Mara Rosa

Caiado e Hochschild Mining anunciam, em Mara Rosa, início das obras da mineradora no Norte do Estado

Governador entregou, no evento, a Licença de Instalação da Mina de Posse para exploração de minério de ouro durante 10 anos: serão gerados 2 mil empregos diretos e indiretos pela multinacional peruana

Na presença do governador Ronaldo Caiado (União BR), executivos da Hochschild Mining estiveram em Mara Rosa entre a manhã e a tarde da última quinta-feira (28) para deflagrar o início das obras da planta para extração e beneficiamento de ouro na cidade do Norte do Estado, com investimento de R$ 900 milhões.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental, seguida pelo descerramento da placa comemorativa à data histórica, ocorreu no terreno que abrigará a Mina de Posse às margens da rodovia GO-239, na saída para Amaralina.

Edson Dal Moro, Eduardo Hochschild, Caiado e Rômulo Acúrio, embaixador do Peru no Brasil [Foto: Excelência Notícias]
Na fase de obras, a expectativa é para a criação de 1.350 empregos diretos; e outros 810 na etapa de operação propriamente dita.

Na oportunidade, Caiado surpreendeu o público presente com a entrega da Licença de Instalação (LI) concedida pela secretária estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, à futura operação da multinacional de origem peruana. A titular da pasta também esteve em Mara Rosa.

A secretária Andréa Vulcanis, do Meio Ambiente, destacou a segurança do Projeto Mara Rosa em relação às questões técnicas da pasta sob sua gestão [Foto: Excelência Notícias]
“Aquilo que em outros Estados demora seis anos, a Hoschschild recebe neste momento para começar a obra ainda hoje. Vocês terão total parceria do Governo de Goiás para gerar desenvolvimento e qualidade de vida para essa região”, afirmou Caiado.

Em seu pronunciamento, o governador disse que a meta da gestão é que o Estado se torne referência em mineração a partir deste novo investimento em Mara Rosa, somando-se às cidades de Alto Horizonte, Minaçu e Niquelândia e outros municípios da região onde essa atividade econômica já é bastante presente.

CONVICTO – “Tenho certeza de que este projeto terá um alto padrão de excelência, pelo nome que a Hochschild tem”, disse Caiado [Foto: Excelência Notícias]
“Além de receber novas empresas da área, o Governo de Goiás desenvolve o Plano Goiano de Mineração, que já conta com R$ 700 mil em recursos federais da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Temos várias minas a serem exploradas e o governo estadual pode oferecer segurança para as empresas, qualificação de mão de obra e toda a infraestrutura necessária”, disse o secretário de Indústria e Comércio (SIC), Joel Sant’Anna Braga.

O secretario Joel Sant’Anna Braga, em seu discurso em Mara Rosa, evidenciou atenção da pasta de Indústria e Comércio ao setor de mineração em Goiás [Foto: Excelência Notícias]
HISTÓRICO – Como se sabe, o Projeto Mara Rosa pertencia à antiga Amarillo Gold e foi recém-adquirido pela Hochschild, que possui ações listadas na Bolsa de Valores de Londres.

A previsão de início da produção comercial deve ocorrer daqui a dois anos. Sendo assim, a partir de 2024, a atividade mineradora terá 10 anos de vida útil (estimativa inicial) e será realizada a céu aberto (open pit) sem uma barragem de rejeitos, com foco em sustentabilidade ambiental.

Com grande potencial de expansão, o empreendimento deve produzir 102 mil onças de ouro nos quatro primeiros anos de operação; e outras 80 mil nos anos subsequentes.

ARRECADAÇÃO VAI CRESCER – “Com o início da produção comercial da Hochschild, aqui em Mara Rosa,  todo o Estado de Goiás será beneficiado com a geração de impostos e fomento à economia”, afirmou o governador [Foto: Excelência Notícias]

Para o prefeito de Mara Rosa, Flávio Moura (PDT), há uma grande expectativa de que a chegada da mineradora assegure benefícios para a população de cerca de 12 mil habitantes da cidade.

