os nossos pequenos produtores. Você, José Mário, tem coragem e demonstrou isso para mim quando trouxe o Senar Mais para Niquelândia, para o melhoramento genético do nosso rebanho, em vez de levar esse programa para outro sindicato”, discursou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia. Ao final do pronunciamento, Cirino Vicente entregou uma placa de prata para José Mário Schreiner em homenagem pelo trabalho realizado pela Faeg/Senar na cidade.

GALERIA DE FOTOS

José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar, relata conquistas à pecuária leiteira em Goiás (Foto: Euclides Oliveira)
Cirino Vicente Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, discursa no Dia de Campo (Foto: Euclides Oliveira)
Participantes do 18° Dia de Campo receberam diversas capacitações no Dia de Campo em Niquelândia (Foto: Euclides Oliveira)
Entidades-parceiras do Sistema Faeg/Senar orientam pecuaristas no Dia de Campo (Foto: Euclides Oliveira)
Palestra do Sicoob, no Dia de Campo: oferta de linhas de crédito acessíveis aos pequenos produtores (Foto: Euclides Oliveira)
Guilherme, José Mário, os produtores Jesuvando e esposa (anfitriões) com Cirino e integrante da comitiva da Faeg (Foto: Euclides Oliveira)
José Mário recebeu placa de prata de Cirino ,prestigiado pela vereadora Irís Rincon, pelo ex-presidente Zoze Rosado; e pelo vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Ronaldo Fernandes
Caravanas de 10 cidades do Norte e Vale do São Patrício prestigiaram evento em apoio à cadeia produtiva do leite, em Niquelândia

    José Mário reafirma apoio a Caiado para o governo estadual

    Nas eleições de 2014, José Mário Schneiner disputou uma eleição pela primeira vez. Concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSD e obteve 71.832 votos sem conquistar a cadeira no Congresso Nacional, quando compunha a partidos da base apoio do agora ex-governador Marconi Perillo (PSDB): reeleito naquele ano para o quarto mandato, Marconi renunciou ao cargo na sexta-feira (6) para ser novamente candidato ao Senado, a exemplo do que ocorreu em 2006.

    Mas o então vice-governador e agora governador José Eliton Júnior (PSDB), que é pré-candidato a reeleição, não terá apoio de José Mário. Ele migrou para a oposição e agora compõe as fileiras do DEM para disputar novamente o cargo de deputado federal, ao lado do senador e também pré-candidato ao governo do Estado, Ronaldo Caiado (DEM).

    De acordo com José Mário, a entidade sob seu comando está preparando um estudo com as demandas do meio rural a serem apresentadas aos candidatos a governador, principalmente na melhoria das condições das rodovias não-pavimentadas de Goiás para o escoamento da produção de variados cultivos;  na melhoria do fornecimento de energia pois, embora a Celg tenha sido vendida para a Enel, o Estado ainda apresenta sérios problemas na qualidade do serviço; maior agilidade à concessão de licenciamentos ambientais que ‘se arrastam por quatro, cinco anos’, nas palavras dele, dentre outras medidas.

    “Marcharemos juntos com Ronaldo Caiado porque entendo eu que ele é a pessoa mais preparada para proporcionar os anseios que a população goiana espera e, acima de tudo, com expectativa de crescimento para que o Estado possa avançar e suprir as necessidades dos cidadãos que morem no campo ou na cidade, a partir de 2019”, afirmou o presidente da Faeg. (Euclides Oliveira)

    José Mário Schreiner, presidente da Faeg, discursa em Niquelândia:  pré-candidato a deputado federal com Caiado (Foto: Euclides Oliveira)

     

    Veja também

    Botão Voltar ao topo