Colinas do Sul

Colinas do Sul recebe curso de coleta e beneficiamento de sementes nativas para novos coletores com apoio de Furnas

Iniciativa da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e da Associação Cerrado de Pé (ACP) será nesta quinta-feira (23), das 9 às 18 horas, na Casa Verde

A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação Cerrado de Pé (ACP) promovem nesta quinta-feira/23, em Colinas do Sul, o curso de coleta e beneficiamento de sementes nativas na pacata cidade do Nordeste Goiano, considerada uma das portas de entrada da região da Chapada dos Veadeiros.

A ação apresentará aspectos práticos e teóricos relativos à toda cadeia produtiva da atividade aos novos coletores, com ênfase na comunidade rural.

Com apoio de Furnas Centrais Hidrelétricas, a capacitação terá duração de oito horas prevista no Edital Socioambiental 2021 da empresa de geração e transmissão de energia através do projeto intitulado “A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas” e WWF Brasil.

Durante a capacitação a ser realizada pela RSC e ACP – que ocorrerá na Casa Verde das 9h às 18h – serão abordados assuntos como pesagem, armazenamento e comercialização sementes de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, além dos temas centrais como coleta e beneficiamento.

De acordo com Anabele Gomes, vice-presidente da RSC, os moradores do município e proximidades conhecerão o trabalho desenvolvido pela Rede e pela Associação Cerrado de Pé.

“É fundamental que os novos coletores compreendam questões operacionais como a relação entre os diferentes atores no processo que vai do coletor até o consumidor passando pelas instituições envolvidas”, afirmou.

A vice-presidente da RSC explica ainda que o objetivo do curso em Colinas do Sul é ampliar a quantidade de famílias coletoras de sementes na região.

Fora isso, quer também aumentar a diversidade e quantidade de sementes coletadas e vendidas para projetos de restauração ecológica.

IDH BAIXO – Colinas do Sul ocupa a 213ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH de 0,658) num ranking dos 246 municípios goianos  e, por isso, Anabele Gomes, ressaltou que a produção de sementes nativas para a restauração ecológica tem sido uma oportunidade de complemento de renda para muitas famílias.

“Promover a Conservação do Cerrado por meio desse trabalho de base comunitária é também uma forma de contribuir para a melhoria desses indicadores”, afirmou a vice-presidente da RSC. [Com informações da assessoria de imprensa da Rede de Sementes do Cerrado, em Brasília]

 

Botão Voltar ao topo