São João D’Aliança

Patrulha Maria da Penha da PM realiza 1ª Jornada de Valorização da Mulher em São João D’ Aliança

Iniciativa da Polícia Militar do município de 14 mil habitantes, localizado na Chapada dos Veadeiros, promove até o final do mês ações de conscientização para evitar que mulheres sejam vítimas de algum tipo de violência doméstica e/ou familiar, previstas na Lei Maria da Penha

Responsável pela Segurança Pública em municípios da região da Chapada dos Veadeiros, a 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (14ª CIPM) está realizando neste mês, no plenário da Câmara Municipal de São João D’ Aliança, uma extensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher celebrado na última sexta-feira (8).

Na cidade de 14 mil habitantes (IBGE/2022) a data é bastante valorizada pelo fato de duas mulheres ocuparem os cargos de prefeita e de vice-prefeita, algo bastante raro em Goiás e no restante do País.

Até o próximo dia 27, o município administrado pela prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL) terá uma série de ações dentro da 1ª Jornada de Valorização da Mulher, por iniciativa da Patrulha Maria da Penha da 14ª CIPM.

Esse serviço, disponibilizado pela Polícia Militar em quase todo o Estado, visa o atendimento voltado para mulheres que estão em condição de medida protetiva, por terem sofrido algum tipo de violência doméstica e/ou familiar, previstas na Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006.

A principal função da Patrulha Maria da Penha é monitorar as redondezas das residências das vítimas, de forma ostensiva e preventiva, visando o cumprimento da medida protetiva por parte do autor da violência.

Ou seja, em diversos casos o agressor não fica conformado com a denúncia e acaba descumprindo a lei, continuando a oferecer riscos para vítima.

“Nosso objetivo é enaltecer, valorizar e conscientizar a mulher sobre sua importância, direitos e serviços que tem a sua disposição em nosso município”, afirmou a cabo Eliene Simplício, que atua na PM há sete anos e atualmente responde pela Patrulha Maria da Penha em São João D’ Aliança.

A ação conta com apoio da Prefeitura Municipal de São João D’Aliança, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Formosa; e do polo local do Centro Universitário Internacional/Uninter.

Na programação desta quinta-feira (14), os responsáveis pelo evento se reuniram para fortalecer a divulgação no município, através das redes sociais, dos serviços disponíveis no município para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como para aquelas que necessitam de alguma ação mais efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A programação da 1ª Jornada de Valorização da Mulher de São João D’ Aliança terá sequência nos dias 21, 23, 25 e 27, sempre na sede do Poder Legislativo.

“A violência doméstica e familiar motiva diariamente crimes hediondos e graves violações de direitos humanos em nosso meio. Por isso, todas as mulheres da região da Chapada dos Veadeiros estão convidadas para participar do evento que busca, como um dos principais enfoques, contribuir com ações de prevenção e, consequentemente, estreitar o vínculo de confiança entre as vítimas dessa forma de agressão com os organismos de Segurança Pública e de Assistência Social local”, afirmou a comandante da Patrulha Maria da Penha em São João D’ Aliança.

PRESENÇAS – Além da Cabo Simplício e da prefeita Débora Domingues, o segundo encontro da 1ª Jornada de Valorização da Mulher realizado hoje no plenário da Câmara Municipal de São João D’ Aliança pela 14ª CIPM contou com a participação da vice-prefeita Cleonice Ferreira da Mota Reis (Cidadania), da secretária municipal de Assistência Social, Lilian Ferreira; da soldado Kamilla, da Patrulha Maria da Penha; e do presidente do Conseg, Mauro Ferreira da Costa, acompanhado pelos conselheiros Idomar Gonçalves Szervinsk e Mara Regina Dalnegro. [Com informações da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar/14ª CIBM – Alto Paraíso de Goiás/São João D’Aliança]

Soldado Kamilla e Cabo Simplício, lotadas na Patrulha Maria da Penha da PM em São João D’ Aliança: preocupação constante com as mulheres vítimas de violência doméstica na cidade [Foto: Divulgação/14ª CIPM]

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo