Niquelândia

Sorteio define Ronne Gouveia e esposa como casal-festeiro da Novena de São Sebastião em 2020

Frei Gilberto de Jesus celebrou missa de encerramento do festejo deste ano na noite do domingo/20: prefeito Fernando Carneiro/PSD esteve na missa e foi saudado pelos festeiros Celso e Deuzilene Salgado, pelo apoio do Poder Executivo ao evento. Padres ligados à RCC garantiram ótima presença de devotos

“Glorioso Mártir, São Sebastião. Dá a seus devotos, firme proteção”. E foi justamente pela proteção do santo – que professou sua fé cristã e morreu pelas mãos do Império Romano – que Ronne Gouveia e Cristiane Gouveia foram sorteados como casal-festeiro da próxima Novena e Festa de São Sebastião de Niquelândia, que ocorrerá em janeiro de 2020.

O sorteio de todos as funções para o próximo ano foi realizado na noite do domingo (20) pelo frei Gilberto de Jesus Rodrigues – pároco da Paróquia e Igreja Matriz de São José – na missa-solene de encerramento do festejo deste ano, no Bairro Soares.

NO SORTEIO, EXPECTATIVA – Frei Gilberto de Jesus escolheu umas das princesinhas da novena para o sorteio de todos os cargos da Festa de São Sebastião para o ano que vem [Foto: Euclides Oliveira]
Pouco antes, às 18 horas – no dia em que se comemorou oficialmente a devoção ao santo – o andor com a imagem de São Sebastião seguiu com os fiéis em procissão pelas ruas do bairro.

Dentre os religiosos-convidados às celebrações realizadas na novena encerrada neste final de semana, os maiores públicos foram registrados nas missas do frei Josué Pereira de Souza (na sexta-feira/11); do frei José Nasareno Souza Santos (na quinta-feira/17); e do padre Marcos Rogério de Oliveira (na sexta-feira/18).

A FÉ QUE COMEÇA CEDO – Quatro meninas, todas muito elegantes, foram as princesas da Novena e Festa de São Sebastião em 2019 [Foto: Euclides Oliveira]
Os freis Josué e Nasareno foram párocos da Matriz da cidade em épocas distintas, onde permaneceram por alguns anos. Já o jovem padre  – nascido em Mara Rosa e atual pároco da Paróquia Nossa Senhora Assunção, em Goiânia – é um dos maiores expoentes da Renovação Carismática Católica (RCC) em Goiás e no Brasil, a exemplo do próprio frei Josué.

A EVOLUÇÃO DA FESTA – Em função do grande crescimento da festa nos últimos anos na cidade do Norte do Estado, a aconchegante Capela de São Sebastião acabou ficando pequena para o evento.

O CORPO E O SANGUE DE CRISTO – Frei Gilberto no momento da consagração das oferendas, pouco antes da distribuição da comunhão aos fiéis [Foto: Euclides Oliveira]
Por isso, a festeira deste ano Deuzilene Salgado – ladeada pelo esposo Celso Salgado e os filhos do casal – não mediu esforços para agradecer a todos que os ajudaram na difícil tarefa de organizar inúmeros detalhes.

Ela também destacou o respaldo recebido pela coordenadora da capela, Clélia Baião; e resgatou seu pioneirismo, em 2002, para que o falecido frei Hamilton Curado autorizasse a transferência da festa da Praça da Igreja Matriz para o bairro.

CLÉLIA BAIÃO – Coordenadora da Capela São Sebastião no Bairro Soares, Clélia Baião também recebeu o carinho dos festeiros Celso e Deuzilene Salgado no encerramento da novena na noite do domingo/20 no Bairro Soares [Foto: Euclides Oliveira]
O RECEIO DE FREI HAMILTON – “Ele me disse ‘não’ por uma semana, com medo de que não desse certo, mas pedi que confiasse na minha palavra e, principalmente, na nossa comunidade. Depois, frei Hamilton me disse ‘que ia experimentar’; e me disse que, se tudo desse certo, ‘deixaria a festa lá’ (no bairro). Então, por isso, rezo todos os dias para que essa festa se multiplique cada vez depois que ele me deu essa grande alegria. E hoje, 17 anos depois, ao ser escolhida novamente por Deus para ser festeira com meu marido, tivemos o desafio de dobrar novamente o tamanho da festa. Nesses nove dias de novena, por isso tudo, emocionei-me várias vezes olhando para cada um dos rostos que hoje estão aqui”, afirmou a festeira Deuzilene Salgado.

