Niquelândia

Advogado com história de superação pessoal, Leandro Pereira da Silva assume presidência da OAB em grande estilo

Evento de congraçamento marcou posse e diplomação do jovem advogado ao cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade do Norte do Estado; dos outros quatro advogados que formam a diretoria com ele; e dos advogados-presidentes das comissões temáticas: vice-presidente da OAB Goiás, Thales Jayme prestigiou o evento e entregou os diplomas em Niquelândia

Com apenas 35 anos e dono de uma carreira profissional em plena ascensão, o jovem advogado Leandro Pereira da Silva realizou grandiosa recepção seguida de coquetel na noite da sexta-feira (22) num salão de eventos de Niquelândia, para marcar sua diplomação como presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade do Norte do Estado.

Além dele, também foram diplomados, em seus respectivos cargos, os advogados Geraldo Antonio Soares Filho (vice-presidente); Miriam Pereira Araújo (secretária-geral); Kelly Cristina Moreira (secretária-geral adjunta); e Paulo Emílio Curado Taveira (tesoureiro).

A NOVA DIRETORIA DA OAB EM NIQUELÂNDIA – Da esquerda para a direita, tomaram posse em seus cargos na última sexta-feira/22 os advogados Geraldo Júnior (vice-presidente), Miriam Araújo (secretaria-geral), Leandro Pereira (presidente), Kelly Moreira (secretaria-adjunta) e Paulo Taveira (tesoureiro) [Foto: Euclides Oliveira]
Os quatro foram eleitos juntamente com Leandro no final do ano passado para integrar a diretoria da entidade classista para um mandato de três anos no triênio 2019-2021.

Com tantas mudanças de rostos no comando da OAB em Niquelândia, o evento também representou importante ruptura na sequência de vários mandatos de veteranos advogados à frente da entidade classista na cidade, nos últimos anos.

SECRETÁRIA-ADJUNTA – A advogada Kelly Cristina Moreira foi diplomada na composição da diretoria da OAB em Niquelândia pelo vice-presidente estadual da entidade, Thales Jayme [Foto: Euclides Oliveira]
ANSEIOS EM COMUM – “Existem várias demandas em Niquelândia que a OAB precisa participar, mas nossa entidade esteve um pouco ausente de muitas questões. Então, nessa busca de participação efetiva, formamos essa chapa do qual tive muito orgulho de participar, até porque o doutor Leandro foi meu colega no tempo da faculdade. Estudamos juntos, formamos juntos e pegamos o diploma juntos. Temos uma caminhada e uma trajetória juntos e, para mim, estar nessa diretoria é motivo de muito orgulho”, afirmou a advogada Kelly Moreira.

Como se sabe, Leandro compôs a base de apoio à reeleição vitoriosa do advogado Lúcio Flávio Siqueira de Paiva à presidência da OAB em Goiás, fato esse que lhe deu condições à disputa local.

SECRETÁRIA-GERAL – A advogada Mirian Araújo foi diplomada para a função na OAB Niquelândia pelo vice-presidente estadual, Thales Jayme [Foto: Euclides Oliveira]
No evento no último final de semana, Lúcio Flávio esteve representado em Niquelândia pelo vice-presidente estadual da entidade Thales José Jayme.

Na entrevista ao Portal Excelência Notícias, Thales disse que, há três anos, quando ambos assumiram a OAB estadual pela primeira vez, a entidade possuía R$ 23 milhões em dívidas. A situação dificultava, de início, um bom atendimento às 53 subseções da OAB em todo o Estado desde Itumbiara até Porangatu.

TESOUREIRO – O advogado Paulo Taveira foi diplomado para a função na OAB de Niquelândia pelo vice-presidente estadual da entidade, Thales Jayme [Foto: Euclides Oliveira]
Thales Jayme afirmou, ainda, que Leandro Pereira da Silva é um profissional aguerrido que demonstra bastante interesse em acertar à frente da presidência da subseção local da OAB.

RESPALDO – “Niquelândia tem um histórico de bons presidentes que cumpriram exercício de mandatos anteriores em nossa OAB. Tenho certeza de que, com o nosso apoio – meu e do presidente Lúcio Flávio – o doutor Leandro conseguirá inúmeros benefícios à comunidade jurídica da cidade pois hoje nós estamos com a situação financeira da Ordem totalmente regularizada.  Com a advocacia de Niquelândia trabalhando a contento, quem ganha com isso é a sociedade local”, afirmou o vice-presidente estadual da OAB.

PRESIDENTE DIPLOMADO – Leandro Pereira da Silva recebeu o certificado de sua diplomação como presidente da OAB em Niquelândia das mãos do vice-presidente estadual, Thales Jayme [Foto: Euclides Oliveira]
HISTÓRIA DO NOVO PRESIDENTE – No terceiro mandato do então prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira (PSD) entre 2013 e 2016 (que compareceu ao evento) o novo presidente da OAB local atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niquelândia, agregando assim mais experiência à sua carreira profissional.

Mas tudo começou em 2007, quando Leandro graduou-se em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em Goiânia.

DOUTOR JÚNIOR É O NOVO VICE – O advogado Geraldo Antonio Soares Filho recebeu o diploma das mãos do vice-presidente estadual da OAB, Thales Jayme [Foto: Euclides Oliveira]
No ano seguinte, o advogado Leandro Pereira da Silva prestou alguns concursos públicos para a carreira de delegado da Polícia Civil em vários Estados. Embora aprovado na primeira fase do certame em Mato Grosso, não obteve êxito nas etapas seguintes.

Em 2009, o então bacharel foi aprovado no rigoroso exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se tornou apto ao exercício da profissão.

OAB ESTADUAL PRESTIGIA EVENTO EM NIQUELÂNDIA – Thales Jayme (c), vice-presidente da OAB estadual, esteve na cidade do Norte do Estado para a diplomação da nova diretoria da OAB local para o triênio 2019-2021 [Foto: Euclides Oliveira]
No final de 2018, Leandro disputou e venceu a disputa pela presidência da OAB em Niquelândia concorrendo com a advogada Ana Paula Mendes de Morais.

Ela era apoiada pelo grupo de advogados ligados ao então presidente da entidade, José Aurélio Silva Rocha, falecido recentemente.

RESGATE DA CATEGORIA – “Não existe Justiça sem advogado. E a importância da advocacia, ao longo dos anos, vinha sendo esquecida em Niquelândia”, afirmou o novo vice-presidente da OAB local, Geraldo Antonio Filho [Foto: Euclides Oliveira]
RESPEITO ENTRE A CATEGORIA – “As disputas findaram-se no dia da eleição (da OAB). Quando se deu o escrutínio dos resultados, demos as mãos e dissemos ‘nós iremos trabalhar para todos’. A advocacia tem de ser única e nós (a classe) precisamos nos respeitar e nos valorizar mais, como advogados. Valorizamos cada colega nosso porque fizeram jus para chegar ao exercício da profissão; e para defender o direito dos cidadãos. Não existe Justiça sem advogado. E a importância da advocacia, ao longo dos anos, vinha sendo esquecida em Niquelândia. Por isso é que, para trabalhar bem para a nossa sociedade, é que encampei essa luta e essa batalha juntamente com o doutor Leandro, que é jovem, espirituoso, estudioso, inteligente e com muita vontade de mudança”, comentou o vice-presidente da OAB, Geraldo Júnior, ao Excelência Notícias.

COMPROMISSO POR MELHORIAS – “Tenho certeza de que, com o nosso apoio – meu e do presidente Lúcio Flávio – o doutor Leandro conseguirá inúmeros benefícios à comunidade jurídica de Niquelândia”, afirmou o vice-presidente estadual da OAB, Thales Jayme [Foto: Euclides Oliveira]
JURAMENTO – No rigoroso protocolo da cerimônia de diplomação, Leandro Pereira da Silva e os demais membros da nova diretoria da OAB em Niquelândia prestaram o juramento sobre a necessária lisura inerente ao exercício dos cargos, conforme determina o Regulamento Geral da OAB

Uma vez declarado empossado por Thales Jayme, o novo presidente da OAB em Niquelândia deu posse aos advogados- presidentes das comissões temáticas, em seu primeiro ato à frente da entidade classista.

COMISSÃO DA ADVOCACIA JOVEM – O jovem advogado Kahik Onofre Vieira foi diplomado na função de presidente da comissão da OAB local que dará respaldo aos novatos na carreira jurídica em Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira]
Dentre alguns dos diplomados nessa seleta lista, estão os advogados Paulo Henrique Rodrigues Moraes Soares (Esporte e Lazer/Direito Esportivo); Monara Alecrim Gomes (Apoio ao Advogado do Interior); Raikes Fernandes de Miranda (Direito Criminal); Kahik Onofre Vieira (Advocacia Jovem); e Lunary Cândido da Silva (Direito Político e Eleitoral).

Eles integram a boa e nova de jovens advogados niquelandenses, a exemplo do presidente Leandro Pereira da Silva.

COMISSÃO DE APOIO AO ADVOGADO DO INTERIOR – O novo presidente da OAB em Niquelândia, Leandro Pereira da Silva, fez a entrega formal do diploma que outorga o exercício da função para a advogada Monara Alecrim Gomes, no contexto da entidade classista em nível local [Foto: Euclides Oliveira]
Para a Comissão de Direito Agrário, foi diplomado o experiente advogado José Teixeira Chaves Filho (veja a relação completa de todos os presidentes das comissões na tabela exibida no final desta reportagem)

PRESENÇAS – O vice-prefeito Saullo Adorno (PTB) discursou para enaltecer a ascensão de Leandro à frente da OAB local, representando o prefeito Fernando Carneiro (PSD).

VICE-PREFEITO – Saullo Adorno, que já foi vereador por dois mandatos, resgatou suas participações em outros eventos da OAB em Niquelândia no tempo em que atuava no Poder Legislativo [Foto: Euclides Oliveira]
Algumas outras autoridades estiveram presentes, como a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Juliana Campos; o presidente interino da Câmara Municipal de Niquelândia, Visconde Vieira de Castro (PSDC); o chefe de gabinete do Executivo, Arnaldo Nolasco; e o delegado-titular da Polícia Civil, Gerson José de Sousa.

Entre os classistas, marcaram presença os presidentes das subseções da OAB em Águas Lindas de Goiás, Manoel da Cruz da Silva; e de Ceres, Luciano do Valle. O cerimonial foi realizado pelo experiente radialista Gilmar Alves da Silva.

DE PAI PARA FILHO – Geraldo Júnior teve a primazia de diplomar seu filho, o jovem advogado Paulo Henrique Rodrigues Moraes Soares para presidir as comissões de Direito Desportivo e de Esporte e Lazer da OAB em Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira]
EMOÇÃO – Como a vida não é feita só de flores, o novo presidente da OAB passou por apuros em sua infância: quando tinha apenas seis meses de idade, problemas de ordem familiar fizeram com o que pequeno rebento fosse criado apenas por sua mãe, a professora aposentada Helena Maria Pereira Salgado.

A tradicional educadora lecionou para inúmeros jovens de famílias tradicionais da cidade, que também se tornaram advogados de renome como José Aurélio, Mildo Ferreira Rodrigues; e Carlos Godoi, dentre outros.

COMISSÃO DE DIREITO CRIMINAL – Leandro Pereira da Silva entregou o diploma de presidente da respectiva comissão da OAB em Niquelândia ao advogado Raikes Fernando de Miranda [Foto: Euclides Oliveira]
Por isso, enquanto fazia um pronunciamento formal com texto previamente elaborado, Leandro Pereira da Silva quebrou o protocolo do evento no momento em que sua mãe Helena e sua avó, Francisca Pereira da Silva, eram homenageadas com ramalhetes de rosas.

Com os olhos cheios de lágrimas, o presidente da OAB em Niquelândia deixou o púlpito onde discursava para dar um forte abraço em sua mãe e em sua avó, em reconhecimento por tudo que essas duas valorosas mulheres fizeram para o seu sucesso; e para o seu reconhecimento profissional de sua trajetória na comunidade niquelandense.

PILARES DE SUSTENTAÇÃO – Francisca Pereira da Silva e Helena Maria Pereira Salgado – avó e mãe, respectivamente do novo presidente da OAB Leandro Pereira da Silva (c) – foram as grandes homenageadas da noite pelo passado de lutas e desafios: momento de maior emoção na cerimônia [Foto: Euclides Oliveira]
FUNÇÃO SOCIAL E FISCALIZADORA – “Me sinto muito feliz e honrado em poder estar à frente dessa instituição pois atualmente, no bojo das entidades da sociedade civil organizada, a OAB é a que a possui maior relevância social e econômica pelo contexto histórico dos serviços prestados. Quando decidi me candidatar à presidência da OAB aqui em Niquelândia, motivei-me em assumir o cargo com o espírito de alavancar a função social da nossa entidade; e de resgatar a importância  da advocacia niquelandense para que tenhamos uma atuação verdadeiramente fiscalizadora do Poder Público, o que inclui o acompanhamento e a legalidade jurídica dos Projetos de Lei em tramitação na Câmara Municipal da nossa cidade.  Com relação à OAB no plano estadual, vejo que o presidente Lúcio Flávio trouxe, em seu primeiro mandato, o engajamento e a modernidade necessária para com a nossa classe. Não foi à toa que ele foi reeleito com a maioria absoluta dos votos”, comentou o presidente da OAB em Niquelândia, Leandro Pereira da Silva.

POMPA E CIRCUNSTÂNCIA – Cerimônia de Diplomação do advogado Leandro Pereira da Silva como presidente da OAB em Niquelândia foi um dos maiores acontecimentos sociais da cidade dos últimos anos  [Foto: Euclides Oliveira]
COMISSÕES TEMÁTICAS DA OAB EM NIQUELÂNDIA CARGO ADVOGADO
1 Advocacia Jovem (CAJ) Presidente Kahik Onofre Vieira
2 Acompanhamento Forense (CAF) Presidente Fernando Lívio Bueno
3 Direito Agrário (CDAGR) Presidente Jose Teixeira Chaves Filho
4 Direito Constitucional e Legislação (CDCL) Presidente Hermis Jose de Brito
5 Direito Criminal (CDC) Presidente Raikes Fernando de Miranda
6 Direito Político e Eleitoral (CDPE) Presidente Lunary Cândido da Silva
7 Direito Previdenciário (CDPREV) Presidente Alan Correia de Morais
8 Direitos e Prerrogativas (CDP) Presidente Jucelho Balbino F.da Costa
9 Direitos e Prerrogativas (CDP) Membro Paulo Ricardo Queiroz de Paiva
10 Direitos e Prerrogativas (CDP) Membro Fernando Lívio Bueno
11 Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) Presidente Roberto Carlos Teixeira Nunes
12 Mulher Advogada (CMA) Presidente Nubiana de Fátima Nolasco da Silva
13 Apoio ao Advogado do Interior (CDAAI) Presidente Monara Alecrim Gomes
14 Direito Ambiental (CDA) Presidente Marly O Farrill Martinez
15 Direito Bancário (CDB) Presidente Simeia Cristiano Alvim
16 Direito da Família e Sucessões (CDFS) Presidente Diana Karla Ribeiro Soares
19 Caixa de Assistência dos advogados de Goiás//Niquelândia (CASAG/NIQ) Presidente João Batista Vieira Junior
20 Direito do Trabalho (CDTRAB) Presidente Ivan Marcos Barreto
21 Esporte e Lazer (CEL) e Direito Desportivo (CDD) Presidente Paulo Henrique Rodrigues Moraes Soares
22 Direitos Humanos (CDH) Presidente Elaine Rodrigues Sodré
23 Advogado Público (CAP) Presidente Aguinaldo José e Silva
24 Direito Securitário (CEDS) Presidente Fabrício Brito da Silva
25 Segurança Pública e Política Criminal (CSP) Presidente Raimundo Leite Costa
26 Especial dos Estudos Processuais (CEEP) Presidente Cintia Cardoso Mariano
27 Especial de Valorização da Mulher (CEVM) Presidente Vanesca Rodrigues da Silva Alves de Castro
28 Especial do Advogado Sênior Presidente Alfredo Martinez
29 Valorização dos Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados (CVHA) Presidente Geriana Joaquim da Silva
30 Especial OAB Amiga (CEOA) Presidente Raquel Moreira Silva
31 Escola Superior da Advocacia GoiásNIQ (ESA NIQ/GO) Presidente Gabriela Regino Vieira Soares
COMISSÕES TEMÁTICAS – Advogados de Niquelândia, escolhidos como presidentes e membros da comissões temáticas da OAB local, ocuparam lugar de destaque na cerimônia realizada na última sexta-feira/22 [Foto: Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo