Niquelândia

Executivo articula e garante reeleição de Diego de Carvalho à presidência da Câmara Municipal de Niquelândia

Pastor evangélico, que cumpre seu primeiro mandato como vereador, seguirá à frente da casa de leis: ele recebeu sete votos e venceu chapa encabeçada pelo vereador Jonas Barbosa

O vereador Diego Bonifácio de Carvalho (DC) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Niquelândia no início da tarde desta sexta-feira/9 – após quatro horas de intensas conversações entre os parlamentares – na última sessão ordinária deste ano.

Diego, que é pastor evangélico e cumpre seu primeiro mandato como vereador, permanecerá no comando da casa de leis até o final de 2024.

Ele conquistou sete votos e garantiu a maioria após interferência direta de membros do primeiro escalão da administração do prefeito Fernando Carneiro (PSD).

Representantes do Poder Executivo entravam e saíam a todo momento da garagem do Legislativo, que faz fundos com o plenário, até que duas chapas se apresentassem efetivamente à disputa.

Uma delas – articulada diretamente pelos vereadores Deyvi Charlle Araújo Alves (PROS) e Anderson Ribeiro da Silva (União Brasil), que fazem oposição ao Poder Executivo – indicou o vereador Jonas Batista Barbosa (Republicanos) como candidato à presidência do Legislativo.

Em seu segundo mandato na Câmara, Jonas recebeu seis votos, indicando assim um possível racha na base de apoio ao Poder Executivo no Legislativo, da qual o próprio vereador do Republicanos fez parte nos últimos dois anos.

Jonas é um dos nomes cotados à disputa pela Prefeitura de Niquelândia nas próximas eleições municipais da cidade do Norte do Estado; e tinha interesse em presidir o Legislativo dada a visibilidade política proporcionada pela função.

A ordem de votação de cada um dos 13 vereadores foi definida por sorteio, na presença do pequeno público que acompanhou a sessão.

QUEM VOTOU EM QUEM? – Diego de Carvalho foi reeleito presidente do Legislativo com o voto em si próprio e apoio de outros seis vereadores, a saber: João Pedro Ferreira (PSDB); Aguinaldo Dantas (PSD); Diorge Moreira de Paiva (União Brasil); Rodrigo Pereira Gomes, o Rodrigo Pernambuco (PSD); Neira Matos Ribeiro de Araújo (Republicanos) e João Paulo de Paiva Euzébio (PROS).

A composição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 terá, além de Diego, os vereadores Diorge (vice-presidente); Agunialdo (primeiro-secretário); Rodrigo (segundo-secretário); João Paulo (primeiro-suplente); e João Pedro (segundo- suplente)

Por seu turno, a chapa opositora encabeçada pelo vereador Jonas Barbosa contou com o voto em si próprio e apoio de outros cinco vereadores, a saber: Anderson, Erlandsson Bonfim de Sena (União Brasil), Josimar Francisco de Araújo (PSC); Deyvi Charlle; e Maria Ferreira de Almeida Silva, a popular Professora Lia (PROS).

DIEGO REPETE FEITO DE LÉO FERREIRA – A permanência de Diego de Carvalho à frente da presidência da Câmara Municipal de Niquelândia – por um total de quatro anos, até a eleição municipal de 2024 – é decorrente de uma alteração feita na Lei Orgânica do Município de Niquelândia, há nove anos.

Até dezembro de 2013, a previsão legal para exercer cargos na Mesa Diretora do Legislativo era de apenas dois anos, sem possibilidade de prorrogação.

Naquela época, o então presidente da Câmara Municipal, o agora ex-vereador Léo Ferreira, fora indicado por cinco colegas da casa de leis para seguir à frente do Legislativo no Biênio 2015-2016.

Todavia, como alterações na Lei Orgânica só poderiam ser feitas para ter validade no ano seguinte – no caso, 2014 – a regra foi alterada no final de 2013 e Léo Ferreira foi reeleito ao cargo de presidente da Câmara há oito anos, pela primeira vez na história da política niquelandense.

Ele ainda conquistaria um segundo mandato de vereador em 2016 e, por tratar-se de nova Legislatura, pôde candidatar-se sem maiores impedimentos; e foi novamente eleito presidente do Legislativo, em 1º de janeiro de 2017, pela terceira vez seguida, para o biênio 2017-2018.

No final de 2018, Léo Ferreira fora eleito presidente da Câmara Municipal de Niquelândia para o biênio 2019-2020, novamente beneficiado mudança da Lei Orgânica que ele próprio articulou, em 2013, ficando assim oito anos ininterruptos na presidência.

Dado o desgaste desse longo período, Léo Ferreira não disputou as eleições municipais de 2020; e apostou suas fichas em sua esposa Carmem Lúcia Ferreira, que foi candidata a vice-prefeita na chapa do então candidato ao Executivo, Ozeas Gomes de Morais, o Ozeas Boiadeiro (PRTB).

A expectativa, entre os moradores da cidade do Norte, é que Diego de Carvalho cumpra com a promessa de repetir novamente uma gestão austera dos recursos do Legislativo, a exemplo do que trabalho que desempenhou no biênio 2021-2022 no comando da casa de leis.

Veja também

Botão Voltar ao topo