Eleições 2022Goiânia

Caiado lidera corrida para o Governo do Estado com o dobro das intenções de voto de Gustavo Mendanha, aponta Pesquisa Serpes/O Popular

Levantamento mostra governador com 49,3% dos votos válidos, com grandes chances de vencer a eleição ainda no primeiro turno: vantagem se repete na pesquisa espontânea e e nas simulações para um eventual segundo turno 

Às vésperas das convenções e próximo do início da campanha eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera com folga a disputa pela reeleição ao Governo de Goiás.

Os números são da 1ª rodada da pesquisa Serpes, contratada pelo jornal O Popular, e divulgada na sexta/15.

Caiado é o primeiro colocado nas simulações espontânea, estimulada e nos três cenários de 2º turno.

No levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada ao eleitor, Caiado tem 37,6% das intenções de voto.

Trata-se de uma expressiva vantagem de 18,9 pontos porcentuais sobre o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que registra 18,6% das menções estimuladas.

Na terceira posição, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) marca 15% das indicações.

A Pesquisa Serpes/O Popular aponta empate técnico entre Mendanha e Marconi, dentro da margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

O tucano deve oficializar sua pré-candidatura ao governo neste sábado/16.

O deputado federal Vitor Hugo (PL) é lembrado por 3,1% dos entrevistados, em quarto lugar.

Abaixo, o ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT) tem 1% das indicações, Cintia Dias (Psol) 0,7% e Helga Martins (PCB), 0,1%. Edigar Diniz (Novo) não pontuou.

Indecisos somam 18,4%, enquanto 5,4% pretendem anular ou não votar.

Na simulação de votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos, o governador Ronaldo Caiado se aproxima da vitória já no 1º turno.

Caiado registra 49,3% dos votos válidos. Neste cenário, Gustavo Mendanha tem 24,5%; Marconi Perillo 19,6%; e Vitor Hugo, 4,1%.

A Pesquisa Serpes/O Popular ouviu 801 eleitores entre os dias 10 e 14 de julho.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO 02837/2022.

ESPONTÂNEA – Caiado também tem ampla vantagem no levantamento espontâneo – quando não é apresentada a cartela com o nome dos candidatos.

O governador tem 17,2% das indicações espontâneas. Gustavo Mendanha é lembrado por 8,2%; Marconi Perillo, por 3%; e Vitor Hugo, por 1,1%.

Os demais pré-candidatos ao governo tiveram poucas indicações na pesquisa espontânea.

Entre os entrevistados, 66,3% não escolheu candidato para a sucessão de 2 outubro – porcentual considerado natural devido à distância do pleito.

2º TURNO – Mesmo com a possibilidade real da disputa ser encerrada no 1º turno, a Pesquisa Serpes/O Popular fez três simulações de 2º turno. Ronaldo Caiado lidera todas as simulações com larga margem.

Na disputa contra Gustavo Mendanha, Caiado vence por 52,1% a 30%, vantagem de 22,1 pontos.

Neste cenário, os indecisos somam 9,1%, enquanto 8,9% pretendem anular ou não votar.

Caiado supera o ex-governador Marconi Perillo por uma margem ainda maior: 55,6% a 22,1%.

A vantagem do atual governador neste cenário é 33,5 pontos. Anulariam ou deixariam de votar 14,7% e 7,6% se mostraram indecisos.

Na simulação de 2º turno entre Caiado e o deputado federal Vitor Hugo, o atual governador dispara: 61,5% contra 13,2% do parlamentar bolsonarista.

Neste cenário, 15,4% anulariam e outros 9,9% afirmaram indecisão.

REJEIÇÃO – A Pesquisa Serpes/O Popular aponta o ex-governador Marconi Perillo como o mais rejeitado entre os pré-candidatos à sucessão estadual.

Dos entrevistados, 30,6% não votam no tucano em nenhuma hipótese, o dobro da rejeição do atual governador. Caiado é preterido por 14,7%.

Wolmir Amado é rejeitado por 3,9%; Vitor Hugo, por 3,4%; Cintia Dias por 2,7%; Helga Martins, por 2,6%; Gustavo Mendanha e Edgar Diniz, por 2,5% cada.

Entre os entrevistados, 43,1% não rejeita nenhum postulante e 6,9% não respondeu aos questionamentos. [Com informações do Jornal O Popular, de Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo