Niquelândia

Nova diretoria da ACIN assume cargos com desejo de impactar positivamente o comércio local

Ronaldo Fernandes e Fernanda Melo assumiram os cargos de presidente e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) na noite da última quarta-feira (5), com promessas para modernizar e dinamizar a entidade classista que foi comandada nos últimos dois anos pelo empresário Almir Pedroso: depois da sede própria, erguida na gestão do agora ex-presidente, nova diretoria quer encarar outros desafios

Dois jovens empresários – ambos com perfil visionário e sede por mudanças – foram empossados no meio desta semana nos cargos de presidente e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) pelo agora ex-presidente da entidade, Almir Pedroso e Silva. O auditório da entidade, como era de se esperar, ficou completamente lotado na noite da última quarta-feira (5).

De cara, Ronaldo Fernandes da Silva e Fernanda Melo Rodrigues já deram o tom de como será a gestão de ambos para cumprir o desafio de contar com 400 associados durante o mandato de dois anos para os quais foram eleitos em chapa única no último dia 30 de abril. Atualmente, a Acin possui cerca de 230 filiados.

Empresários dos ramos de componentes e insumos para empresas industriais e agrícolas (Ronaldo) e de manutenção/recarga de cartuchos e impressoras (Fernanda), eles anunciaram o Portal Excelência Notícias – do jornalista Euclides Oliveira – como a primeira empresa da cidade do Norte do Estado como associada pela nova diretoria da Acin.

NOVOS TEMPOS – Ronaldo Fernandes assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia, tendo Fernanda Melo como sua vice-presidente: renovação [Foto: Euclides Oliveira]

Um dos líderes do movimento intitulado “Pacto de Niquelândia”, Ronaldo Fernandes era o vice-presidente da Acin no período em que Almir Pedroso comandou a associação, nos últimos dois anos.

A chapa única Ronaldo-Fernanda recebeu, por ocasião da eleição, 86 dos 88 votos dos empresários que votaram à escolha da nova diretoria, de um total de 151 comércios que tinham esse direito assegurado naquele dia.

HISTÓRICO – Durante 15 dias do mês de abril, os então candidatos da Chapa “Acin em Ação” visitaram todos os comerciantes e órgãos de imprensa da cidade do Norte do Estado, para a apresentação de suas propostas.

Público lotou o auditório da Acin na última quarta-feira, para prestigiar a posse da nova diretoria [Foto: Euclides Oliveira]
CASA CHEIA – Público lotou o auditório da Acin na última quarta-feira, para prestigiar a posse da nova diretoria [Foto: Euclides Oliveira]
Segundo Ronaldo e Fernanda, uma das metas estabelecidas pela dupla ao biênio 2019-2021 prevê o desenvolvimento de ações que integrem todos os associados em políticas de interesse comum da classe empresarial para fomentar os segmentos do comércio; da indústria; e de prestação de serviços em Niquelândia.

Para a nova diretoria da Associação Comercial, a entidade possui muita força e poderá ganhar ainda mais importância nos próximos 24 meses com essa nova proposta de uma gestão moderna e inovadora, que seja decisiva ao sucesso dos pequenos, médios e grandes empresários da cidade, de 45 mil habitantes.

REFLEXÃO – “Para que eu chegasse até aqui, houve alguns ‘arranhões’, inclusive com amigos. Nesse momento, peço que isso tudo fique no passado, para que possamos desenvolver esse novo trabalho, de agora em diante”, afirmou Ronaldo Fernandes no primeiro discurso como presidente da Acin [Foto: Euclides Oliveira]
A EX-SECRETÁRIA QUE VIROU VICE – “A Acin faz parte da minha vida. Foi aqui que eu tive meu primeiro emprego, como secretária da Corte de Conciliação, quando ainda buscávamos resolver pendências do comércio com clientes sobre pagamento de ‘notinhas’. E eu hoje, enquanto comerciante, fico imaginando o quanto é difícil essa situação pois hoje, mesmo após 10 anos, eu ainda tenho ‘notinhas’ para receber. São coisas que precisam ser repensadas, de uma forma que possamos ajudar mais os nossos associados sobre esse mecanismo informal de crédito. Porém, sinto me preparada para assumir essa responsabilidade como vice-presidente da Acin pois, desde muito jovem, descobri que todos nós somos capazes de construir nosso futuro. Quero ajudar essa instituição a ficar mais forte pois sei que, com isso, todos nós (comerciantes) seremos diretamente beneficiados”, afirmou Fernanda Melo, em seu discurso de posse como a Número Dois da Acin.

