Niquelândia/Barro Alto

Anglo American reforça combate à corrupção e se junta ao Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU

“Essa adesão nada mais é do que a nossa prática diária. Acredito que as empresas podem, e devem, ser protagonistas no combate à corrupção", explica Felipe Melo, diretor de Conduta Ética Empresarial da Anglo American

AAnglo American é a nova signatária do Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo engajar as empresas no combate à corrupção. O lançamento da iniciativa aconteceu no dia 3 dezembro, durante o evento online promovido pelo Pacto Global.

O Movimento integra uma série de iniciativas do Pacto Global que convidam o setor privado brasileiro a assumir compromissos públicos com metas ambiciosas na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao assinar o documento, a Anglo American reforça o compromisso de combate à corrupção e se compromete a adotar medidas que vão além das obrigações legais, como o fortalecimento de mecanismos de transparência e integridade.

A iniciativa estabeleceu cinco metas anticorrupção: 100% de transparência nas interações com a Administração Pública; remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% da transparência da estrutura de compliance e governança; e 100% da transparência sobre o desempenho dos canais de denúncia.

Esses compromissos serão monitorados pelo Observatório 2030, iniciativa do Pacto que acompanha as metas e os compromissos públicos assumidos pelas empresas nos mais diversos temas.

“Muito temos ouvido sobre ESG e sabemos que Governança é um pilar fundamental não somente para a sigla, mas para a sociedade. Não alcançaremos os ODS e toda essa agenda fundamental para a sociedade e o planeta se não fizermos direito. E fazer direito também é fazer sem corrupção”, afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Baseada na transparência, a Rede Brasil do Pacto Global não é um instrumento regulatório. A partir de seus princípios, oferece diretrizes que incentivam as empresas a desenvolverem, de forma voluntária, práticas que fortalecem os mecanismos de transparência e integridade para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas do país.

Para o diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American no Brasil, Ivan Simões, “a adesão ao Movimento complementa e vai ao encontro de outras ações já realizadas pela Anglo American, mostrando o quanto estamos empenhados em combater a corrupção, tornando público nosso compromisso em fazer negócios de forma responsável e transparente”.

“Essa adesão nada mais é do que a nossa prática diária. Acredito que as empresas podem, e devem, ser protagonistas no combate à corrupção”, explica Felipe Melo, diretor de Conduta Ética Empresarial da Anglo American.

Outras iniciativas já implementadas, mesmo antes da adesão formal, reforçam o compromisso da companhia com os objetivos propostos pelo Movimento, como Código de Conduta, canal de denúncias, política de integridade empresarial, procedimentos de prevenção à corrupção, entre outros.

Além da Anglo American, SPIC Brasil, CBA, Eletrobras, Grupo Fleury, MRV e Petrobras já se comprometem com a iniciativa.

Veja também

Botão Voltar ao topo