Alto Horizonte

Projeto Sesi de Gestão de Escolas Públicas de Alto Horizonte recebe visita de federações da indústria de oito Estados

Centro das atenções por bons resultados em apenas um ano de parceria, escola de Alto Horizonte deverá ser ampliada com infraestrutura que segue o padrão nacional Escola Sesi de Referência

Representantes de federações da indústria de oito Estados e do Departamento Nacional do Sesi estarão em Alto Horizonte na próxima segunda-feira (7) para conhecer in loco o Projeto Sesi de Gestão de Escolas Públicas.

É a segunda vez que o case de Alto Horizonte – experiência inédita no Sistema S, desenvolvida com sucesso em Goiás desde o ano passado – atrai atenção além-fronteiras do Estado.

Convidada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, a comitiva é integrada por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará, Alagoas, Pernambuco, Rondônia e Mato Grosso.

Em abril, o prefeito e a secretária de Educação de Viana (ES) Wanderson Bueno e Luzian dos Santos, respectivamente, estiveram em Alto Horizonte para conhecer de perto a experiência pioneira, na companhia do gerente executivo de Educação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Maximiliano Alves.

Alto Horizonte possui quase 6,8 mil habitantes, mas a cidade não conta com unidade própria da Rede Sesi e Senai.

Todavia, a cidade do Norte do Estado tornou-se centro das atenções quando o prefeito Luiz Borges da Cruz, o Cabo Borges (PSD), decidiu mudar o patamar da educação municipal.

Para tanto, o chefe do Executivo alto horizontino entregou ao Sesi Goiás (Serviço Social da Indústria), em 2022, a gestão administrativa e pedagógica do Colégio Municipal Professor Divino Bernardo Gomes, até então uma escola militar.

Os bons resultados despertaram outras administrações municipais e o projeto ganhou, em maio deste ano, adesão das cidades de Abadia de Goiás, Flores de Goiás, Pontalina e Sanclerlândia, com formalização de termo de parceria.

Segundo Borges, os números são surpreendentes com apenas um ano de implantação do projeto, de tal forma que sua gestão não teve dúvidas em apostar na ampliação da parceria.

Inicialmente, o Colégio Municipal Militarizado de Alto Horizonte contava com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, somando 718 estudantes.Hoje são mais de 1.000 alunos, distribuídos em 42 turmas.

Avaliações internas ainda preliminares mostram que, além do aumento do número de matrículas, houve melhoria do desempenho escolar, de acordo com a diretora Suelma Maidana.

A infraestrutura inicial disponibilizava 80 profissionais e 22 salas de aula, além de laboratório de informática e sala de cinema.

Em 2023, a parceria foi ampliada e a unidade passou a ofertar o ensino médio, que conta hoje com duas turmas desenvolvidas em parceria que inclui também o Senai, com a oferta dos cursos de mineração e automação.

O Sesi cuidou da seleção do quadro de colaboradores técnicos e docentes e colocou em andamento plano de investimento de melhoria da infraestrutura física, que tem previsão de mais R$ 1 milhão.

Dentro dos propósitos do processo de educação do Sesi, estão as missões de preparar profissionais para a indústria do futuro, contribuir para elevar a qualidade da educação básica da rede pública e diminuir o abismo tecnológico na educação entre o interior do Estado e a capital.

Nesse sentido, a unidade de Alto Horizonte incorporou desde o início a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) e os diferenciais pedagógicos da instituição da indústria.

Como em todas as unidades do Sesi, os estudantes contam com educação de matriz trilíngue, abrangendo português, inglês e programação de computadores como disciplinas, ao lado da robótica, acompanhamento psicológico, entre outras vantagens.

Ampliação em Alto Horizonte segue padrão Escola Sesi de Referência

Segundo a Diretoria de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, a parceria com a Prefeitura de Alto Horizonte prevê futura ampliação do Colégio Divino Bernardo Gomes, com mais 3 mil metros quadrados de área construída.

O desenvolvimento de projeto arquitetônico inclui dez salas de aula no padrão Escola Sesi de Referência (projeto de âmbito nacional), Sala Docente 4.0, laboratório de formação técnica, ambientes pedagógicos e auditório para 300 pessoas.

“Alto Horizonte é um polo importante no Estado, um município que tem recursos e muita vontade de fazer. Um exemplo é o que estamos fazendo com o Sesi e que está ganhando uma proporção muito grande”, disse o presidente da Fieg, Sandro Mabel, nesta terça-feira (1º).

A declaração de Mabel ocorreu na Casa da Indústria, em Goiânia, quando ele recepcionou o prefeito Luiz Borges.

  1. Também participaram da reunião o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas; o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, e o vereador de Alto Horizonte, Leonardo Costa Souto.

No Estado de Goiás, a previsão é de o Programa de Gestão de Escolas Públicas do Sesi alcançar, inicialmente, pelo menos 13 escolas.

Para Sandro Mabel, os alunos das escolas que vão aderir à iniciativa irão ter a qualidade de educação Sesi.

“Eles irão sair da sala de aula mais preparados para o mercado de trabalho e para profissões do futuro”, ressaltou o presidente da Fieg.

[Informações da Assessoria de Imprensa da Fieg em Goiânia, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo