Niquelãndia/Quebra-Linha

UBS do Quebra-Linha é reinaugurada após reforma em Niquelândia: gestão passada descumpriu exigências do Cremego

Eduardo Moreira, prefeito da cidade do Norte do Estado, conseguiu autorização para que unidade voltasse a funcionar em 12 de fevereiro, após interdição em 31 de janeiro: Cremego notificou prefeitura em janeiro de 2023 e em julho de 2024, mas ‘rojão’ acabou estourando na mão da atual administração

A Prefeitura de Niquelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reinaugurou na manhã desta segunda-feira (24) a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Gonçalves Lopes, no Povoado Quebra-Linha.

Nos últimos nove meses, a Prefeitura executou uma ampla reforma, com investimento superior a R$ 61 mil, garantindo que a UBS fosse devolvida à comunidade em plenas condições de funcionamento.

Bruna Rodrigues, secretária de Saúde de Niquelândia, fez pronunciamento durante reinauguração da UBS do Quebra Linha [Foto: Sara Reis – Supercom Niquelândia]
Totalmente revitalizado, o espaço agora oferece mais conforto, qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na localidade.

A entrega foi comemorada pelos moradores que, ao longo do dia, receberam diversos atendimentos, incluindo exames e acompanhamentos preventivos.

A entrega foi marcada por um evento que contou com a presença do prefeito Eduardo Moreira (Novo), da secretária municipal de Saúde, Bruna Rodrigues, da secretária de Assistência Social, Cláudia Moreira, secretários municipais e dos vereadores Nilson Amado de Araújo (Progressistas), mais conhecido como Nilsinho Multi Eventos; Saulo Adorno (Solidariedade) e Deyvi Charlle Araújo Alves (Agir).

Eduardo Moreira, prefeito de Niquelândia, detalhou que UBS do Quebra Linha havia sido interditada em janeiro deste ano por omissões da gestão passada junto ao Cremego [Foto: Sara Reis – Supercom Niquelândia]
ENTENDA O CASO — Localizada às margens da BR-414, a aproximadamente 70 km da área urbana, a UBS de Quebra-Linha havia sido interditada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) em 31 de janeiro deste ano.

Na vistoria à época, foram identificadas infiltrações, fiação exposta, forro deteriorado, ausência de itens básicos como sabonete líquido e papel-toalha, além da falta do alvará do Corpo de Bombeiros e da inscrição junto ao próprio Cremego.

Claudia Moreira, primeira-dama de Niquelândia, mostrou-se bastante sorridente com a reinauguração da UBS do Povoado Quebra Linha [Foto: Sara Reis – Supercom Niquelândia]

O prefeito Eduardo Moreira lembrou que o órgão já havia fiscalizado a unidade duas vezes na gestão anterior — em 09/01/2023 e 29/07/2024 — sem que qualquer providência fosse tomada.

Diante do cenário, a secretária Bruna Rodrigues assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assumindo o compromisso de regularizar todas as pendências.

“Para mim, ver essa UBS totalmente transformada e renovada, agora, é um momento de muita emoção, de muita alegria Trata-se de uma unidade muito importante para a comunidade do Povoado Quebra Linha”, afirmou a titular da pasta.

Após acompanhar todo o processo de adequação, o Cremego publicou o Auto de Desinterdição em 12 de fevereiro, liberando a reabertura da unidade para que a população do povoado não fosse prejudicada, durante a execução das melhorias.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cláudia Moreira, lembrou da frustração no início da gestão, quando a unidade teve de ser interditada, e celebrou o resultado da reestruturação.

Nilsinho Multi Eventos, vereador que tem o Quebra Linha como um de seus redutos eleitorais, discursou no evento de reinauguração da UBS observado por Elaine Alves (Comunicação), Sara Kelly (Governo), Júlio César (chefia de gabinete) e Fabrício (Finanças), juntamente com o prefeito Eduardo Moreira e com a primeira-dama Claudia Moreira [Foto: Sara Reis – Supercom Niquelândia]

SAÚDE É PRIORIDADE — Durante seu discurso, o prefeito Eduardo Moreira reforçou que a saúde é a prioridade número um de sua gestão.

Ele mencionou as dificuldades encontradas no início do governo e citou melhorias já implementadas, como a locação de uma ambulância UTI 24 horas e recentes investimentos no Hospital Municipal Santa Efigênia.

“O asfalto espera, os buracos aguardam. A saúde não espera. Fiquei muito triste quando a UBS foi interditada. Descobrimos que havia notificações há anos e nada foi feito. Hoje estamos entregando dignidade. Lençóis, travesseiros, estrutura adequada; isso é o mínimo que a população merece”, afirmou o chefe do Executivo niquelandense.

Moradores do Povoado Quebra Linha prestigiaram reinauguração da UBS pela Secretaria de Saúde de Niquelândia [Foto: Sara Reis – Supercom Niquelândia]
UBS TERÁ ATENDIMENTO MÉDICO DIÁRIO – A partir do próximo ano, a UBS do Quebra-Linha contará com atendimento todos os dias, incluindo presença de médico diariamente.

Antes, os atendimentos eram realizados apenas duas vezes por semana. A mudança, portanto, ampliará o acesso aos serviços de saúde e garantirá mais segurança e qualidade no atendimento à população de toda a região. [Com informações do site Niquelândia News]

Veja também

Botão Voltar ao topo