Porangatu

ENTREVISTA – SHEILLISMAR RIBEIRO – Jornalista ‘sobrevive’ ao jogo político em Porangatu e anuncia pré-candidatura a deputada estadual pelo PRTB

Após o enorme destaque conquistado na política de Porangatu nas eleições municipais de 2020 – ocasião em que disputou o cargo de vice-prefeita da cidade – a jornalista Sheillismar Ribeiro filiou-se recentemente ao PRTB e confirmou, na última semana, sua pré-candidatura à uma vaga de deputada estadual como legítima representante do Norte Goiano na Assembleia Legislativa, nas eleições de outubro. Na entrevista que concedeu ao Portal Excelência Notícias, na tarde desta segunda-feira/6, a pré-candidata destacou que a credibilidade profissional como comunicadora em rádios, jornais e televisões de Porangatu e região foram, aos poucos, impulsionando-a para que entrasse em disputas político-partidárias. Algo que, vale dizer, Sheillismar jamais desejou anteriormente pois entendia que sua missão primordial sempre foi o exercício do jornalismo correto e ético, em defesa da população mais carente e sofrida assim como a própria jornalista, que é oriunda de uma família humilde em Porangatu. Porém, com o passar dos anos, os convites das mais diversas correntes partidárias de Porangatu foram se tornando mais intensas e irrecusáveis. A pré-candidata a deputada estadual também detalhou seu rompimento político com o advogado Márcio Luís da Silva (MDB), que a convidou para compor chapa ao Executivo porangatuense, há dois anos; os motivos pelos quais decidiu-se filiar-se ao PRTB; e reafirmou seu posicionamento de oposição, no município, à prefeita Vanuza Valadares (Podemos), embora ambos os grupos estejam engajados na reeleição do governador Ronaldo Caiado (União BR). Na eleição deste ano, Sheillismar fará dobradinha com o suplente de vereador de em Goiânia, Igor Franco (PRTB), que é pré-candidato a deputado federal. Confira, a seguir, a íntegra da entrevista da jornalista e pré-candidata a deputada estadual:

Portal Excelência NotíciasA senhora anunciou em suas redes sociais, na última semana, a confirmação de sua pré-candidatura à uma vaga de deputada estadual, nas eleições de outubro, representando Porangatu e o Norte de Goiás. Como é que se deu esse processo de construção de sua pré-candidatura, pelo PRTB?

Sheilismar RibeiroEsse processo, na verdade, começou há muitos anos, bem antes de eu pensar em entrar para o mundo da política. Foi através da popularidade conquistada como fruto do meu trabalho diário como jornalista – passando por jornais impressos, emissoras de rádio e de TV e também nas redes sociais, aqui em Porangatu – que as pessoas começaram a admirar meu trabalho. Isso gerou uma credibilidade muito boa para o meu nome, de tal forma que eu sempre recebia convites da classe política para participar das eleições como candidata a vereadora. Mas sempre recusei porque realmente amo o que eu faço, que é o jornalismo. Porém, cheguei a um tal momento em que notei que a procura pelo meu nome [para disputar eleições] se tornou tão grande que repensei o assunto e cheguei na conclusão de que, se como jornalista eu consigo ajudar as pessoas; a resolver problemas; e a levar conhecimento para que as pessoas possam ter sua própria opinião; percebi também que, através da política, eu também teria um caminho para ajudar as pessoas; para fazer o bem-coletivo; e para buscar melhorias e desenvolvimento para o local onde a gente vive. Então, como eu já lhe disse, foi um processo ao longo do tempo que acabou ficando bem visível por ocasião da eleição municipal de 2020 em Porangatu, quando fui convidada ser candidata a vice-prefeita. Aceitei esse desafio que se desenrolou da forma que eu esperava, pela forma com que foi conduzida aquela campanha. E a expressiva votação que tivemos sendo candidatos pela primeira-vez [o advogado Márcio Luís da Silva, que encabeçava a chapa majoritária à época, também nunca havia disputado eleições] acabou repercutindo posteriormente para que eu viesse a disputar agora em 2022, como pré-candidata a deputada estadual. Foram vários convites, de vários partidos e de vários grupos políticos de Porangatu. Procurei ouvir a todos e, depois dessas conversas, chegou o momento de tomar a minha decisão, que foi a minha filiação ao PRTB, divulgada recentemente.

FILIAÇÃO AO PRTB – Sheillismar (c) teve sua ficha de filiação ao PRTB abonada pelo presidente do diretório municipal da legenda em Porangatu, GIlvan de Souza [à esq.] e pelo presidente estadual do partido, Denes Pereira (à dir.) – [Foto: Divulgação]
Excelência Notícias – Nós acompanhamos, pessoalmente, um dos atos públicos da eleição municipal de 2020, em Porangatu, quando percebemos à época que realmente havia um bom entrosamento e uma parceria até bem consolidada do então candidato a prefeito Márcio Luís com a senhora, que compunha essa chapa como candidata a vice. Porém, recentemente, a senhora e ele trocaram farpas em vídeos divulgados nas redes sociais, dando a entender que a parceria política de outrora realmente se esfacelou por completo. O que houve, afinal? Porque ocorreu esse rompimento? A senhora estava a um passo de se filiar ao MDB em Porangatu.

Sheilismar –  Sim, estive sim. De fato, foi uma parceria muito bonita, mas que acabou encerrada por divergências de opiniões. O Márcio Luís, como presidente do MDB, conduziu muito bem nossa campanha eleitoral de 2020. Porém, ele queria que me filiasse ao MDB; fizesse a pré-campanha; e disputasse as eleições pelo MDB. Porém, depois das análises que eu fiz, percebi que seria muito difícil eu ser eleita pelo partido, dada a grande quantidade de votos necessários para o MDB fazer uma cadeira na Assembleia Legislativa. Tivemos uma reunião em determinada ocasião e uma pessoa [que a pré-candidata não revelou o nome] fez uma pergunta direcionada ao Márcio Luís e ao Márcio Correa [de Anápolis, que é pré-candidato a deputado federal],questionando ambos se o meu nome estava sendo incluído na lista apenas para compor o percentual mínimo [de 30% das vagas] de mulheres exigido pela Justiça Eleitoral na chapa, afirmando que eram reduzidas as chances da minha eleição pelo MDB. Essa pergunta – e tanto a resposta dada pelos dois Márcios naquela ocasião – me deixaram com a pulga atrás da orelha. Procurei conversar com os dois, que desmentiram essa tese. Mas a gente sabe, sim, que a média para eleger um candidato a deputado estadual pelo MDB é de 30 mil votos. Procurei ouvir, então, outros presidentes de partidos da base na qual o MDB está inserido aqui em Porangatu; e todos me falaram a mesma coisa, que achavam o MDB um bom partido, mas que a viabilidade de eu ser eleita, estando iniciando na política, seria mínima. Por fim, depois de eu conversar com o Daniel Vilela [presidente estadual do MDB e pré-candidato a vice-governador na chapa do atual governador Ronaldo Caiado, do União BR]; com o Márcio Luís; e com o Márcio Correa, eu decidi tomar uma decisão, até porque era uma decisão que caberia só a mim. E acabei optando pelo PRTB, que foi um partido que nos deu suporte na campanha municipal de 2020; que não abriu mão de nos apoiar; e que continua apoiando a gente. O presidente estadual do PRTB, Denes Pereira, sempre me ouviu, em todas as vezes que eu o procurei, sem fazer imposições. Então, por esses motivos, é que decidi escolher o PRTB inclusive porque nosso presidente municipal aqui em Porangatu, Gilvan de Souza, também sempre me deu suporte em todas as questões; e nesta vez [na pré-candidatura a deputada] não está sendo diferente. Ambos estão sendo muito claros e transparentes comigo. Porém, o que realmente provocou esse rompimento meu com o Márcio Luís foi um vídeo em que ele usou de mentiras, quando poderia ter sido muito mais claro em dizer que houve sim a conversa anterior entre nós; e não que havia sido pego de surpresa com a minha filiação ao PRTB. O rompimento, da minha parte, foi por causa desse vídeo. Mas ele [Márcio Luís] quando fez esse vídeo já tinha a certeza de que ocorreria esse rompimento.

Sheillismar garantiu que segue na oposição à prefeita Vanuza Valadares em Porangatu, apesar do pré-candidato a deputado Givago Valadares, que é filho da chefe do Executivo, ter se filiado também ao PRTB [Foto: Divulgação]
Excelência Notícias – A senhora, por um lado, trabalha com a hipótese de que sua eventual eleição pelo PRTB poderá ser mais fácil, em tese, pois o número de votos mínimos da legenda para fazer uma cadeira na Alego gira entre 13 mil e 15 mil votos. Hoje, o PRTB tem três deputados na Assembleia, sendo dois que migraram para a legenda e um que permaneceu [Julio Pina, eleito em 2018, que também tem um trabalho político realizado no Norte do Estado]. Por esse prisma, a senhora não teme que seus eventuais votos em 2022 sirvam apenas ‘de escada’ para a reeleição dos atuais deputados do PRTB?

Sheillismar – O PRTB, de fato, possui hoje grandes nomes como deputados estaduais. Inclusive, fui muito bem acolhida também pelo deputado Júlio Pina, que me recebeu duas vezes em seu gabinete na Assembleia Legislativa. Ele mesmo me deu todo respaldo e incentivo para ir à essa disputa; e me disse que o meu nome está realmente muito forte na região de Porangatu. Quando a gente vai para uma disputa, o risco que se corre é esse mesmo: ou você trabalha para conseguir bastante votos; ou, independentemente se o candidato for o Júlio ou eu não, esses votam podem somar na chapa [para o cálculo do quociente eleitoral, que determina o número de cadeiras que cada partido terá direito a partir de janeiro de 2023]. Isso é algo natural na política. Mas todos podem ter certeza de que vou trabalhar muito para ter muito mais votos do que o Júlio [risos] e de que todos os outros nomes do meu partido.

CICATRIZES – “O Márcio Luís, quando gravou aquele vídeo dizendo mentiras a meu respeito, já tinha a certeza de que ocorreria esse rompimento político entre eu e ele”, afirmou a pré-candidata a deputada estadual Sheillismar Ribeiro [Foto: Divulgação]

Excelência Notícias – As eleições para deputado estadual, em Porangatu, sempre foram marcadas pela presença de candidatos de grupos políticos opostos, disputando a vaga na Assembleia Legislativa também por partidos com posicionamentos divergentes. No entanto, esse ano, a senhora e o pré-candidato Givago Valadares estão filiados ao mesmo partido, o PRTB. Fora isso, ele é filho da atual prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, que venceu as eleições de 2020 quando a senhora concorreu ao cargo de vice-prefeita. A senhora se tornou politicamente próxima de Vanuza? Como explicar isso ao eleitor? Além disso, a senhora e o pré-candidato Givago não correm o risco de disputar a eleição de outubro e ‘morrerem na praia’, juntinhos?

Sheillismar – Olha, abraçados posso dizer com toda certeza que não [risos]. Como se sabe, eu e o então candidato a prefeito Márcio Luís estávamos num palanque oposto ao da atual prefeita de Porangatu. De outra forma, o Daniel Vilela – que foi candidato a governador em 2018 em oposição ao atual governador Ronaldo Caiado – também está agora junto com Caiado, na política estadual. Então, cada eleição tem suas vertentes, suas particularidades. São diferentes uma da outra. Porém, em nível municipal, eu continuo sendo oposição [ao grupo político de Vanusa]. Como jornalista, faço meu trabalho com todo respeito e imparcialidade. Mas, politicamente falando, estou na oposição em Porangatu. Em nível de Estado, tanto o partido dela [da prefeita da cidade] como o meu partido – em que o filho dela está também filiado – apoiam a reeleição do governador Ronaldo Caiado, assim como o Márcio Luís, que é do MDB.

A decisão de Sheillismar de filiar-se ao PRTB também incluiu várias conversações em Goiânia com o deputado estadual Júlio Pina, do mesmo partido, que disputará a reeleição esse ano [Foto: Divulgação]

Excelência Notícias – Mas, do ponto de vista da política municipal em Porangatu, o pré-candidato Givago Valadares foi incoerente ao se filiar no mesmo partido que a senhora, o PRTB? Ou a senhora mesmo que assumiu uma postura incoerente, ao aceitar que isso ocorresse?

Sheillismar Eu não acredito que haja incoerência nem da minha parte e nem do pré-candidato Givago. Ambos buscamos um partido que nos desse condições reais de serem eleitos. Como eu já disse, na eleição municipal, o MDB já estava conosco e continua agora [na base política do governador] na eleição estadual. No caso do Givago, nós não estávamos juntos [na eleição de 2020] mas ele deve algum motivo [para estar mais próximo agora] que eu desconheço, pois não temos conversas nesse sentido. Eu, no meu caso, como já disse, tinha uma afinidade anterior com o PRTB pelo lealdade que o partido teve com o Márcio e comigo eleição municipal. Mas, sobre o Givago, de fato, eu realmente não sei o que o levou a filiar-se no mesmo partido que eu me filiei.

A pré-candidata a deputada estadual Sheillismar Ribeiro com o pré-candidato a reeleição, Coronel Adaílton: eleito pelo PP em 2018, o deputado migrou para o PRTB posteriormente [Foto: Divulgação]

Excelência Notícias A pré-candidatura da senhora para deputada estadual, caso  realmente seja confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é para realmente vencer as eleições; ou apenas como pano de fundo para marcar posição às eleições municipais de Porangatu em 2024?

