Mara Rosa/Amaralina

Hochschild Minnig mobiliza Mara Rosa e Amaralina durante 1ª edição do Festival de Literatura, Cultura e Arte nas duas cidades do Norte

Evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de agosto e foi voltado à comunidade escolar, com programação gratuita que incluiu concursos de redação e desenho e encontros com escritores e educadores

A Hochschild Mining – empresa peruana que está à frente da implementação de um projeto de mineração de ouro em Mara Rosa – promoveu na última semana o 1º Festival de Literatura, Cultura e Arte de Mara Rosa e Amaralina (o 1º FLICMA 2023).

Entre a segunda-feira/14 e quarta-feira/16, a comunidade escolar dos dois municípios foi beneficiada uma programação completa e totalmente gratuita com oficinas de teatro, hip hop, montagem de fantoches com materiais recicláveis, scrap book, contação de histórias, cinema e exposições de fauna, arqueologia, artesanato com bambu, dentre outras.

Durante os três dias, o FLICMA recebeu mais de 2 mil pessoas durante as atividades promovidas nos turnos da manhã, tarde e noite.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Hochschild Brasil, Thelma Groque, o festival foi uma celebração da arte, da cultura e da educação.

Ela entende que tais manifestações têm valores fundamentais para qualquer sociedade e, da mesma maneira, representam grande importância para a Hochschild Mining.

“Com este evento, buscamos enaltecer e incentivar o hábito da leitura, especialmente para os mais jovens, aproximando essas pessoas também da cultura regional”, afirmou a executiva da mineradora.

Como representante da literatura goiana, a professora e escritora Maria Luiza Bretas liderou duas rodas de conversa com professores, diretores, coordenadores e suas equipes, lideranças locais e outros convidados para falar sobre literatura, metodologias e estratégias em sala de aula.

“Esse envolvimento dos professores é essencial, pois possibilita a disseminação do conhecimento para além do Festival, nos permitindo deixar um verdadeiro legado”, completou Thelma Groque.

O 1º FLICMA concentrou atividades no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual CEPI Castelo Branco, em Mara Rosa; e no Ginásio de Esportes de Amaralina, além do Auditório da Câmara Municipal de Amaralina.

Idealizado e organizado pela Hochschild, o evento contou com a parceria da Coordenação Regional da Educação (CRE) de Goiás em Uruaçu; das secretarias de Educação de Mara Rosa e de Amaralina, contando ainda com apoio do SENAR, da FAEG Jovem; da Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa, da ONG Acrear; e do Poder Legislativo amaralinense.

SOBRE A HOCHSCHILD MINING – A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Sul e mais de 100 anos de tradição.

No Brasil, tem como ativo o projeto Mara Rosa, iniciado após a aquisição da empresa Amarillo Mineração do Brasil, um open pit (mineração a céu aberto) localizado em Mara Rosa.

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo, desse total, 2,4 mil hectares já com portaria de lavra.

Em 2021, recebeu a primeira Licença de Instalação e atualmente encontra-se na etapa de construção, com previsão de produção para o primeiro semestre de 2024, estimada em 102 mil onças de ouro/ano nos 4 primeiros anos da operação. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo