Niquelândia/Barro Alto

Anglo American conquista quatro premiações em inovação na Exposibram 2024 em Belo Horizonte 

Projeto realizado em parceria com startup para substituir carvão mineral por briquetes de eucalipto renováveis no processo de redução de níquel conquistou o 1º lugar na categoria “Inovação Replicação” do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil nesta semana, na capital mineira

A Anglo American conquistou quatro premiações ligadas às categorias de inovação do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil, cuja entrega ocorreu em cerimônia realizada na última terça-feira/10 durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) no recinto do Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais (Expominas) em Belo Horizonte.

Realizado bianualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) desde 2012, o prêmio reconhece empresas que se destacam por ações sustentáveis, inovadoras, socialmente responsáveis e relacionadas à melhoria contínua dos processos industriais da mineração.

Na categoria “Inovação Replicação”, os cases vencedores da Anglo American foram os seguintes:

“Briquete Autorredutor de Minério de Níquel Utilizando Biomassa” (projeto realizado em parceria com a startup Novo Poro que visa substituir o carvão mineral por briquetes de eucalipto renováveis no processo de redução de níquel – 1º lugar);

– “Biocarvão Hidrotérmico de Eucalipto para Processos de Redução” (iniciativa desenvolvida também junto à Novo Poro que busca a substituição parcial de óleo combustível e do carvão mineral, por insumos renováveis como o bio-óleo e o biocarvão – 2º lugar);

“Chatbot para Otimização de Consultas Jurídicas, Governança e Compliance” (aplicativo integrado com Microsoft Teams e plataforma web para utilização dos usuários com objetivo de responder e gerenciar as demandas jurídicas, de governança e compliance e gestão de contratadas – projeto feito em conjunto com a startup AskLisa – 3º lugar).

Já na categoria “Inovação Startup”, a empresa conquistou, junto com a startup Novo Poro, o 2º lugar com o case: “Como Podemos dar Novos Usos ao Estéril do Minério de Ferro (que busca usar estéril como substrato na construção de tecnossolos).

Coordenadora de Operação de Mina da Anglo American, Cibele Drummond conquistou o 1º lugar na categoria Mulher na Operação no Prêmio Mina. [Foto: Arquivo Pessoal]
ANALISTA DESTACA DEDICAÇÃO – “Os prêmios são motivo de orgulho e um reconhecimento merecido pela dedicação e trabalho das equipes, e representam o crescimento da curva de maturidade da organização no sentido de viver nossos valores na prática e o compromisso com a inovação aberta”, comemora Danielle Biajoli Vieira, analista de Inovação da companhia.

PRÊMIO MINA – Ainda durante a Exposibram, foi realizada a cerimônia do Prêmio Mina, criado pelo Women in Mining Brasil (Mulheres na Mineração) WIM Brasil.

Trata-se de um movimento voluntário que busca mais diversidade, equidade e inclusão no setor, reconhecendo mulheres que se destacam na mineração e homens que são aliados da diversidade de gênero.

A coordenadora de Operação de Mina da Anglo American em Conceição do Mato Dentro/MG), Cibele Drummond, conquistou o 1º lugar na categoria Mulher na Operação.

A premiação, que está em sua primeira edição, também conta com apoio do Ibram. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte]

Parte dos times vencedores da Anglo American na Exposibram [Foto: Filipe Barboza]

Veja também

Botão Voltar ao topo