Niquelândia

Hospital Santa Marta terá cirurgia por videolaparoscopia com vinda de novo médico-especialista

Guilherme Lamboglia fechou parceria com a direção do único hospital particular da cidade do Norte do Estado: técnica cirúrgica é pouco invasiva e garante recuperação mais rápida dos pacientes, segundo a diretora Cida Arruda

Fundado há 43 anos em Niquelândia pelo casal de médicos-pioneiros Luiz Gonzaga Arruda e Sônia Arruda, o Hospital Santa Marta anunciou, no início da noite da quarta-feira (26), a chegada do cirurgião-geral Guilherme Rivelli Lamboglia, de 31 anos.

Mensalmente, ele permanecerá 15 dias na cidade do Norte do Estado; e o mesmo período em Goiânia, onde reside atualmente.

De acordo com a diretora-administrativa da instituição particular de saúde, Maria Aparecida de Lima Arruda, o novo médico oferecerá cirurgias por videolaparoscopia, algo inédito no município.

O procedimento – considerado minimamente invasivo – é feito a partir da introdução de uma endocâmera no abdômen do paciente, o que lhe propicia vantagens no período pós-operatório.

“A cirurgia videolaparoscópica garante, ao paciente, melhor recuperação; menor tempo de convalescência; e melhor qualidade de vida após a intervenção, uma vez que a pessoa terá menos dor e poderá ter retorno mais rápido a seu trabalho. A resposta do trauma cirúrgico é melhor, pelo fato de que a incisão é menor”, explicou o cirurgião-geral, entrevistado com exclusividade, por telefone, pelo Portal Excelência Notícias.

CONSTANTES AVANÇOS – Hospital Santa Marta, na região central de Niquelândia, foi fundado há 43 anos e segue investindo em melhorias em suas instalações [Foto: Divulgação]
De acordo com Guilherme Lamboglia, os procedimentos por videolaparoscopia que ele realiza são todos aqueles possíveis na área de cirurgia geral como colecistectomia (retirada da vesícula biliar); polipectomia (retirada de pólipos do estômago ou intestino; e apendicectomia (retirada do apêndice inflamado, mesmo em situações de emergência), dentre outros.

O médico detalhou, ainda, que a cirurgia videolaparoscópica está bem difundida em procedimentos ginecológicos em mulheres, dada sua maior resolutividade em comparação com as ‘cirurgias abertas’ (tradicionais).

Dentre os casos em que a técnica pode ser aplicada, o cirurgião relacionou a oforoplastia (drenagem do cisto do ovário); a ooforectomia (retirada de um ou dos dois ovários, em casos de tratamento de câncer ou de endometriose); e a laqueadura (esterilização feminina, para mulheres que não desejam mais engravidar), por exemplo.

O cirurgião-geral Guilherme Lamboglia, em atividade em seu consultório em Goiânia [Foto: Divulgação]
A CARREIRA DO CIRURGIÃO – Nascido em São José do Rio Preto (SP), o médico que agora desenvolverá suas atividades em Niquelândia chegou a Goiás com apenas um ano de vida, ainda no colo dos pais.

Na capital paulista, graduou-se em 2013 em Medicina pela Universidade Brasil (UNIBRASIL). Depois, Guilherme Lamboglia fez vários cursos de curta duração no Hospital Santa Casa de São José dos Campos (SP).

No retorno a Goiás, atuou como médico no Hospital Municipal de Bonfinópolis (em 2014); trabalhou por dois anos no Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (CRER), em Goiânia (2014 a 2016); e também no Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Serranópolis (2014).

Entre 2016 e 2017, o cirurgião obteve o Título de Especialista em Medicina do Tráfego pela Faculdade Centro Sul do Paraná (FACSPAR, de São Mateus do Sul/PR).

Por último, entre março de 2018 e janeiro deste ano, Guilherme Lamboglia fez Especialização em Residência Médica pela Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande (ACSCRG) no município de mesmo nome, no interior do Rio Grande do Sul.

“Recebi proposta para ficar lá (em Rio Grande) como cirurgião-geral; e de traumatologia, por ser um local onde eu conhecia a dinâmica do serviço; e como tudo funcionava por lá. Mas, poder voltar para o seu Estado, uma vez graduado, para mim foi uma alegria imensa. Trabalhar para a população de Goiás é diferente”, afirmou.

NORTE GOIANO TEM POTENCIAL – No Norte do Estado, o cirurgião-geral também já atendeu no Hospital Santana, em Uruaçu.

Segundo Guilherme Lambóglia, sua decisão em atuar como médico no Norte de Goiás passou pelo exame de uma série de questões.

O cirurgião-geral enxerga que a região possui bastante potencial para seu crescimento profissional; e aponta que existe carência de profissionais qualificados em determinadas especialidades, não apenas em Uruaçu e em Niquelândia, mas em outras cidades do mesmo porte nos demais Estados do País.

“Vejo Niquelândia como ponto central de uma região, na qual esse serviço (a videolaparoscopia) – antes indisponível – agora passará a ser suprido, e preencherá uma lacuna importante para as necessidades da região. Será um benefício mútuo – para mim, enquanto profissional, que gosto muito de atuar como cirurgião-geral – e também para a população da cidade”, afirmou.

A partir do contato com outros profissionais da área da Saúde na região, recebeu um convite para conhecer as instalações do Hospital Santa Marta em Niquelândia – o que ocorreu no início do fevereiro – e disse ter se surpreendido positivamente

O cirurgião-geral disse que sua preferência é trabalhar em instituições de saúde que prezam pelo atendimento humanizado ao paciente, tendo isso como foco principal.

PORQUE TRABALHAR NO HOSPITAL SANTA MARTA? – “O Hospital Santa Marta tem notória qualificação técnica de seus serviços, o que garante atendimento de qualidade com segurança aos seus pacientes. Percebi que houve um investimento muito grande na unidade, para que isso fosse alcançado. Quando um hospital do interior nos dá essa segurança, o trabalho beneficia principalmente o paciente, pois todas as medidas são tomadas para ele não correr riscos. Por isso, agradeço o convite da Cida Arruda e do seu esposo, o doutor Gustavo Arruda, que administram essa estrutura. Quero deixar, aqui, um legado interessante da minha carreira como médico”, detalhou o cirurgião-geral.

No presente momento, o Hospital Santa Marta está finalizando as obras de reforma do futuro “Centro Cirúrgico Dr. Luiz Gonzaga Arruda”, em homenagem ao patriarca-fundador. A data de reinauguração ainda não foi marcada [Com informações de Jaldene Nunes].

AVALIAÇÃO – “O Hospital Santa Marta tem notória qualificação técnica de seus serviços, o que garante atendimento de qualidade e com segurança aos seus pacientes”, afirmou o cirurgião Guilherme Lamboglia [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo