Colinas do Sul

Criminosos que invadiram Hospital Municipal de Colinas do Sul em busca de suposto delator são presos pela Polícia Militar

Mulher de 44 anos havia sido presa por tráfico de drogas na última terça-feira, na cidade: segundo a PM, seus dois filhos – uma mulher de 23 anos e um homem de 27 – chamaram mais um comparsas, de 20, para matar suposto delator, de 29, que tentou esconder-se na unidade de saúde para não ser baleado; filha da traficante evadiu-se antes do cerco policial feito pela PM no Distrito de Vila Borba

Equipes da Polícia Militar do Norte do Estado capturaram na tarde da quinta-feira/16, numa fazenda próxima ao Distrito de Vila Borba, dois dos três criminosos que arquitetaram uma invasão ao Hospital Municipal de Colinas do Sul à procura de um indivíduo de 29 anos, conhecido pelo apelido de Jamanta, tido como suposto delator de uma traficante de 44 anos, presa no meio desta semana na cidade.

Segundo a PM, tudo teve início por volta das 10 horas de ontem quando a corporação fora informada de que havia estariam acontecendo disparos de arma de fogo nas proximidades do hospital.

De imediato, militares da 3ª Companhia Destacada da Polícia Militar (3ª CDPM) de Niquelândia, com respaldo de uma equipe do Comando de Policiamento Especializado (CPE), deslocaram-se para a cidade de 4 mil habitantes.

Na chegada ao hospital, ficou constatado que Jamanta tentou esconder-se dos disparos no interior da unidade hospitalar, o que provocou pânico nos profissionais da saúde em serviço, já que uma mulher e três homens – um destes, com arma em punho – buscavam matar o rapaz de 29 anos.

Jamanta – que seria responsável por vários furtos e por tráfico de drogas em Colinas, de acordo com a PM – pulou para fora do hospital por uma janela e sofreu escoriações. Na sequência, os três autores da tentativa de homicídio fugiram do local num Fiat Punto vermelho.

Durante as diligências, as equipes receberam a informação de que o trio estaria escondido nas proximidades de Vila Borba – que dista 32 quilômetros da área central de Colinas, na direção de Minaçu.

Os PMs seguiram, então, até a entrada da Fazenda Cruz de Malta e por uma estrada vicinal, deparando-se assim com o carro usado na fuga.

Um dos criminosos, de 27 anos, fora identificado pelas imagens do circuito interno de segurança do Hospital Municipal de Colinas do Sul como sendo o indivíduo que estava de arma em punho dentro da unidade de saúde.

Este, ao ser preso, confessou a participação na tentativa de matar Jamanta; e informou que a arma – um revólver calibre 38, com sete cápsulas intactas estaria – como de fato, estava – escondida numa lanchonete de propriedade de sua mãe, de 44 anos.

Essa mulher, segundo a PM de Niquelândia, havia sido presa em flagrante na terça-feira/14 na posse de 135 gramas de cocaína, seis gramas de maconha, balança de precisão, cinco telefones celulares, cartões bancários, máquinas de cartão de crédito e R$ 1.137,00 em espécie.

A detenção – e o posterior recolhimento dela à Unidade Prisional de Niquelândia (UPN) – acabou sendo possível em decorrência de denúncia anônima recebida pelo tenente-coronel Franz Rasmussen Rodrigues, atual comandante do 18º Comando Regional da Polícia Militar (18º CRPM) com sede em Uruaçu; e pelo tenente Flávio Taveira Guimarães, comandante da 3ª CDPM de Niquelândia, enquanto aguardavam por uma reunião de trabalho com o prefeito de Colinas, Paulino Vieira Batista.

Na terça-feira, Rasmussen e Taveira receberam a informação sigilosa de que justamente o indivíduo de prenome Jamanta –que escapou ontem de ser baleado – estaria cometendo furtos na Vila Mutirão em Colinas; e que, nas proximidades, também haveria uma movimentação estranha, supostamente tráfico de drogas.

Na ocasião, a abordagem inicial em Colinas resultou na detenção para averiguação de Jamanta e de duas mulheres – uma de 23 anos e outra de 28 anos – que ocupavam uma moto CB 300, ano 2023, sem queixa de furto ou roubo.

Com a mulher mais nova, a PM encontrou R$ 232,00 em dinheiro e uma porção de drogas. Ela, na sequência, informou aos militares que vivia com sua mãe – a mulher de 44 anos era, até então, a única das quatro pessoas que seguia presa em Niquelândia pelas drogas e valores achados em seu poder, na terça.

Dois dias depois, para vingar a prisão da mãe, os dois filhos dela (a mulher de 23 e o homem de 27, que dirigia o Fiat Punto abordado em Vila Borba); e o rapaz de 20 anossaíram no encalço de Jamanta, que entrou no Hospital Municipal de Colinas do Sul para se esconder e escapar dos tiros, conforme relatado no início desta reportagem.

A jovem de 23 anos, no entanto, conseguiu fugir. Os dois homens – de 20 e 27 anos – acabaram efetivamente presos pela PM e apresentados à Delegacia da Polícia Civil em Niquelândia para as formalidades de praxe.

Segundo a PM, o rapaz de 27 anos – que seria membro de uma facção criminosa – havia recebido alvará de soltura da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia no último dia 5 de outubro, tendo em sua ficha criminal registro de diversas passagens de crimes como porte ilegal de arma de fogo, receptação, tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menores e roubo. [Com informações da Polícia Militar de Niquelândia e de Uruaçu]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo