Cidades

Figura natalina do Papai Noel reúne diversas curiosidades e lendas

Estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, fizeram a conta de qual seria o tempo e a velocidade do trenó do Papai Noel para que ele conseguisse entregar todos os presentes às crianças bem-comportadas ao redor do mundo

O “bom velhinho”, como é conhecido, é barrigudo, tem uma barba avantajada e veste-se de vermelho. No imaginário popular, a principal tese é de que o Papai Noel passa todo seu ano no Polo Norte.

Quando as datas festivas do Natal se aproximam, ele viaja pelo mundo de trenó com suas renas distribuindo presentes para as crianças comportadas.

MAS QUAL A ORIGEM DESSA HISTÓRIA? – Sua origem tradicional vem de um santo cristão, o São Nicolau de Mira, também conhecido como Nicolau Taumaturgo.

São Nicolau era um bispo cristão que viveu na região que corresponde, atualmente, à Turquia e ficou conhecido por sua generosidade.

Nicolau era bastante benevolente e, após a morte prematura dos membros de sua família, passou a distribuir presentes entre os pobres, sobretudo para as crianças órfãs.

INFLUÊNCIAS PAGÃS – O Papai Noel foi fortemente influenciado pelas tradições que cercam Odin, Deus nórdico. Várias são as semelhanças que equivalem entre as duas figuras históricas. Confira:

Suas comemorações ocorrem na mesma época, no final de dezembro, com o Papai Noel celebrando o Natal e Odin celebrando o Yule.

Ambas as festividades destacam a hospitalidade, a alegria e a troca de presentes.

Odin contava com anões e elfos como seus auxiliares, enquanto o Papai Noel recebe ajuda de duendes.

Ambos possuíam trenós, sendo o de Odin puxado por seu cavalo e o de Papai Papai Noel: imagem atual e influência da Coca-Cola

Em 1931, a Coca-Cola iniciou uma campanha de anúncios com o ilustrador Haddon Sundblom, retratando um Papai Noel saudável e realista. Sundblom se inspirou no poema “A Visit From St. Nicholas” (comumente chamado de “‘Twas the Night Before Christmas”), de 1822.

Embora a cor vermelha seja frequentemente associada à Coca-Cola, o casaco vermelho do Papai Noel já existia antes da campanha.

O vestuário foi resgatado pelo artista e logo foi associado com a empresa.

A versão final de Sundblom, concluída em 1964, tornou-se icônica e é valorizada como parte da coleção de arte da Coca-Cola, exibida globalmente.

VELOCIDADE NECESSÁRIA PARA PAPAI NOEL ENTREGAR OS PRESENTES – Estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, fizeram a conta de qual seria o tempo e a velocidade do trenó do Papai Noel para que ele conseguisse entregar todos os presentes ao redor do mundo.

Com uma velocidade média estimada em 5,6 milhões de km/h — 0,5% da velocidade da luz, ele conseguiria distribuir presentes para mais de 715 milhões de crianças.

Seriam necessárias 32 horas para conseguir completar essa tarefa.

CURIOSIDADES – Nos EUA, anualmente, o Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo (Norad) divulga informações oficiais e atualizadas sobre o trajeto do trenó do Papai Noel durante o Natal.

Os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar em número de cartas enviadas ao bom velhinho, ficando atrás do Canadá e da França, respectivamente.

A figura da Mamãe Noel foi introduzida apenas no século 19, graças à publicação de um conto de autoria de James Rees, que incluía a senhora natalina na história ao lado do bom velhinho.

COMO O PAPAI NOEL É CHAMADO EM OUTROS PAÍSES?

Alemanha – Kriss Kringle ou Weinachtsmann

China – Dun Che Lao Ren

Dinamarca –   Juliman

Espanha – Papá Noel

Estados Unidos e Canadá – Santa Claus

França – Père Noël

Holanda – Sinterklaas

Itália – Babbo Natale

Japão – Jizo

Polônia – Mikulas

Portugal – Pai Natal

Reino Unido – Father Christmas

Veja também

Botão Voltar ao topo