NiquelândiaPandemia

Festa de São José segue mantida pela Igreja Católica no dia 19, apesar da preocupação com o novo coronavírus

Padre Francisco Agamenilston Damascena, administrador da Diocese de Uruaçu, expediu documento nesta segunda-feira/16 garantindo conclusão de todos os festejos em andamento, mas decidiu pela suspensão das demais atividades até o dia 28

A Festa em Louvor a São José, santo-padroeiro de Niquelândia, segue com seu encerramento confirmado pela Diocese de Uruaçu para a próxima quinta-feira (19) – feriado municipal que marca o 285º aniversário da cidade do Norte do Estado – apesar da crescente preocupação com a proliferação do novo coronavírus em Goiás.

Como se sabe, na sexta-feira (13), o governador Ronaldo Caiado (DEM) expediu decreto estadual requerendo a paralisação de todos os eventos públicos e privados – de todas as naturezas, inclusive religiosos – com a finalidade de reduzir o contato com partículas respiratórias bastante comuns em ambientes com aglomerações de pessoas.

Todavia, a decisão do Administrador Diocesano de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena – tomada na manhã desta segunda-feira (16) com anuência do Colégio de Consultores da Igreja Católica no Norte do Estado – versou pela manutenção e conclusão das novenas já iniciadas e em andamento, o que inclui o festejo religioso de Niquelândia nesta semana.

RECOMENDAÇÕES – “As novenas já iniciadas anteriormente à promulgação deste decreto serão levadas ao seu término. Contudo, caso estas novenas reúnam grande número de fiéis, que sejam essas celebrações realizadas ao ar livre, respeitando-se a distância mínima de um a dois metros entre as pessoas. Essa mesma indicação (de distância) vale também para a quermesse vinculada à novena, visando a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19); a defesa; e a promoção da vida humana”, afirmou padre Agamenilton, na nota expedida pela Diocese de Uruaçu.

Porém, no mesmo documento, o Administrador Diocesano decidiu pela suspensão, até o próximo dia 28, de todos eventos católicos como retiros, encontros, formações, confraternizações ou atividades afins, nos municípios que integram a área de abrangência da Diocese de Uruaçu.

Além da recomendação que tais eventos sejam adiados para encontros presenciais em datas futuras, padre Agamenilton disse que algumas dessas atividades permitem a possibilidade de serem realizadas através das redes sociais, como transmissões ao vivo pelo Facebook.

De acordo com a Diocese de Uruaçu, as celebrações dos sacramentos ficam mantidas como de costume, respeitando-se a distância entre de um a dois metros entre as pessoas, no mínimo; e que sejam preferencialmente realizadas em ambientes bastante arejados.

As celebrações litúrgicas vinculadas à devoção ou datas comemorativas ficam suspensas podendo ser celebradas posteriormente

A utilização de folhetos litúrgicos nas celebrações está suspensa, devendo os fiéis apenas ouvirem as leituras que serão feitas no altar.

O trabalho catequético está paralisado e será retomado juntamente com o retorno das aulas do ensino público.

No âmbito das paróquias, os respectivos párocos deverão orientar e deliberar com a Pastoral da Esperança sobre o acompanhamento de velórios.

“Nos próximos dias poderemos dar novas determinações, conforme os pronunciamentos oficiais das autoridades competentes. Contamos com a compreensão e a colaboração de todos em prol do bem dos fiéis e da população em geral. Estas situações são temporárias; e seguirão válidas enquanto não mandarmos (um novo documento) em contrário”, orientou o Administrador Diocesano de Uruaçu. [Com informações da Pastoral da Comunicação da Diocese de Uruaçu]

FESTA MANTIDA, MAS COM RESTRIÇÕES – Encerramento da Novena de São José no ano passado em Niquelândia: para este ano, por causa do risco de contágio pelo coronavírus, fiéis devem manter distância mínima de um a dois metros [Foto: Arquivo/Portal Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo