Niquelândia

Amunorte empossa, em Niquelândia, membros-fundadores da Academia de Letras, Artes e Ofícios do Norte de Goiás

Vanuza Valadares, que também é prefeita de Porangatu, prestigiou Ana Mathilde e Paulo Helder Martins na noite de sábado/25 na cidade do Norte do Estado: ex-secretária de Cultura de Niquelândia será vice-presidente da Acalnorte, que terá Euclides Alves de Souza como presidente

Vinte personalidades representativas da Cultura, da Literatura, das Artes e da Comunicação  foram empossadas na noite de sábado/26 – num casarão preservado pela Família Taveira, no Centro Histórico de Niquelândia – como membros-fundadores da Academia de Letras, Artes e Ofícios da Mesorregião Norte do Estado de Goiás (Acalnorte) Colemar Natal e Silva.

O homenageado com a denominação da Acalnorte era nascido em 1907 na antiga São José do Tocantins (atual Niquelândia) e foi um dos principais fundadores da Universidade Federal de Goiás (a UFG), onde foi reitor entre 1961 e 1964. Colemar, que era advogado e professor, morreu em Goiânia em 1996 aos 88 anos.

Roneide, Márcia, Euclides Goianinho, Vanuza, Kleber, Edimar e Ana Mathilde, durante a execução do Hino Nacional em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
A Acalnorte será inicialmente presidida por Euclides Alves de Oliveira Souza, o popular Goianinho, hoje à frente da Academia Porangatuense de Artes e Letras (Apale). Diplomado como Patrono da Acalnorte, ele conduziu a leitura do Termo de Juramento dos empossados pela nova entidade.

“Precisamos resgatar a memória da nossa região em livros impressos e também em e-books (livros virtuais), para que a história de cidades como Niquelândia, Pilar de Goiás, Mara Rosa e Porangatu, dentre outras, sejam conhecidas por todas as pessoas, de todas as gerações, para que possam gostar, vislumbrar, conhecer e se apaixonar, a exemplo do Projeto Goiás +300 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, o IHGG”, que será a maior enciclopédia cultural de nosso Estado”, afirmou Euclides Goiainho.

Roneide e Márcia representaram a Prefeitura de Niquelândia no registro da foto oficial com Vanuza, Ana Mathilde, Kleber e Euclides Goianinho e os demais membros da Acalnorte na residência da Família Taveira [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
O presidente da Academia Porangatuense de Letras foi o principal responsável pela mobilização de bastidores para que a solenidade de posse ocorresse em Niquelândia através da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte), que é presidida pela prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos).

Ambos deram aval para que o projeto da Acalnorte saísse do papel, como fruto da iniciativa pioneira da ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde Martins de Souza, escolhida como vice-presidente; e do historiador Paulo Helder Martins, que são irmãos. Por isso, de maneira honrosa, agora ocupam as cadeiras números 1 e 2 da Acalnorte, respectivamente.

Dada sua relevante contribuição à cultura goiana, Kleber Adorno foi agraciado com o título de Membro Honorário da Acalnorte, através da presidente da Amunorte, Vanuza Valadares [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Ana Mathilde e Paulo Helder, mais conhecido como Paulinho, tiveram destacada atuação no debate das questões de interesse regional por ocasião das atividades do Programa Líder Norte do Sebrae em 2018 e 2019, antes da pandemia da Covid-19.

Através de eixos temáticos discutidos em reuniões realizadas em Porangatu e outras cidades, ambos enfatizaram a necessidade de valorizar a classe intelectual do Norte do Estado, transformando-os assim em “imortais” desde o último final de semana em função do valoroso conteúdo produzido pelos membros fundadores da Acalnorte ao longo de décadas.

Amarildo Mulinari, Matheus Nunes, Célia Amélia e Sonea Stival durante o juramento por ocasião de suas respectivas posses como membros-fundadores da Acalnorte, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

“Nós devemos nos honrar muito de sermos da Região Norte de Goiás. Temos, aqui, histórias bonitas para serem resgatadas”, comentou Paulinho, escolhido como 1º secretário da academia.

Ao todo, 24 personalidades foram escolhidas nessa etapa inicial como membros-fundadores da Acalnorte, sendo que 4 estiveram ausentes por força de outros compromissos.

Evento de posse da Acalnorte ocorreu na belíssima residência da Família Taveira, no Centro Histórico de Niquelândia, diante de um seleto grupo de convidados pela Amunorte [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

No total, a Acalnorte terá 40 cadeiras, sendo que os 16 nomes restantes serão futuramente indicados e devidamente empossados em solenidades que ainda serão marcadas.

