COVID-19

Bancária infectada por coronavírus em Goianésia não deu expediente em Niquelândia, garante Secretaria de Saúde

Boatos nas redes sociais, ao longo desta terça-feira/7, davam conta da informação falsa: mas Cida Gomes, que responde pela Saúde em Niquelândia, está preocupada com os cinco casos confirmados em Goianésia pela distância pequena entre as duas cidades

Durante toda esta terça-feira (7), em grupo de Whats App, circulou a “notícia” de que uma funcionária de uma agência bancária de Goianésia – das duas que testaram positivo para Covid-19, elevando para cinco os casos confirmados na cidade de 70 mil habitantes – teria dado expediente na unidade da mesma instituição financeira em Niquelândia, na Avenida Brasil.

Em Goianésia, a agência onde as duas bancárias trabalham foi fechada por tempo indeterminado; e os demais funcionários foram colocados em quarentena.

Por volta das 21h20, o Portal Excelência Notícias conversou com a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Gomes. Ela procurou tranquilizar os niquelandenses, afirmando de forma categórica que a informação sobre a presença da bancária em Niquelândia não procede.

Segundo Cida Gomes, os boatos sobre a existência de casos positivos de coronavírus estão crescendo a cada dia na cidade do Norte do Estado, dada a justificada preocupação da população pela proximidade com Goianésia, distante apenas 150 quilômetros de Niquelândia.

Porém, como a ‘fakenews’ envolvendo a bancária ganhou grandes proporções, a Secretaria Municipal de Saúde foi atrás de explicações do banco, em Niquelândia.

GERENTE DO BANCO FOI PROCURADO – “A Vigilância Epidemiológica conversou com o gerente do banco [o Portal Excelência Notícias não citará o nome da instituição], que afirmou desconhecer essa pessoa [a funcionária da unidade de Goianésia]. Inclusive, ele [o gerente] nos deixou bem claro que jamais deixaria uma funcionária contaminada ou com suspeita de coronavírus trabalhando aqui em Niquelândia, o que poderia trazer riscos à própria saúde dele [o gerente] e da população em geral. Nesse banco de Niquelândia, segundo o gerente, não existe nenhuma funcionária de Goianésia trabalhando ou que tenha trabalhado aqui”, afirmou Cida Gomes.

A secretária de Saúde disse, ainda, que conversou por telefone com seu colega de pasta em Goianésia, Hisham Mohamad Hamida, sobre a eventual presença da bancária em Niquelândia, mesmo infectada pelo Covid-19

Segundo ela, o secretário de Saúde goianesiense afirmou que dois pacientes dos casos positivos na cidade do Vale do São Patrício já foram curados; e que três estão sendo monitorados pela Prefeitura de Goianésia.

“Ele [Hisham Hamida] me disse que a Secretaria de Saúde de Goianésia jamais deixaria algum paciente contaminado sair do município; e que se um deles resolvesse vir aqui para Niquelândia, ele próprio nos comunicaria. Isso é um protocolo obrigatório entre secretários, para eventual acompanhamento de um paciente [de Covid-19] de outro município”, afirmou Cida Gomes.

MORADORES DE GOIANÉSIA SERÃO BARRADOS – De acordo com a Secretária de Saúde de Niquelândia, as equipes de plantão na barreira sanitária na entrada da cidade pela rodovia BR-414 receberam reforço nas orientações, diante do aumento do número de casos de coronavírus em Goianésia

A ordem é para que todos os moradores de Goianésia – mesmo que tenham pais ou demais parentes residindo em Niquelândia – sejam barrados e mandados de volta à cidade de origem. A regra é a mesma para quem vem de Brasília ou de outras cidades: comprovação de residência fixa em Niquelândia, através de contas de água, de energia ou escritura do imóvel.

Veja também

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo