Niquelândia

Cidade completa 283 anos exaltando devoção à São José

Festejos para o santo-padroeiro estiveram sob supervisão do frei Gilberto, pároco da Igreja Matriz

Repetindo tradição de longa data, as comemorações pelo 283º aniversário de Niquelândia – realizadas durante o feriado municipal da segunda-feira (19) foram totalmente destinadas a reverenciar São José, o santo padroeiro da cidade, nas tendas armadas junto à praça da Igreja Matriz.

Políticos, vereadores e empresários locais, bem como devotados fiéis da comunidade niquelandense assistiram a missa-solene das 7 horas da manhã naquele dia, celebrada no interior da igreja para simbolizar a passagem de tão importante data numa cidade histórica e de grande tradição católica, em terras quase tricenentárias.

À noite, depois da procissão em que o andor com a imagem de São José foi carregado nos ombros dos fiéis por várias ruas e avenidas da cidade, houve missa campal em grande estrutura de tendas montada na área externa da igreja com altar adaptado nas escadarias do templo religioso, para que os fiéis visualizassem melhor a imponente celebração sob o comando do frei Mieczyslaw Tlaga, que veio de Valparaíso de Goiás (no Entorno do DF) especialmente convidado para a data.

O casal de festeiros Ronaldo e Maria Helena – visivelmente emocionados com a graça da honraria que receberam no sorteio de 2017 – relataram as dificuldades para realizar a festa num momento de grave crise financeira que a cidade se encontra, mas enalteceram a solidariedade da comunidade para que a novena de São José (que foi iniciada no dia 10) transcorresse carregada de bençãos.

No final do festejo, os fiéis se esbaldaram nas barraquinhas montadas na praça da Igreja Matriz, onde foram comercializados caldos; pastéis; espetinhos de frango (recheados e disputadíssimos); e o tradicional arroz de carreteiro, sendo que a renda foi totalmente revertida às obras sociais da igreja na cidade.

Aliás, o tema do festejo desse ano  – “São José, Casa de Responsabilidade e Esperança de Recomeço” – mostrou-se bem adequado aos anseios do povo de Niquelândia, que clama por dias melhores e por políticos mais responsáveis na condução dos desígnios da cidade. O bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, celebrou missa em Niquelândia no domingo (18).

Frei Gilberto cobra mais atenção dos políticos ao povo

“Acredito que Niquelândia realmente vive um momento bastante importante no tocante às responsabilidades de uma realidade onde precisamos, de fato, de maiores cuidados com a cidade em vários aspectos na questão social; do funcionalismo público; e uma atenção maior da classe política para o bem do nosso povo. Sobre a festa, o balanço é positivo pelo grande número de pessoas que participaram conosco para rezar e para os momentos culturais e de confraternização em nossas barraquinhas, com inúmeros benefícios às famílias e pessoas de um modo geral, mostrando que a Igreja Católica têm papel fundamental em Niquelândia arrebanhando jovens, crianças e adultos nesse sentido, sempre com mensagens novas que ajudam nosso enriquecimento na Fé cristã”, comentou frei Gilberto, na entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias ao final da missa.

O ainda busca apoio das esferas estadual e federal à obtenção de recursos para a restauração de um histórico altar da Igreja Matriz, com entalhes bastante delicados, que há mais de dez anos corre o risco de desabamento, fato esse que tem sido evitado com medidas paliativas como reforços no escoramento de sua estrutura. O trabalho teve início em 2017 por intermédio da secretária municipal de Cultura, Ana Mathilde Martins de Souza, mas os trâmites foram abortados por problemas alheios à vontade da secretária e da paróquia.

De acordo com Frei Gilberto, as reformas na Paróquia e Santuário São José estão sendo feitas na medida do possível, sendo que o plano de melhorias para esse ano prevê a troca integral do piso da igreja; a substituição dos atuais bancos de madeira por outros, novos; e a colocação de aparelhos de ar-condicionado na igreja num segundo momento, para conforto dos fiéis durante as missas nos dias mais quentes da cidade do Norte do Estado.

GALERIA DE IMAGENS

Frei José Maria, aniversariante no Dia de São José, caminha com o frei Mieczyslaw na procissão (Foto: Euclides Oliveira)
Chegada do andor com a imagem de São José era muito aguardada pelo devotos do santo-padroeiro (Foto: Euclides Oliveira)
Católicos lotaram estrutura montada do lado de fora da Igreja Matriz para a missa campal (Foto: Euclides Oliveira)
Frei Gilberto e frei Mieczyslaw no altar com os demais religiosos franciscanos, na missa-solene (Foto: Euclides Oliveira)
Frei Mieczyslaw Tlaga veio de Valparaíso de Goiás para comandar celebração, esbanjando simpatia (Foto: Euclides Oliveira)

    Veja também

    Botão Voltar ao topo