Vanuza e o ex-secretário estadual de Cultura do governo Henrique Santillo, Kleber Branquinho Adorno, foram os responsáveis pela entrega dos diplomas aos confrades e confreiras da entidade.

Paulo Helder Martins, o Paulinho, foi o responsável pela elaboração do Estatuto da Acalnorte em trabalho que contou com a decisiva participação de sua irmã e ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Dada sua relevante contribuição à cultura goiana, Kleber Adorno foi agraciado com o título de Membro Honorário da Acalnorte.

No breve discurso em Niquelândia, a prefeita de Porangatu e presidente da Amunorte destacou a amizade de longa data e estima pessoal que nutre por Ana Mathilde e Paulinho, citando o trabalho em conjunto realizado com eles e com outras lideranças regionais para fomentar o desenvolvimento e o progresso do Norte do Estado.

DOIS EUCLIDES – Ladeados pela presidente da Amunorte, Vanuza Valadares (c), Euclides Goianinho e Euclides Oliveira serão, respectivamente, presidente e relações públicas da diretoria da entidade oficializada no último sábado, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“Essa instituição, a Acalnorte, não está nascendo agora, do nada, porque já tem uma história prévia, formada por um grupo de pessoas – pensantes das áreas da escrita, do teatro, das artes visuais – que irão ajudar realmente a desenvolver a cultura da nossa região. O progresso, quando chega, chega devagarinho – com cada um de nós colocando um tijolinho – e, depois, desabrocha como um flor. Acredito muito nas pessoas que moram no Norte pois, com vontade e determinação, tudo é possível”, afirmou a presidente da Amunorte.

Vanuza Valadares também referendou a ação de Euclides Goianinho – atual secretário municipal de Transporte e Obras de sua gestão em Porangatu – como entusiasta da cultura da região, sendo a Acalnorte sua mais recente ação nesse sentido.

Jornalista em Porangatu, Sheillismar Ribeiro também vai ocupar lugar de destaque na Acalnorte: profissional da imprensa do Norte foi candidata a vice-prefeita de Porangatu em 2020 [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
A prefeita de Porangatu mencionou ainda o empenho demonstrado por Goianinho para que, após uma grande obra de reforma e restauração, o prédio histórico da antiga cadeia da cidade às margens da BR-153 seja transformado na sede da Academia Porangatuense de Letras.

JORNALISTAS DA REGIÃO AGORA TAMBÉM SÃO “IMORTAIS” – Por ocasião da solenidade de posse em Niquelândia, dois profissionais da imprensa do Norte do Estado – que possuem curso superior em Comunicação Social/Jornalismo, vale ressaltar – também foram diplomados como membros-fundadores da Acalnorte.

Vanuza Valadares, prefeita de Porangatu e presidente da Amunorte, prestigiou evento organizado pela Academia Porangatuense de Letras em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Shellismar Ribeiro, que ocupará a cadeira de número 05, é jornalista em Porangatu, onde nasceu. Trabalhou como repórter do Jornal Diário do Norte cobrindo assuntos de interesse do Norte de Goiás; foi âncora e apresentadora de programas noticiosos da Rádio Nova Era 94,1 FM; e atualmente comanda o Portal SR Notícias, de sua propriedade, que possui site e canal no You Tube.

Euclides Oliveira, que ocupará a cadeira de número 21 e será Relações Públicas da entidade, é jornalista em Niquelândia, onde mora há 17 anos. Nascido em Jundiaí-SP, onde iniciou sua carreira, está no Norte de Goiás desde 2005, tendo adquirido vasto conhecimento sobre a região. Trabalhou durante 11 anos no agora extinto escritório do Jornal Diário do Norte em Niquelândia e, há cinco anos, tornou-se empresário e comanda o Portal Excelência Notícias, site jornalístico de sua propriedade, no mesmo município.

Articuladora das demandas da Região Norte desde suas participações no Programa Líder do Sebrae, Ana Mathilde é a vice-presidente da Acalnorte: ex-secretária de Cultura de Niquelândia indicou o jornalista Euclides Oliveira para ocupar uma cadeira na recém-criada entidade [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
A Prefeitura de Niquelândia esteve representada no evento da Amunorte pelas secretárias municipais de Turismo, Roneide Pereira da Silva; e de Cultura, Márcia Alves Vila Nova Silva.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/Acin, Fernanda Rodrigues Melo; e o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Edimar Cintra, também prestigiaram a solenidade dentre outras figuras representativas dos municípios dos membros-fundadores da Acalnorte.

GALERIA DE FOTOS

ACADEMIA DE LETRAS ARTES E OFÍCIOS DA MESORREGIÃO NORTE DO ESTADO DE GOIÁS (ACALNORTE)

FUNDADA NO DIA 26 DE AGOSTO DE 2023

Biênio: 2023 – 2025

 
MEMBROS FUNDADORES:
 
Cadeira nº 01:

Membro fundador: ANA MATHILDE MARTINS DE SOUZA [VICE-PRESIDENTE]

Patronesse: CORA CORALINA

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 02:

Membro fundador: PAULO HELDER MARTINS [1º SECRETÁRIO]

Patrono: BERNARDO JOAQUIM DA SILVA GUIMARÃES

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 03:

Membro fundador: EUCLIDES ALVES DE OLIVEIRA SOUZA [PRESIDENTE]

Patrono: ANGELO ROSA DE MOURA

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 04:

Membro fundador: CLÁUDIO NEI NASCIMENTO DA SILVA

Patrono: HUGO DE CARVALHO RAMOS

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 05:

Membro fundador: SHEILISMAR MARINA RIBEIRO PINTO SILVA

Patrono: JAIME CÂMARA

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 06:

Membro fundador: AMARILDO CLÁUDIO MULINARI

Patrono: PAULO BERTRAN WIRTH CHAIBUB

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 07:

Membro fundador: CÉLIA AMÉLIA FERREIRA

Patrono: BERNARDO ÉLIS FLEURY DE CAMPOS CURADO

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 08:

Membro fundador: MARCELO CAMPOS TAVEIRA

Patrono: BERNARDO SAYÃO CARVALHO ARAÚJO

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 09:

Membro fundador: PEDRO HONORATO PINHEIRO

Patrono: DOM FRANCISCO PRADA CARRERA

Posse: 26 de agosto de 2023 [AUSENTE]

 
Cadeira nº 10:

Membro fundador: CARLOS HENRIQUE ALVES DO REGO

Patrono: FILOMENO LUIZ DE FRANÇA

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 11:

Membro fundador:  MÁRCIA SOARES DA SILVA

Patrono: GASPAR FERNANDES DE CARVALHO

Posse: 26 de agosto de 2023 [AUSENTE]

 
Cadeira nº 12:

Membro fundador:  DAYANE CECI BATISTA LOPES

Patronesse: ANA BRAGA

Posse: 26 de agosto de 2023 [AUSENTE]

Cadeira nº 13:

Membro fundador: ADAIR JOSÉ ATAIDES DE ABREU [1º TESOUREIRO]

Patrono: JOSÉ PORFÍRIO DE SOUZA

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 14:

Membro fundador: RAFAEL CÂNDIDO MIGUEL [2º TESOUREIRO]

Patrono: JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 15:

Membro fundador: SINVALINE PINHEIRO

Patrono: ÁUREA CELESTE MARTINS

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 16:

Membro fundador: ANTÔNIO RICARDO ECKERT [2º SECRETÁRIO]

Patrono: RAIMUNDO JOSE DA CUNHA MATOS

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 17:

Membro fundador: MARCOS RIBEIRO DE MAGALHÃES

Patrono: FREIMUND HEINRICH BROCKES

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 18:

Membro fundador:  SONEA MARIA STIVAL

Patrono: LOUIS BERNARD TRANQUILINI

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 19:

Membro fundador: MATHEUS NUNES

Patrono: ANTONIO DA FONSECA GROSTON

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 20:

Membro fundador: MARILZA DIAS DE SOUZA

Patrono: MOEMA DE CASTRO E SILVA OLIVAL

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 21:

Membro fundador: EUCLIDES GONÇALVES DE OLIVEIRA [RELAÇÕES PÚBLICAS]

Patronesse: ODETE RIBEIRO DE FREITAS

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 22:

Membro fundador: ANGELO MARCOS DE SOUZA

Patrono: JOHANN EMANUEL PHOL

Posse: 26 de agosto de 2023

 
Cadeira nº 23:

Membro fundador: VANDA MARIA BOAVENTURA

Patrono: FRANCIS CASTELNAU

Posse: 26 de agosto de 2023 [AUSENTE]

 
Cadeira nº 24

Membro fundador: ONEIDE SOARES CAMELO BARBOSA

Patrono: EURÍDICE NATAL E SILVA

Posse: 26 de agosto de 2023

Cadeira nº 25:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 26:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 27:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 28:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 29:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 30:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 31:  VAGA – A DEFINIR
 
Cadeira nº 32:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 33:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 33:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 34:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 34:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 35:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 36:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 37:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 38:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 39:  VAGA – A DEFINIR
Cadeira nº 40:  VAGA – A DEFINIR

Fonte: Academia Porangatuense de Artes e Letras (Porangatu)

Veja também

Botão Voltar ao topo