COVID-19

Vacinação da Covid-19 em Goiás começa no final da tarde em Anápolis, anuncia Caiado em São Paulo

Governador esteve em evento em Guarulhos/SP com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello: Estado recebeu 87.172 doses da Coronavac na manhã desta segunda/18

Ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, o governador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu nesta segunda-feira (18) as primeiras doses da vacina Coronavac contra Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan/SP.

Durante solenidade realizada no depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), Caiado  garantiu que a imunização no Estado começa ainda hoje, a partir das 17 horas com prioridade para os idosos e toda equipe que está à frente na luta contra a doença.

Caiado ainda informou que a vacinação começa por Anápolis, em retribuição ao gesto da população e da prefeitura, que recepcionaram os brasileiros que estavam em Wuhan, ano passado, no início da pandemia.

“Ninguém os aceitava. Por isso, Anápolis tem que ser também homenageada para mostrar uma retribuição ao que o povo fez”, disse Caiado.

Goiânia também foi incluída na lista dos municípios que começam a campanha de imunização.

Como se sabe, neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas das Universidade de Oxford e AstraZeneca e a da Coronavac,

Segundo o governo federal, serão 6 milhões de doses iniciais, quantidade que beneficiará 3 milhões de brasileiros.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para os goianos, 7% do total de doses adquiridas nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), mantendo a proporcionalidade em relação às outras unidades federativas.

Nesta primeira etapa, o Estado vai receber 87.172 doses do imunizante.

Caiado em SP com o secretário Ismael Alexandrino [Saúde] no ato oficial do Ministério da Saúde entregando 87 mil vacinas contra a Covid-19 para Goiás [Foto: Divulgação]
De acordo com o governo federal, elas devem ser divididas da seguinte forma: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (8.828); pessoas com deficiência institucionalizadas (475); população indígena vivendo em terras indígenas (320); e trabalhadores de saúde (77.549).

Ainda hoje, mais de 1 milhão de kits de seringas e agulhas serão entregues aos 246 municípios goianos.

O material adquirido pelo Estado começou a ser encaminhado na sexta-feira (15/01). Segundo o titular da SES, Ismael Alexandrino, outras distribuições serão realizadas no decorrer da campanha de vacinação.

O Governo de Goiás realizou a compra de mais 2,5 milhões de seringas e agulhas, que, somadas ao estoque de mais 1,3 milhão de kits, é suficiente para vacinar cerca da metade da população goiana.

Ao final do evento, conforme vídeo postado abaixo, Caiado cumprimentou os governadores de outros Estados presentes à cerimônia, bem como o ministro Eduardo Pazuello. [Informações da Secretaria Estadual de Comunicação/SECOM – GO, com adaptações do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo