Cidades

Seis dicas infalíveis para organizar uma ceia de Natal simples

Consultor de gastronomia ensina qual é a quantidade correta de bebida e comida por pessoa: entenda

Na hora de organizar uma ceia de Natal simples, ou aquele banquete para muitos convidados, várias dúvidas pairam sobre quem vai receber os amigos e familiares sobre que servir no cardápio, a quantidade certa de comida, o que servir para beber? E as crianças precisam de um menu especial?

Para ninguém perder tempo e nem desperdiçar comida na noite deste domingo (24), véspera do Natal, garantindo assim praticidade na hora de organizar a ceia, o site Receitas Globo conversou com o consultor de gastronomia Gustavo Fonseca.

Ele destacou alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração por parte dos anfitriões. Veja quais são:

1 – MONTE UM CARDÁPIO – “Cada família terá suas particularidades e características”, lembra o especialista, que considera um contexto bem abrangente, pensando na cultura de ceia no Brasil, ao sugerir o cardápio que pode ser servido na ceia para agradar a todos:

– Até duas proteínas: peru, lombinho, bacalhau, pernil, etc.

– Até quatro acompanhamentos: arroz, farofa, salada, salpicão, quiche, empadão, etc.

– Até duas sobremesas, já contando as clássicas rabanadas.

2 – SIRVA COMIDA NATALINA PARA AS CRIANÇAS – “A não ser que exista alguma especificidade na alimentação, acredito que a comida de Natal seja uma ótima oportunidade de refeição para toda a família, sem distinções entre adultos e crianças”, destaca Gustavo.

3 – CALCULE A QUANTIDADE DE COMIDA POR PESSOA – Se o tipo de comida a ser servida sempre gera muita dúvida, a quantidade é o que mais deixa as pessoas com um ponto de interrogação na cabeça, mas a missão pode ser simples.

“Como o Natal é uma celebração onde tendemos a ser mais gulosos do que o usual, uma dica pode ser mensurar 400 a 450 gramas por adulto, já contando sobremesas. Para crianças de até oito anos, 200 gramas”, sugere Gustavo.

4 – OPTE POR BEBIDAS REFRESCANTES – “Como estamos numa época muito quente do ano, o ideal seria buscar as bebidas mais refrescantes e leves possíveis, seja no âmbito alcóolico ou não. Alguns exemplos de opções seriam vinho branco e espumantes, um clericot ou uma sangria para utilizar frutas também. Para opções sem álcool, os sucos e águas saborizadas caem bem”, indica o consultor.

5 – CALCULE TAMBÉM A QUANTIDADE DE BEBIDAS – O consultor de gastronomia lista alguns exemplos de cálculo que podem ajudar numa ceia de aproximadamente 5 horas de duração:

Refrigerante, suco, água aromatizada e água: até 700 mililitros por pessoa;

Cerveja: até 3 latas por pessoa.

Whisky: 1 garrafa de 750 mililitros para cada 10 convidados.

Vinho branco: 1 garrafa de 750 mililitros para cada 6 convidados.

Vinho tinto: 1 garrafa de 750 mililitros para cada 8 convidados.

6 – EVITE DESPERDÍCIOS –  Sendo uma data comemorativa onde recebemos família e amigos, o desperdício acaba se tornando um convidado indesejado muitas vezes.

“Calcular bem a quantidade de comida e bebida por convidado é sempre uma ótima opção, mas vale também priorizar receitas que possam ser reaproveitadas no famoso enterro dos ossos nos dias seguintes”, aconselha o profissional.

Gustavo avisa que receitas que aceitem bem congelamento para consumo posterior podem ser ótimas aliadas.

“E vale sempre avisar para amigos e familiares levarem seus potinhos para levarem um pouco para suas casas, prática tão utilizada nas festas das famílias brasileiras, mas pouco lembrada no Natal”, frisa o consultor de gastronomia.

[Fonte: informações extraídas do site Receitas Globo/ Sonia Schneiders]

Veja também

Botão Voltar ao topo