Niquelândia

Associação Comercial e Industrial de Niquelândia comemora 30 anos com jantar e homenagens a fundadores e ex-presidentes da entidade

Atual presidente da Acin, Fernanda Melo recebeu respaldo de sua diretoria à realização de uma linda festa nesta semana em Niquelândia, que resgatou a história da entidade classista fundada em 1993 na cidade do Norte do Estado

O jantar comemorativo pela passagem do 30º aniversário de fundação da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/ACIN proporcionou, na noite de quarta-feira/18, importante resgate histórico do trabalho desenvolvido por ex-presidentes da entidade classista da cidade do Norte do Estado, bem como momentos de congraçamento e descontração com boa comida e show do cantor Eltinho Boaventura para os empresários/associados hoje assistidos pela gestão da atual presidente, Fernanda Rodrigues Melo.

Para tanto, o salão social do Casa Bela Eventos no Setor Sevilha Park ficou lotado à oportunidade de relembrar o dia 15 de outubro de 1993, quando um grupo de empresários visionários niquelandenses – imbuídos pelo espírito do associativismo – decidiu pela criação de uma associação comercial própria, inicialmente liderados por Paulo Roberto Brandão, que ficou no cargo até 2001.

Fernanda Melo, atual presidente da Acin, entregou homenagem à ex-presidente Eneida Godoi, durante a solenidade em Niquelândia [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]
“Cada um de nós teve sua participação – colocando seu tijolo e sua experiência – para que a Acin fizesse esse grande trabalho. E hoje nós temos uma Associação Comercial forte, que participa das decisões do município de Niquelândia, sempre pelo bem maior da nossa comunidade”, afirmou o primeiro presidente da Acin.

Em seus pronunciamentos, todos relembraram – de uma forma geral – a evasão de divisas que o comércio local sofria quando boa parte da população de Niquelândia organizava-se em grupos para compras nas regiões de comércio popular de roupas, dentre outros itens, tanto em Goiânia como em Brasília.

Quem também foi homenageado por Fernanda Melo foi o presidente-fundador da Acin, Paulo Brandão, que comandou a entidade entre 1993 e 2001 [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

EMBATES INESQUECÍVEIS – Eneida Lopes de Godoi – terceira presidente eleita e a primeira mulher à frente da ACIN – foi presidente de 2006 a 2009, quando sucedeu a Clayton Ferreira de França no cargo.

Em pronunciamento previamente elaborado, Eneida lembrou dos desafios – e embates – de sua gestão e dos demais ex-presidentes. Um deles foi o combate à locação de pontos comerciais da cidade e restrição à concessão de alvarás para empresas “de fora” que abriam tais locais somente na semana em que a Prefeitura de Niquelândia liberava os pagamentos do funcionalismo público, prejudicando o empresário corretamente estabelecido no município.

Márcio Luis, presidente da Facieg, entregou placa comemorativa para homenagear o ex-presidente da Acin, Ronaldo Fernandes [Foto: Marco FIlms/Marco Túlio Alves]
Fora isso, a cidade viveu grande restrição no horário de funcionamento noturno de bares e lanchonetes em função da controversa “Lei Seca”, imposta pelo Poder Judiciário com o intuito de reduzir a criminalidade em Niquelândia.

Com o intuito de preservar o direito de ir e vir do cidadão comum, a Acin uniu-se à subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niquelândia; e a portaria do então juiz Rinaldo Aparecido Barros acabou sendo revogada.

Willian Fiúza, um dos diretores-fundadores da Acin, recebeu homenagem da atual presidente, Fernanda Melo [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

Ainda na gestão de Eneida – quando o prefeito da cidade era Ronan Rosa Batista – a ACIN conseguiu fazer valer a necessidade de que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio fosse ocupada por um dos membros filiados à ACIN, o que ocorreu pela primeira vez através da empresária Durcilene Ribeiro de Araújo Godoi.

A iniciativa acabou sendo mantida por demais prefeitos e, atualmente, o empresário Segundo Pereira Filho ocupa a pasta na gestão do prefeito Fernando Carneiro (PSD). Segundo representou o chefe do Executivo no jantar da entidade, nesta semana.

João Batista Vieira de Melo, outro diretor-fundador da Acin, recebeu homenagem das mãos do contador Emilson Severino da Silva, que integra a atual diretoria da entidade [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

Eneida também escreveu seu nome na história da ACIN conseguindo que o Poder Executivo, finalmente, doasse um terreno à construção da sede própria da entidade.

Ela deixou a presidência tendo, como último ato, o evento de lançamento da pedra fundamental da sede, obra essa que foi iniciada na gestão 2011-2014 do empresário e presidente Carlos Roberto Oliveira – o Carlos da Líder, atual vice-prefeito de Niquelândia, que não pôde comparecer ao evento.

Urias Pimenta Vicentini, comerciante aposentado e um dos diretores-pioneiros da Acin, recebeu homenagem da atual diretoria através do empresário Fernando Tavares [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

O desnível acentuado do terreno foi um grande desafio – financeiro e de engenharia – mas o apoio de outros empresários garantiu que Carlos da Líder conseguisse erguer as paredes e colocar a laje do prédio. O imóvel foi finalmente concluído e mobiliado na gestão 2014-2019 do empresário e então presidente Almir Pedroso e Silva.

“As batalhas sempre foram e sempre serão as mesmas, apenas com roupagens diferentes. Em muitos momentos, nos vemos solitários, mas o papel do líder é esse mesmo: decidir, conduzir e direcionar uma comunidade que espera por ele. A ACIN, hoje, é o porto seguro para o empresário que nos pede socorro nas dificuldades pois nossa entidade tem voz e se tornou bastante respeitada em Niquelândia e fora dela também”, afirmou a ex-presidente Eneida Godoi, no seu discurso.

Eneida Godoi, ex-presidente da Acin, entregou homenagem à diretora-fundadora da entidade, Lucy Zambom [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

MUDANÇAS – Quando Almir Pedroso estava prestes à deixar o cargo de presidente, um grupo de jovens empresários da nova geração do comércio niquelandense uniu-se com o propósito de modernizar a Acin cujo comando, desde sua fundação, praticamente revezava-se entre os nomes mais longevos do setor varejista do município.

Ronaldo Fernandes da Silva assumiu a presidência em 2019, ocasião em que estreitou os laços da Acin com outras entidades empresariais em várias cidades do Norte do Estado, colocando em discussão os problemas comuns da categoria.

Assis dos Santos Abadia, também diretor-fundador da Acin, recebeu homenagem das mãos do presidente Ronaldo Fernandes [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

O então presidente tornou-se um dos principais fomentadores da aproximação da Acin com o trabalho de capacitação e consultoria do Sebrae Goiás, participado também ativamente das discussões do Programa Líder Norte.

“Fui despertar para a importância da nossa Associação Comercial somente em 2016, quando houve a paralisação da antiga Votorantim Metais. Niquelândia poderá até ser uma das melhores cidades do Norte Goiano, mas nós (os empresários) precisamos sair da cadeira que estamos e ajudar o município, de forma coletiva. Isso que deve nortear o trabalho de um presidente da Acin: o resultado a ser alcançado precisa estar acima dos interesses pessoais. Sofri demais, mas também fui feliz demais. E, hoje, enxergo de outra forma as potencialidades do nosso município”, afirmou Ronaldo Fernandes.

Proprietária de uma tradicional frutaria de Niquelândia, Durvacy Gonçalves da Silva também contribuiu com a fundação da Acin há 30 anos, sendo assim homenageada através da diretora Leila Fernandes Vieira Soares [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]
A COVID E O FESTIVAL –   Ainda em 2019, sob sua gestão, o então presidente encarou o desafio de realizar o 1º Festival Gastronômico Josephina’s em Niquelândia, que se mostrou um sucesso. Todavia, em 2020 e 2021, o evento precisou ser cancelado e Ronaldo teve seu mandato de presidente da Acin fortemente impactado pela pandemia da Covid-19.

Como se sabe, o calamitoso período impediu a realização de eventos com aglomeração de pessoas devido aos riscos de contaminação pelo coronavírus; e obrigou o fechamento das lojas de Niquelândia nas fases mais letais da doença.

Segundo Pereira Filho, atual secretário municipal de Indústria e Comércio, entregou homenagem ao diretor-fundador da Acin, Ângelo Messias Correia [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

Ronaldo, dessa forma, acabou tornando-se o principal interlocutor do comércio local com a Prefeitura de Niquelândia no sentido da correta adoção das medidas sanitárias nas lojas da cidade.

Todavia, sem esquecer-se da preocupação de que os estabelecimentos pudessem reabrir e manter suas portas abertas em tensas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde sobre flexibilização das restrições de então, afim de amenizar os incontáveis prejuízos do comércio com a pandemia.