“Goiás está se desenvolvendo e crescendo e, mesmo com tantas dificuldades, estamos vendo as coisas acontecerem”, disse o chefe do Executivo municipal sobre a gestão de Caiado à frente do Estado.

Flávio Moura, prefeito de Mara Rosa, disse que a cidade de 12 mil habitantes espera ansiosa pelo início das operações da Hochschild Minning [Foto: Excelência Notícias]
HOCHSCHILD QUER MARA ROSA COMO PROJETO-MODELO PARA OUTRAS EMPRESAS DO SETOR

O presidente do Conselho de Administração da mineradora, Eduardo Hochschild – que veio diretamente do Peru para o evento – afirmou que sua empresa tem orgulho de participar do desenvolvimento mineral de um país como o Brasil, dado o vasto histórico de trabalho e inovação em mineração realizado em solo nacional.

“Na Hochschild Mining, temos o compromisso de fazer do projeto Mara Rosa um modelo para outras companhias, sempre com responsabilidade e compromisso social. Estamos felizes por estar no Brasil e confiamos que este será o primeiro de grandes anúncios que faremos nos próximos anos”, comentou o executivo.

DO PERU PARA O NORTE GOIANO – Eduardo Hochschild, presidente do Conselho de Administração da mineradora que empresa seu sobrenome: satisfação pelo início das obras em Mara Rosa [Foto: Excelência Notícias]

De acordo com Ignácio Bustamante, CEO da Hochschild Mining, a mineradora pretende contar com empresas e trabalhadores de Mara Rosa e cidades próximas, ao preenchimento das oportunidades de prestação de serviços e de vagas de emprego nas etapas de implantação da Mina de Posse.

“Queremos que todos cresçam conosco. Daremos aos jovens a oportunidade de seu primeiro emprego, capacitaremos os funcionários para assumir novas funções e incentivaremos todos aqueles que queiram participar do nosso projeto, independentemente de sexo, idade, origem ou condição física”, afirmou o executivo.

Ignácio Bustamante, CEO da Hochschild Mining, quer priorizar contratação de mão-de-obra de trabalhadores de Mara Rosa e região, bem como fornecedores e empresas terceirizadas [Foto: Excelência Notícias]
Por sua vez, o country manager da Hochschild no Brasil, Edson Del Moro informou que este será um passo importante, também, em relação à sustentabilidade e proteção ambiental, por meio de um sistema de filtragem e empilhamento a seco de resíduos.

“Dessa maneira, ao passo que eliminamos os riscos de uma barragem, ao mesmo tempo reaproveitamos 85% da água, que retorna ao processo produtivo em um circuito fechado, garantindo mais segurança e proteção à comunidade e ao meio ambiente. Estamos orgulhosos em mostrar que nós somos mais do que uma empresa de mineração, e queremos deixar nossa marca em Mara Rosa”, explicou Del Moro.

Edson Del Moro, CEO da Hochschild no Brasil, recebeu a imprensa de Uruaçu e de Niquelândia para uma entrevista coletiva, antes do início do evento em Mara Rosa [Foto: Excelência Notícias]
QUEM FOI – Também participaram do lançamento em Mara Rosa o embaixador do Peru no Brasil, Rômulo Acúrio; o senador Luiz do Carmo; os deputados estaduais Talles Barreto e Cairo Salim; o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) Márcio Pereira; os prefeitos de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz (PSD); de Amaralina, Dásio Marques (PDT); de Campinorte, Cleomar Martins de Araújo (PSL); de Campinaçu, Douglas Ribeiro de Faria (PL); e de Estrela do Norte, Edmar de Assis Silva (MDB); bem como autoridades e representantes de várias entidades do setor de mineração; executivos peruanos e locais da Hochschild; fornecedores e funcionários da empresa peruana.

[Com informações das assessorias de imprensa do Governo de Goiás e da Hochschild Mining, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Caiado e executivos da Hochschild Minning, na presença de outras autoridades, descerraram a placa inaugural do lançamento da pedra fundamental da Mina de Posse em Mara Rosa: operação começa em 2024 [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo