Eleições 2022

Pesquisa mostra Rodrigo Fernandes em 1º lugar para deputado estadual em 10 cidades do Norte do Estado

Universo apurado pela Direct Pesquisas reuniu 2.002 pessoas de um total aproximado de 145.000 eleitores aptos a votar na região no próximo dia 2 de outubro na: na amostra coletada, candidato do Avante obteve 14,2% das intenções espontâneas de voto

Levantamento estatístico realizado em 10 cidades do Norte de Goiás pela Direct Pesquisas aponta que o candidato a deputado estadual Rodrigo Fernandes (Avante) lidera as intenções de voto da região por uma vaga na Assembleia Legislativa, nas eleições de outubro [Confira, no final desta reportagem, a tabela com as intenções de voto de todos os candidatos citados]

Num universo de 2.002 pessoas que responderam os questionários formulados pela empresa de pesquisa entre os dias 13 e 16 deste mês Rodrigo obteve a confiança espontânea de 284 eleitores (14,20% do total) distribuídos entre os municípios de Alto Horizonte, Amaralina, Campinorte, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Porangatu, São Luiz do Norte e Uruaçu.

Essas localidades possuem, juntas, cerca de 145.000 eleitores aptos a votar no pleito marcado para o próximo dia 2.

Diferentemente da pesquisa estimulada [que apresenta ao eleitor uma lista com os concorrentes ao cargo de deputado estadual] a pesquisa espontânea é um recorte do levantamento que mostra quais candidaturas estão mais enraizadas na cabeça do eleitor.

Rodrigo, como se sabe, é o nome apoiado pelo grupo político que respalda de longa data o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em Uruaçu, cidade onde o advogado e candidato do Avante nasceu e foi criado. É a primeira vez que ele disputa um cargo público, apesar de sua ativa participação nos bastidores da política uruaçuense.

O QUE DIZEM OS NÚMEROS – O deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), que tenta a reeleição na base de Caiado, é o 2º colocado nessa pesquisa com 170 intenções de voto (8,5%) dos eleitores do Norte, seguido pelo ex-assessor parlamentar Givago Valadares (PRTB), que recebeu apoio de 132 eleitores (6,6% do total).

O 3º colocado, como se sabe, é filho da atual prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos). Ela já foi deputada estadual entre 2007 e 2010 e agora tenta alçar Givago à condição de representante do Norte do Estado na Assembleia Legislativa, em Goiânia.

A ex-deputada estadual Eliane Pinheiro (PSDB) – que tenta retornar à Assembleia Legislativa após perder a reeleição em 2018 – alcançou a preferência de 86 eleitores (4,3% do total) e ficou em 4º lugar. Ela é a candidata apoiada em Uruaçu pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB).

Em 5º lugar aparece o deputado estadual Talles Barreto (União Brasil), que também tenta a reeleição na base do atual governador do Estado. Nas 10 cidades verificadas, Talles atingiu 82 votos (4,1% do total).

O 6º colocado é o médico José Machado (PSDB), que tem Goianésia como seu principal reduto eleitoral. No Norte do Estado, ele foi apontado como o preferido de 72 eleitores (3,6% do total) para eleger-se deputado estadual.

Em 7º lugar, aparece outro político de Goianésia: o ex-prefeito Renato de Castro (União Brasil) com a preferência de 68 eleitores do Norte (3,4% do total) para uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na gestão Caiado, Renato de Castro foi presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego); e agora tenta retomar a cadeira de deputado estadual a qual renunciou no final de 2016, ano em que elegeu-se para comandar o Poder Executivo.

Na 8ª posição, o deputado estadual Júlio Pina (PRTB) foi apontado como o nome a ser escolhido por 58 eleitores (2,9% do total). Com uma intensa campanha no Norte do Estado – especialmente em Niquelândia – o político de Senador Canedo busca a reeleição para seu segundo mandato de deputado estadual.

Outro candidato à Assembleia Legislativa egresso da própria região é o ex-prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes. Filiado ao Agir (antigo Partido Trabalhista Cristão/PTC), Pedro foi citado por 34 eleitores (1,7% do total) que responderam ao SMS da Pesquisa Directa e ficou em 9º no levantamento.

Por último, 28 eleitores (1,7% do total) do Norte do Estado manifestaram intenção de votar pela reeleição do deputado estadual Cairo Salim (PSD), o 10º colocado na pesquisa.

No rol dos descontentes com a política partidária, 4,9% do universo pesquisado afirmaram intenção de anular o voto no pleito deste ano.

Por outro lado, 34,3% dos eleitores ouvidos não souberam opinar, mostrando-se indecisos sobre a escolha que farão.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos, estando assim com 95% de confiança nas projeções dos cenários verificados.

DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 18/09 com o número GO-01.888/2022, o levantamento realizado pela SMS Direct Pesquisas e Marketing LTDA foi contratado e pago pela empresa Trilhas do Cerrado Produções e Publicidades Eirelli, também sediada em Goiânia.

Veja também

Botão Voltar ao topo