O APOIO DA PREFEITURA – No pronunciamento que fez no último dia da festa/novena, Deuzilene citou a administração do prefeito Fernando Carneiro (PSD) como responsável pela doação do aluguel de 1.000 cadeiras plásticas; e também pelo custeio do aluguel da estrutura temporária externa (conhecida como “Túnel Geo Space”) usada como templo no acolhimento aos fiéis.

RECONHECIMENTO – O casal Celso e Deuzilene Salgado – festeiros de 2019, na companhia de seus dois filhos – entregaram uma lembrança ao prefeito Fernando Carneiro/PSD em sinal de gratidão pelo apoio da Prefeitura de Niquelândia à Novena e Festa de São Sebastião [Foto: Euclides Oliveira]
O prefeito de Niquelândia assistiu a missa na primeira fileira de assentos, reservada às autoridades. Convidado para subir ao altar por Deuzilene e por frei Gilberto, o chefe do Executivo foi presenteado pelos festeiros com um relógio de parede, em sinal de agradecimento ao apoio da Prefeitura de Niquelândia.

A PALAVRA DO PREFEITO – “Fiquei muito feliz pela oportunidade de estar aqui hoje (ontem) para poder parabenizar os organizadores deste belo evento da comunidade católica, que sempre está em busca de dias melhores para nossa cidade; para nossas famílias; e para nossos filhos. Quero dizer que, enquanto for prefeito, não medirei esforços para ajudar a todos os movimentos religiosos de Niquelândia”, afirmou o prefeito Fernando Carneiro, em breve pronunciamento aos fiéis, na missa.

EXECUTIVO APOIOU EVENTO – Prefeito Fernando Carneiro/PSD, acompanhado por seu assessor Wanderley, assistiu missa de encerramento da Novena e Festa de São Sebastião na fileira reservada às autoridades de Niquelândia: ao fundo da imagem, é possível notar o grande comparecimento dos católicos da cidade do Norte do Estado no último dia do festejo religioso [Foto: Euclides Oliveira]
O BALANÇO DE FREI GILBERTO – Na singela e funcional estrutura montada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) no interior da Capela São Sebastião, frei Gilberto de Jesus concedeu rápida entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias – um dos apoiadores oficiais do evento, em 2019 – com sua avaliação sobre os êxitos conseguidos pela Novena e Festa de São Sebastião.

Para o religioso franciscano, todas as novenas sempre possuem um toque diferente a cada nova edição, pelas manifestações e testemunhos de um número cada vez mais expressivo de católicos niquelandenses sobre as graças recebidas pelas orações em louvor ao santo.

FESTA ANTIGA – Registros históricos do município de Niquelândia apontam que a primeira festa de São Sebastião foi realizada em 1930. Ou seja, há quase 90 anos, através dos chamados procuradores e doadores. “Essa festa cresceu tanto que, hoje, não é mais uma festa apenas da nossa paróquia. É uma festa para todos os católicos de nossa cidade”, disse frei Gilberto [Foto: Euclides Oliveira]
Segundo frei Gilberto, a Missa de Cura e Libertação celebrada em Niquelândia pelo padre Marcos Rogério e pelo frei Josué nos ditames da RCC foram oportunidades de um momento de uma reflexão mais profunda para os fiéis no sentido da renovação; do crescimento; e da reestruturação da própria fé.

“Vejo que a Igreja está abrindo espaços para várias experiências. Por isso, tivemos uma novena com várias dimensões e diversidades da espiritualidade cristã-católica. Por isso, o balanço foi muito positivo, não apenas para o Bairro Soares, mas para toda a nossa cidade”, comentou o pároco da Igreja Matriz de Niquelândia às 22h30 do domingo (20).

OS MILAGRES DO SANTO – “A emoção, a vida e o espírito de cada um dos fiéis são avivados a cada novena. Nesse ano, a novena foi mais uma vez bastante marcante, pela devoção que o nosso povo tem pela vida e pelos muitos milagres que são conseguidos através de São Sebastião”, comentou frei Gilberto, na entrevista ao Portal Excelência Notícias [Foto/Colaboração: Pastoral da Comunicação/Pascom da Igreja Matriz de São José]

Veja também

Botão Voltar ao topo