Cultura

Vamos Jogar? Palavras cruzadas estimulam pesquisa histórica sobre os 284 anos de Niquelândia

Em iniciativa inédita do Portal Excelência Notícias, moradores da cidade do Norte do Estado poderão testar seus conhecimentos gerais sobre o município neste feriado municipal de terça-feira (19), data em que a cidade reverencia seu santo padroeiro, São José. Respostas das 64 perguntas do diagrama (foto), cuja visualização é melhor em tablets e computadores de mesa, serão divulgadas daqui um mês

Perto de completar o seu primeiro ano de fundação no próximo dia 9 de abril – marcado pela característica de ser um jornal online genuinamente niquelandense, com grande credibilidade – o Portal Excelência Notícias decidiu inovar e trazer um presente inédito aos 46 mil moradores da nossa cidade.

Para marcar o 284º Aniversário de Niquelândia neste feriado municipal da terça-feira (19) – que é Dia de São José, nosso Santo Padroeiro – preparamos um total de 64 perguntas sobre a História de Niquelândia em formato virtual, as “Cruzadas Bem Boladas”.

Através do endereço eletrônico https://excelencianoticias.com.br/palavras-cruzadas-historia-de-niquelandia/ você pode agora mesmo começar a testar seus conhecimentos sobre a História e a Cultura do nosso município.

Vale ressaltar que a visualização será melhor e mais prática para jogar/responder as questões através de computadores de mesa; tabletes; ou notebooks. (no rodapé da página, em  “Instruções para jogar”, estão postadas todas as dicas de utilização deste sistema).

Pelo smartphone não é impossível, mas torna-se menos prático pela abertura automática do teclado virtual que encobre parte do diagrama.

COMO SURGIU A IDEIA – As 64 questões finalmente selecionadas pelo Excelência Notícias para este inovador meio de entretenimento digital surgiram como fruto da parceria firmada pelo jornalista e editor-geral Euclides Oliveira com o historiador aposentado Rumilson Castro, de 74 anos.

Paulista radicado há 18 anos em Curitiba/PR, Rumilson Castro é o idealizador do site www.cruzadasbemboladas.com.br, responsável pela elaboração da “História de Niquelândia em Palavras Cruzadas”.

A partir de um vasto levantamento histórico da nossa cidade, Rumilson formulou um total 135 perguntas sobre Niquelândia. Em Goiás, ele já desenvolveu o mesmo trabalho para um site de notícias de Iporá, cidade do Oeste do Estado.

Mas a paixão de Rumilson é mesmo pelo futebol: desenvolveu palavras cruzadas para grandes jornais do Brasil todo com os fatos históricos de grandes times brasileiros e do exterior.

Dentre os destaques em termos de veiculação e propagação de seu trabalho cultural, Rumilson elaborou um quebra-cabeças com a História da Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), com mais de 100 perguntas.

O conteúdo foi impresso e divulgado nas páginas do jornal “Lance”, um dos maiores meios de comunicação da área esportiva do Brasil, sediado em São Paulo – SP.

A PRIMEIRA – Ana Mathilde Martins de Souza, ex-secretária de Cultura de Niquelândia, “inaugurou” o jogo das Palavras Cruzadas da História da cidade através de um acesso exclusivo, na noite do domingo/17 [Foto: Arquivo Pessoal]
PRESENTE PARA NOSSA TERRA QUERIDA – “Gostaria de parabenizar o Portal Excelência Notícias, na pessoa do jornalista-fundador Euclides Oliveira, por presentear a nossa terra querida com este jogo de palavras cruzadas a respeito de nossa cultura. De uma forma divertida, esse quebra-cabeças irá oportunizar as pessoas – nascidas aqui ou que moram aqui – possam conhecer melhor a História do Surgimento de Niquelândia no passado; e a história de várias famílias-pioneiras que fizeram e ainda fazem a diferença em nossa comunidade. Essa iniciativa do portal do Euclides pode até parecer pequena, mas é de suma importância para o desenvolvimento local. Somente através do conhecimento da nossa história é que estaremos instigando o interesse da nossa população em proteger,cuidar e amar nossa cidade tão querida, que está completando hoje seus 284 anos de história de inserção do homem nas terras do Norte Goiano”, comentou a ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde Martins de Souza.
Na tarde do domingo (17) –  em caráter de teste absolutamente confidencial – Ana Mathilde foi a primeira a jogar as Cruzadas Bem Boladas da História de Niquelândia a pedido do Portal Excelência Notícias, a partir do link que ainda não estava no ar.
Dado seu notório conhecimento nesse campo, a ex-secretária de Cultura considerou as 64 perguntas “extremamente fáceis” nas palavras dela, mas considerou o conteúdo “ótimo” pelo objetivo principal que ela própria respaldou.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHER AS PALAVRAS CRUZADAS 

Observe que, no rodapé da página, existe o botão “Verifique o Quebra-Cabeças” que você deverá apertar após ter respondido as 64 palavras do diagrama, para saber sua quantidade de erros e acertos.

As palavras erradas aparecerão com um contorno suave em vermelho, obrigando você a começar o jogo do zero novamente.

Como se fosse um “vestibular de caráter cultural” sem fins lucrativos, o diagrama/gabarito estará disponível no Excelência Notícias no próximo dia 19 de abril.

Nessa data, você poderá consultar seus erros/acertos através do botão “Solução”, que será ativado no rodapé do diagrama na data mencionada.

Feitas as devidas apresentações deste inovador trabalho sobre a História dos 284 anos de Niquelândia, agora perguntamos:  “Vamos jogar”?

Clique no link abaixo e comece agora mesmo:

https://excelencianoticias.com.br/palavras-cruzadas-historia-de-niquelandia/

BOM DIVERTIMENTO!

A DIREÇÃO

Botão Voltar ao topo