Sheillismar – Totalmente para vencer, né? Digo isso porque, se eu estivesse vislumbrando somente um cargo em 2024, eu teria me filiado ao MDB, onde sequer cheguei a me filiar, como foi dito; ou me filiaria ao PDT [partido em que a jornalista disputou a vice-prefeitura de Porangatu, em 2020]. Então, estou entrando nessa pré-campanha e, futuramente, campanha para vencer; e representar a Região Norte de Goiás, na Assembleia Legislativa; e do nosso Estado, como um todo. Claro que, em 2024, tudo vai depender do que acontecer agora.

A DOBRADINHA DO PRTB – Sheillismar Ribeiro, pré-candidata a deputada estadual, disputará vaga na Assembleia Legislativa em aliança política com o pré-candidato a deputado federal Igor Franco, suplente de vereador em Goiânia [Foto: Divulgação]
Excelência Notícias – A senhora – como jornalista e como aspirante pela segunda vez à um cargo público de destaque na política porangatuense, cidade onde nasceu – o que vislumbra e percebe como principais demandas do Norte Goiano para um eventual mandato como deputada estadual, a partir de janeiro de 2023, em Goiânia?

Sheillismar – Vejo uma grande necessidade de geração de emprego e renda, principalmente para os jovens, na questão do primeiro emprego, quando esse jovem sai à procura de trabalho e esbarra na questão da falta de experiência anterior. Precisamos trabalhar muito em cima dos programas sociais voltados para esse cuidado com a juventude. A capacitação é sim importante, mas precisa haver parcerias com as indústrias; com o comércio; para que a pessoa saia desse curso com chance real de obter seu primeiro emprego seja no Poder Público ou numa insttuição privada. Vejo também, ao longo desses anos coletando informações junto aos populares da Região Norte, que precisamos dar condições melhores para as pessoas irem e virem; trabalhar bastante a oferta de ações de recapeamento asfáltico e de asfalto novo nos municípios da região. Fala-se muito dos buracos que se abrem durante o período chuvoso mas, quando a chuva acaba, as ruas continuam esburacadas. Precisamos também, na região, ter mais áreas de lazer e espaços culturais, principalmente em Porangatu, cidade que sempre foi referência estadual em cultura para que, considerando-se a atual realidade dos nossos jovens, possamos ter cidades mais apaziguadas. Ou seja, como deputada, se eleita for, pretendo cuidar do dia a a dia do cidadão – algo que eu sempre trabalhei como jornalista – para que todos possam exercer bem suas funções, seu trabalho, tanto a nível estadual como municipal, mas também para que a nossa região Norte se consolide como um novo polo de desenvolvimento em Goiás, e que se torne referência em nosso Estado.

A ESTRÉIA NA POLÌÍTICA – Sheillismar Ribeiro, na entrevista ao Portal Excelência Notícias em 2020, quando disputou o cargo de vice-prefeita de Porangatu: popularidade como jornalista na cidade do Norte a ‘empurrou’ para a política [Foto: Excelência Notícias/Arquivo]
Excelência Notícias – A exemplo das entrevistas que já fizemos com outros pré-candidatos a deputado estadual como a senhora, notamos claramente que Porangatu e Uruaçu, principalmente, querem ter um deputado para chamar de seu. Como lidar com tantas vaidades numa região conhecida há muito tempo por não conseguir eleger nenhum deputado estadual, afim de que o Norte tenha de fato representatividade na Assembleia?

Sheillismar –  Isso é uma realidade, infelizmente, pois sempre existem, a cada 4 anos, muitos nomes nas cidades da nossa região dividindo os votos do nosso eleitorado, fora as lideranças políticas do próprio Norte que trazem nomes de outras regiões para conseguirem alguns votos por aqui. Trata-se de uma situação complicada. Acredito que, mais do que colocar os nomes à disposição – o que não deixa de ser bom, porque assim as pessoas tem mais opções de escolha – os pré-candidatos também deveriam fazer pesquisas de aceitação pública em suas regiões. Muitos eleitores são bairristas; e não votam em candidatos que não sejam da própria região. Porém, quando existe a opção pela escolha de um nome vindo de outra região, deveriam procurar saber qual é o compromisso dessa pessoa, desse candidato, com a Região Norte. Esse trabalho [para o Norte fazer um deputado estadual] precisa ser feito de forma conjunta, tanto pelos partidos em suas bases eleitorais nos municípios da região, como pela observação pessoal de cada eleitor.

FOGO AMIGO – Apesar do clima amistoso da imagem, Sheillismar Ribeiro terá que disputar vaga de deputada estadual com os três maiores nomes do PRTB goiano na atualidade: os deputados estaduais Júlio Pina, Wagner Neto e Coronel Adaílton [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo