COVID-19Goianésia

URGENTE: Número de infectados pelo novo coronavírus em Goianésia sobe de 8 para 13 em apenas três dias

No município de 70 mil habitantes, poucas informações são disponibilizadas à imprensa local sobre o enfrentamento da doença: administração do prefeito Renato de Castro (MDB) não confirma e não desmente que esteja ocorrendo transmissão comunitária na cidade

Boletim Epidemiológico emitido às 17 horas deste sábado (11), pela Secretaria Municipal de Saúde de Goianésia, atesta que a cidade administrada pelo prefeito Renato de Castro (MDB) agora contabiliza 13 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

O município segue na dianteira da triste estatística da incidência da doença em Goiás, na comparação proporcional entre o número de doentes com a quantidade de habitantes locais.

Houve acréscimo de 5 novos casos num período apenas três dias: o penúltimo boletim – emitido às 17 horas da quarta-feira (8) – atestava 8 casos de Covid-19 na cidade de 70 mil habitantes, que dista 170 quilômetros de Goiânia e 150 de Niquelândia.

No entanto, as autoridades sanitárias da próspera “Princesinha do Vale” continuam na contramão do que se espera como “transparência” enquanto Poder Executivo, no enfrentamento ao avanço da doença.

De forma reiterada e contínua, o secretário de Saúde Hisham Hamida; o diretor da Vigilância Epidemiológica de Goianésia, José Teles Pacheco; e o próprio Renato de Castro; seguem sem elencar, à imprensa goianesiense, dados relevantes à elaboração de reportagens ao esclarecimento da população local.

Dessa forma, não são informados a idade e sexo dos pacientes; se o (a) infectado (a) possuía – ou não – algum tipo de doença pré-existente (como diabetes e/ou problemas cardíacos); se a contaminação ocorreu em decorrência de viagens dessas pessoas para outras cidades/países; ou mesmo nos limites do próprio município, o que supostamente indicaria um quadro de transmissão comunitária de Covid-19 em Goianésia.

Essa forma de contaminação – oficializada em todo o País pelo Ministério da Saúde – é aquela em que não é mais possível localizar a origem da infecção.

ENTREVISTA À TV ANHANGUERA – No início da tarde deste sábado (11) – horas antes do anúncio do 13º caso de Covid-19 em nível local – Renato de Castro deu uma entrevista pela internet ao vivo à TV Anhanguera (afiliada da Globo, em Goiânia) onde fez afirmações genéricas sobre o cuidado necessário com a higienização das mãos; sobre as dificuldades do comércio local com o isolamento social determinado pelo governador Ronaldo Caiado/DEM; e sobre o decreto municipal que obriga o uso de máscaras na cidade, na próxima segunda-feira (13).

Renato informou a compra de 15 mil máscaras descartáveis aos profissionais da Saúde; reforço na aquisição de demais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual; afirmou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se tornou unidade de referência ao atendimento/isolamento aos casos comprovados; citou a viabilização de uma Unidade de Triagem vizinha à UPA para receber pacientes com algum sintoma que indique coronavírus (bem como a coleta de amostras para envio ao Lacen); reforço nas equipes de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas (que receberam treinamento); criação de um Comitê de Enfrentamento Técnico; e a instalação de barreiras sanitárias nas entradas de Goianésia.

OMISSÕES – Não houve, da parte do prefeito Renato de Castro, a menção de outras eventuais estratégias da Saúde local para o enfrentamento do problema como, por exemplo, uma lavagem para desinfecção das principais ruas; pontos de aglomeração de pessoas; dos locais por onde eventualmente passaram os cinco novos pacientes de coronavírus em Goianésia; e os cuidados que estariam sendo tomados com amigos e/ou familiares que tiveram contato direto com os infectados por Covid-19 na cidade.

Dessa feita, descontentes com a postura da prefeitura do município, jornalistas/radialistas locais criaram um grupo no WhatsApp denominado Imprensa de Goianésia, onde cobram informações suficientemente relevantes das autoridades locais sobre o delicado tema, de interesse público.

Houve, inclusive, uma coletiva de imprensa com o prefeito Renato de Castro na recepção do Paço Municipal – que teria sido infrutífera – de acordo com as mensagens trocadas pelo comunicadores goianesienses no grupo virtual criado para tentar melhorar a relação jornalística com o Executivo daquela localidade, no que diz respeito ao novo coronavírus.

CIDADE QUE CRESCE – Curva de crescimento do novo coronavírus em Goianésia está em ascensão, de maneira paradoxal em relação ao slogan da administração do prefeito Renato de Castro [Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa/Goianésia]
SITUAÇÃO DE GOIANÉSIA PREOCUPA NIQUELÂNDIA – Nessa semana, o Portal Excelência Notícias – com sede na cidade do Norte do Estado – foi inserido no grupo da imprensa de Goianésia para intensificar a cobertura jornalística acerca da rápida proliferação do novo coronavírus na “Princesinha do Vale”.

Como se sabe, o avanço da contaminação por Covid-19 em Goianésia trouxe enorme preocupação aos moradores de Niquelândia: nos últimos anos, inúmeros niquelandenses deixaram sua terra natal para residir em Goianésia – na busca de melhores oportunidades de emprego – após a paralisação das atividades da Votorantim Metais.

Veja também

Botão Voltar ao topo