Niquelândia/Muquém

Romaria do Muquém 2021 será apenas online por recomendação do Ministério Público de Niquelândia

Orientação foi feita pelo promotor de Justiça Pedro Alves Simões, titular da 1ª Promotoria de Niquelândia, diante da permanência da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19

Em atendimento à recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, em Niquelândia, acontecerá apenas por meio virtual em 2021.

A orientação para a realização do evento religioso de forma remota foi feita pelo promotor de Justiça Pedro Alves Simões, titular da 1ª Promotoria de Niquelândia, diante da permanência da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19.

Em reunião na última quarta-feira (21) o reitor do Santuário de Muquém, padre Aldemir Franzim, informou ao promotor de Justiça que acatará a recomendação.

O evento religioso ocorre anualmente entre 5 e 15 de agosto e atrai em média 500 mil fiéis, que se dirigem até o Santuário de Muquém em devoção à Nossa Senhora da Abadia, num ritual de mais de 270 anos.

Além da programação religiosa, o período é marcado por festividades no Povoado do Muquém, com participação tanto da população local quanto de visitantes.

Assim, em virtude do elevado risco de aglomeração, o promotor de Justiça expediu a recomendação, orientando que as celebrações relacionadas à romaria ocorressem apenas por meio virtual, com a participação remota dos fiéis.

Conforme ficou acertado na reunião, os portões do Santuário de Muquém serão mantidos fechados e as celebrações ocorrerão unicamente por meio virtual, com transmissão pela internet.

Foi firmado o compromisso de divulgação da romaria virtual pelos veículos de comunicação, visando evitar o fluxo de fiéis em direção ao Muquém.

O promotor de Justiça também recomendou ao prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro (PSD) que tome providências – no exercício do poder de polícia – para coibir aglomerações a partir dos limites do município, com o auxílio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária, orientando a população a participar das celebrações on-line.

[Informações da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo