Barro Alto

No 10º ano de operação em Barro Alto, Anglo American promove exposição arqueológica no 63º aniversário da cidade

Programa de Educação Patrimonial da multinacional organizou a mostra, que será realizada a partir desta segunda-feira/8 até a sexta-feira/12 num salão de festas do município

Em comemoração ao 63º aniversário de Barro Alto, a Anglo American realiza, a partir desta segunda-feira (8), a exposição “Processo de Ocupação e os Sítios Arqueológicos na Região de Barro Alto”

Desenvolvida pelo Programa de Educação Patrimonial da multinacional de origem inglesa, a mostra vai ficar aberta a todos os públicos no Salão de Festa Regiane Fernandes, na Rua Dom Bosco, até a próxima sexta-feira/12.

O objetivo será possibilitar à comunidade uma compreensão sobre processo histórico na qual o município está inserido, bem como a ocupação do espaço, as práticas do passado e as suas influências com o presente.

A exposição irá trazer uma contextualização da ocupação humana, desde o período pré-colonial, com artefatos encontrados em estudos arqueológicos na região.

De acordo com a engenheira de Meio Ambiente da Anglo American, Lorena Lopes, fazer parte das comunidades significa muito mais do que a mera inserção da mineradora nos locais onde a empresa está inserida territorialmente.

Essa ação reforça o compromisso que a gente tem em vivenciar, orgulhosamente, as histórias e os costumes das regiões que nos acolhem, atuando como agentes de transformação na preservação, ressignificação e popularização do patrimônio natural, histórico e cultural”, ressaltou Lorena.

A mostra vai ficar aberta nos seguintes horários:

  • Dia 08/11 – de 10h às 12h; e de 13h30 às 17h.
  • Dia 09/11 – de 08h às 12h; e de 13h30 às 17h.
  • Dia 10/11 – de 13h30 às 20h.
  • Dia 11/11 – de 08h às 12h; e de 13h30 às 17h.
  • Dia 12/11 – de 08h às 12h; e de 13h30 às 17h.

EXPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES – Dentro do espaço, estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Barro Alto também irão expor fotos antigas da cidade e contar histórias das escolas da região, com foco nos personagens que nomeiam cada instituição, a saber:

  • Escola Municipal Dona Maria Divina da Silva
  • Colégio Estadual Guaraciaba Augusta da Silva
  • Escola Municipal Rodrigo Aparecido de Jesus
  • Escola Municipal Olavo Bilac
  • Escola Municipal João Policarpo da Costa
  • Escola Municipal Dona Quininha
  • Escola Municipal Professora Maria Siqueira Pinto

ANGLO AMERICAN EM BARRO ALTO – A Anglo American se orgulha de fazer parte da história de Barro Alto.

Este ano, a empresa vai comemorar 10 anos de operação no município, onde produz ferro-níquel desde 6 de dezembro de 2011.

Durante a sua implantação, a Anglo American investiu um total de U$ 1,9 bilhão no projeto.

A planta industrial de Barro Alto, que atualmente conta com cerca de 900 profissionais diretos e mais de 2.300 empregados indiretos, contribui positivamente para os resultados da mineradora.

Hoje, a Unidade de Negócio Níquel, que também inclui uma planta em Niquelândia, tem capacidade de produção na ordem de 44 mil toneladas de ferro-níquel por ano.

Desde o início do projeto em Barro Alto, em 2006, os principais investimentos da Anglo American foram na infraestrutura básica do município, como apoio a escolas e unidades de saúde, programas de treinamento para professores e cursos profissionalizantes, e também parcerias com ONGs.

Entre os projetos fomentados estão a melhoria da produção de produtos regionais, como leite e mel, as ações de conscientização sobre o patrimônio cultural da região, as iniciativas educacionais sobre biodiversidade, a inclusão de jovens, adultos e idosos pela música e pelo esporte, além da promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Com o início da pandemia, em março de 2020, a empresa também realizou diversas doações de itens hospitalares e cestas básicas ao município, como medida de apoio no enfrentamento à COVID-19 e seus efeitos.

[Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Veja também

Botão Voltar ao topo