UBS do Quebra-Linha é reinaugurada após reforma em Niquelândia: gestão passada descumpriu exigências do Cremego
Eduardo Moreira, prefeito da cidade do Norte do Estado, conseguiu autorização para que unidade voltasse a funcionar em 12 de fevereiro, após interdição em 31 de janeiro: Cremego notificou prefeitura em janeiro de 2023 e em julho de 2024, mas ‘rojão’ acabou estourando na mão da atual administração
A Prefeitura de Niquelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reinaugurou na manhã desta segunda-feira (24) a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Gonçalves Lopes, no Povoado Quebra-Linha.
Nos últimos nove meses, a Prefeitura executou uma ampla reforma, com investimento superior a R$ 61 mil, garantindo que a UBS fosse devolvida à comunidade em plenas condições de funcionamento.

A entrega foi comemorada pelos moradores que, ao longo do dia, receberam diversos atendimentos, incluindo exames e acompanhamentos preventivos.
A entrega foi marcada por um evento que contou com a presença do prefeito Eduardo Moreira (Novo), da secretária municipal de Saúde, Bruna Rodrigues, da secretária de Assistência Social, Cláudia Moreira, secretários municipais e dos vereadores Nilson Amado de Araújo (Progressistas), mais conhecido como Nilsinho Multi Eventos; Saulo Adorno (Solidariedade) e Deyvi Charlle Araújo Alves (Agir).

Na vistoria à época, foram identificadas infiltrações, fiação exposta, forro deteriorado, ausência de itens básicos como sabonete líquido e papel-toalha, além da falta do alvará do Corpo de Bombeiros e da inscrição junto ao próprio Cremego.

O prefeito Eduardo Moreira lembrou que o órgão já havia fiscalizado a unidade duas vezes na gestão anterior — em 09/01/2023 e 29/07/2024 — sem que qualquer providência fosse tomada.
Diante do cenário, a secretária Bruna Rodrigues assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assumindo o compromisso de regularizar todas as pendências.
“Para mim, ver essa UBS totalmente transformada e renovada, agora, é um momento de muita emoção, de muita alegria Trata-se de uma unidade muito importante para a comunidade do Povoado Quebra Linha”, afirmou a titular da pasta.
Após acompanhar todo o processo de adequação, o Cremego publicou o Auto de Desinterdição em 12 de fevereiro, liberando a reabertura da unidade para que a população do povoado não fosse prejudicada, durante a execução das melhorias.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cláudia Moreira, lembrou da frustração no início da gestão, quando a unidade teve de ser interditada, e celebrou o resultado da reestruturação.

SAÚDE É PRIORIDADE — Durante seu discurso, o prefeito Eduardo Moreira reforçou que a saúde é a prioridade número um de sua gestão.
Ele mencionou as dificuldades encontradas no início do governo e citou melhorias já implementadas, como a locação de uma ambulância UTI 24 horas e recentes investimentos no Hospital Municipal Santa Efigênia.
“O asfalto espera, os buracos aguardam. A saúde não espera. Fiquei muito triste quando a UBS foi interditada. Descobrimos que havia notificações há anos e nada foi feito. Hoje estamos entregando dignidade. Lençóis, travesseiros, estrutura adequada; isso é o mínimo que a população merece”, afirmou o chefe do Executivo niquelandense.

Antes, os atendimentos eram realizados apenas duas vezes por semana. A mudança, portanto, ampliará o acesso aos serviços de saúde e garantirá mais segurança e qualidade no atendimento à população de toda a região. [Com informações do site Niquelândia News]