RONALDO DESTACA AUMENTO DA RESPONSABILIDADE – A exemplo da entrevista que concedeu no dia em que foi eleito para presidir a Acin, Ronaldo Fernandes relembrou que sua responsabilidade com a cidade de Niquelândia cresceu ainda mais em decorrência de sua posse.

O desejo de Ronaldo é que possa haver sintonia entre todos os membros da nova diretoria para que todos os comerciantes de Niquelândia participem de forma mais próxima da Acin do processo de mudança e fortalecimento da entidade.

DEGRAUS DO SUCESSO – Fernanda Melo foi secretária da Acin há pouco mais de 10 anos e resgatou esse importante período de aprendizado para que se tornasse uma empresária de sucesso em Niquelândia, em seu discurso de posse como vice-presidente da Acin [Foto: Euclides Oliveira]
O novo presidente também manifestou o seu desejo de que a Acin, enquanto associação, possa fomentar os segmentos de Niquelândia para que a sociedade local – independentemente de possuírem ou não cargos de relevância – de modo que todos se tornem mais atuantes na captação de recursos e investimentos para a cidade.

Ronaldo também destacou o excelente trabalho feito por Almir Pedroso à frente da Acin: o empresário do ramo de panificação e vestuário, como se sabe, teve o mérito de concluir as obras da tão sonhada sede própria da entidade, que consumiu cerca de R$ 270 mil em recursos.

EM SEU ÚLTIMO ATO, ALMIR DIPLOMA COLABORADORES – Responsável pela conclusão da obra da sede da Acin, o agora ex-presidente Almir Pedroso entregou certificados aos comerciantes de Niquelândia que contribuíram com a obra, caso do empresário do ramo de peças automotivas, Eliseu de Paula [Foto: Euclides Oliveira]
Inclusive, por ocasião de sua despedida como presidente, Almir prestou contas de seu mandato (deixou saldo positivo de R$ 9,2 mil nas contas bancárias); e homenageou todas as empresas-parceiras da obra, com a entrega de um certificado-simbólico em agradecimento ao apoio recebido.

UNIÃO PARA SUPERAR DESAFIOS – “Para que eu chegasse até aqui (como presidente) houve alguns ‘arranhões’, inclusive com amigos, o que eu não esperava que pudesse gerar insatisfação. Comecei a conhecer o mundo da política e, confesso, só estou dentro porque hoje considero que isso é necessário. Por isso, nesse momento, quero pedir que isso tudo fique no passado, para que abram o coração, para que possamos desenvolver esse novo trabalho e fazer a coisa acontecer de agora em diante. Sou um homem religioso – não tanto quanto eu deveria ser – mas, dentre as pregações que estudei, uma delas fala da necessidade de união entre os líderes. União, união, união. Essa é a palavra-chave do trabalho que pretendo desenvolver aqui nesse momento histórico da minha vida”, afirmou o novo presidente da Acin, em seu pronunciamento formal após a posse.

Além de Ronaldo como presidente e de Fernanda como vice-presidente, a nova diretoria da Acin ficou assim composta: Eneida Godoi (secretária); Almir Pedroso (secretário); Emilson Severino da Silva (tesoureiro); e Carlos Roberto Oliveira (vice-tesoureiro).

POSSE COM O PÉ DIREITO – Cumprindo uma promessa de campanha à presidência da Acin, o presidente Ronaldo Fernandes anunciou o Portal Excelência Notícias, do jornalista Euclides Oliveira, como a primeira empresa de Niquelândia que aceitou associar-se à entidade logo no início de seu mandato [Foto: Wagner Luiz]
NOVA DIRETORIA QUER GARANTIR O “CALENDÁRIO ACIN DE  EVENTOS” EM DATAS IMPORTANTES PARA O COMÉRCIO DE NIQUELÂNDIA

De acordo com Ronaldo e Fernanda, uma das necessidades mais urgentes da entidade é a criação do “Calendário Acin” para estímulo ao incremento das vendas do comércio niquelandense em datas comemorativas, com eventos e promoções.

Uma das metas é a retomada, tão logo seja possível, do tradicional “Show de Prêmios” com sorteio de bens valiosos ao cliente da cidade que fizer suas compras de Natal em comerciantes-parceiros da Acin.

Em outras épocas, a entidade sorteou motos e até mesmo carros zero-quilômetro em Niquelândia.

Para estimular o espírito natalino da freguesia no final do ano, prevê-se a realização de apresentações natalinas (de arte, música e dança); estímulo para que o comerciante e morador de Niquelândia ornamente seus comércios e residências; e a fixação definitiva do horário estendido de atendimento das lojas entre os dias 1º e 24 de dezembro, véspera do Natal.

Um dos projetos – já em andamento, dada a proximidade do novo presidente da Acin e do próprio “Pacto de Niquelândia com a Goiás Turismo – é a realização de um Festival Gastronômico no município. Se tudo correr bem, o evento ocorrerá ainda este ano.

A modernização do comerciante de Niquelândia – seja em equipamentos ou mesmo em atendimento ao público – é outro desejo de Ronaldo e Fernanda: a diretoria agora empossada na Acin pretende atrair cursos, palestras e workshops sobre as principais demandas que envolvem a relação dos comerciantes com o consumidor local.

E, dentro dessa vertente, prevê também a realização anual da “Feira da Indústria, Comércio, Turismo e Prestação de Serviços” com a apresentação de novidades/inovações tecnológicas já utilizadas no comércio de grandes centros, como Goiânia e Brasília, que sejam passíveis de aproveitamento em Niquelândia.

A Acin, em sua nova gestão, também tem a intenção de apoiar as principais festas e eventos culturais/religiosos – dentre outros, que representem movimentação expressiva de recursos para o comércio do município – ofertando seus mecanismos de divulgação de forma mais expressiva.

Para tanto, a Acin também investirá numa comunicação mais eficiente nas redes sociais (como WhatsApp, Facebook e Instagram); e montagem de um site oficial da entidade voltado às empresas associadas que servirá como uma espécie de “Guia Comercial de Niquelândia”, serviço que hoje é oferecido por terceiros.

O fortalecimento ao Turismo local é outra meta da nova diretoria da Acin, que pretende unir esforços entre as autoridades do município para que um “Centro de Atendimento ao Turista (CAT)” seja instalado e opere com funcionalidade em Niquelândia.

O fomento ao Agronegócio e o incremento à industrialização local – devido ao forte desemprego causado pela paralisação da Votorantim Metais, há três anos – também está na pauta de Ronaldo.

O caótico trânsito de Niquelândia – onde particulares estacionam os carros em qualquer lugar, dada a falta de horários rígidos para operações de carga e descarga de mercadorias no comércio local – está também na pauta da nova diretoria da Acin.

Para tanto, os poderes Executivo e Legislativo serão chamados ao debate com Ronaldo e Fernanda, que irão cobrar reforços na sinalização e instalação de placas na Avenida Brasil e seus arredores.

Para a nova vice-presidente da Acin, o fator decisivo para o sucesso de Ronaldo e dela própria à frente da Acin será a união do grupo, com expectativa de muito trabalho de agora em diante.

De acordo com a jovem empresária, dada a ausência momentânea de verbas públicas em ações para o fortalecimento do comércio em parceria com a Acin, a entidade deverá tomar frente da resolução de problemas “de forma simples, mas que surja efeito” para prestar um bom atendimento ao empresariado de Niquelândia.

PROJETOS DE UNIÃO – Em entrevista à imprensa de Niquelândia, o novo presidente da Associação Comercial da cidade do Norte do Estado, Ronaldo Fernandes, disse que união é a palavra-chave para que seu mandato tenha êxito [Foto: Wagner Luiz/Colaboração] 
[/caption]

Veja também

Botão Voltar ao topo