Ronaldo Fernandes da Silva procurou imprimir mais dinamismo e modernidade à gestão da Acin, durante seu mandato como presidente da entidade em Niquelândia [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]
O então presidente também buscou aumentar o quadro de associados à Acin. Por fim, a atual presidente – Fernanda Rodrigues Melo, que era vice de Ronaldo – assumiu o comando da Acin em 2021, ainda sob os efeitos nocivos da pandemia para a atividade empresarial.

Em 2022, com o enfraquecimento da pandemia devido à vacinação em massa contra a Covid-19, a gestão da atual presidente fortaleceu ainda mais os vínculos da Acin com o Sebrae e garantiu, além de diversos cursos e ações, a realização do 2º Festival Gastronômico; do Show de Prêmios (que sorteou três motos zero quilômetro), da Festa Junina no Villa Ricca Park; e o 3º Festival Gastronômico, no último mês de setembro, com apoio do Governo de Goiás, da Anglo American, do Poder Executivo e demais parceiros.

Fernanda Melo, presidente da Acin, também recebeu os cumprimentos dos gestores do Hospital Santa Marta, nas pessoas do médico Luiz Gustavo Arruda e da diretora administrativa Maria Aparecida Arruda [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]
“Sou uma pessoa encantada por essa cidade. Como bem disse a ex-presidente Eneida, a Fernanda é mulher muito guerreira que não mede esforços para sempre estar nos buscando para trazer cursos e palestras aqui para Niquelândia. Quero convidá-los para estar cada vez mais participando de ações conosco. Niquelândia sempre esteve em primeiro lugar para os projetos que trazemos para essa região”, afirmou Leidiane da Silva, consultora do Sebrae que representou a gerente regional Rubya Karla Araújo.

Quem também prestigiou o evento alusivo aos 30 anos da Acin foi o advogado e atual presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva.

Márcio Luís da Silva, atual presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás/Facieg, esteve em Niquelândia para prestigiar comemorações pelas três décadas de fundação da Acin [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]
Dada sua experiência anterior à frente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap), ele destacou que o fortalecimento e a união do comércio dependem também de iniciativas como a comemoração organizada por Fernanda Melo, para celebrar essa caminhada de três décadas.

“Nunca vi essa mulher de cara fechada, carrancuda, sem estar sorrindo, mas sempre com essa garra e essa energia. Toda vez que a encontro faço questão de reforçar essa visão empreendedora da Fernanda. Porém, por mais carismática que ela seja – uma liderança nata, que Niquelândia ainda irá reconhecer seu potencial – sozinha ela não consegue fazer verão. Precisamos sermos cada vez mais sensíveis para ajudarmos a Acin”, discursou o presidente da Facieg.

Luciano Alves de Lima, atual vice-presidente da Acin, durante o evento da entidade classista nesta semana em Niquelândia [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

Ao final da cerimônia – após a entrega de placas comemorativas pela data às pessoas que contribuíram com a construção da história da Acin – a atual presidente da entidade mostrou-se bastante feliz pela oportunidade da celebração de tão importante data ter ocorrido justamente durante seu mandato.

Uma das personalidades homenageadas nunca atuou como comerciante e nem presidiu a Acin, mas desempenhou por 15 anos função não menos importante: Nadir Taveira Godoi de Aragão foi árbitra/conciliadora da Corte de Conciliação e Arbitragem da associação a partir de 1999, em convênio celebrado à época com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), para resolver problemas de inadimplência no comércio local.

Márcio Luis (Facieg), Fernanda (Acin), Ronaldo (ex-presidente), Eneida (ex-presidente) e Paulo Brandão (ex-presidente e fundador da Acin) – [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]
O QUE DISSE FERNANDA MELO – “Só é possível nós fazermos um bom trabalho, para representar o empresariado niquelandense, se o empresário passar suas impressões, seu feedback, para nós. Hoje, temos uma diretoria preparada e disposta, querendo fazer muito por essas transformações tão necessárias. Agradeço muito a todos ex-presidentes – em especial ao Ronaldo, meu braço direito – pelo trabalho que desenvolveram e pelo apoio que tenho recebido. Hoje (quarta) fizemos esse jantar, mas espero que tenhamos muitas outras oportunidades de comemorar porque vontade de trabalhar nós temos de sobra”, discursou a atual presidente da Acin, ladeada pelo colega e vice-presidente Luciano Alves de Lima.

FERNANDA, UMA MULHER INCANSÁVEL – “Espero que tenhamos muitas outras oportunidades de comemorar porque vontade de trabalhar nós temos de sobra”, afirmou a presidente da Acin durante seu discurso na noite da última quarta-feira, no Casa Bela Eventos [Foto: Marco Films/Marco Túlio Alves]

Veja também

Botão Voltar ao topo