Niquelândia

Sindicato Rural de Niquelândia garante ‘Programa Campo Saúde’ em parceria com Sistema Faeg/Senar

Atendendo solicitação do Sindicato Rural de Niquelândia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou na cidade do Norte do Estado, nesta terça-feira (19), mais uma edição do Programa Campo Saúde.

A iniciativa também recebeu apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg); e das secretarias municipais de Saúde e de Educação de Niquelândia.

‘Campo Saúde’, nas dependências do Instituto Tiradentes, reuniu excelente público para os exames de saúde ofertados em Niquelândia pelo Sistema Faeg/Senar [Foto: Excelência Notícias]

Nas dependências do Instituto Tiradentes, na Avenida Brasil, as comunidades do meio rural e urbano de Niquelândia receberam variados tipos de consultas médicas [nas áreas de cardiologia, ginecologia, pediatria, urologia e oftalmologia] e realizar exames preventivos [teste de glicemia/diabetes, aferição da pressão arterial, PSA/próstata, citopatológico/Papanicolau, de prevenção ao câncer de colo de útero; e eletrocardiograma].

“Decidimos realizar esse evento pela grande demanda que existe desses atendimentos em nosso município que é tipicamente interiorano e não possui todas as especialidades médicas disponíveis às pessoas que, às vezes, precisam deslocar-se para Goiânia e Anápolis para consultas pagas”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Diego Coelho Pereira da Silva.

Estrutura do ‘Campo Saúde’ do Sindicato Rural de Niquelândia, em sintonia com o Sistema Faeg/Senar, disponibilizou mesas com farta quantidade de atendentes para suprir demanda do público da cidade por exames e consultas [Foto: Excelência Notícias]

Ainda de acordo com o líder ruralista, é a segunda vez que o Sistema Faeg/Senar realiza o Campo Saúde em Niquelândia: a primeira vez da iniciativa ocorreu há alguns anos no Povoado Faz Tudo/Vila Taveira.

“O nosso objetivo, hoje, foi atender a comunidade como um todo, das áreas urbanas e rurais da nossa querida Niquelândia. O Sistema Faeg como um todo, incluído aí o Senar Goiás, tem essa preocupação de que não basta apenas ao produtor rural produzir e ter capacidade tecnológica para desempenhar sua atividade no campo, mas também para que ele [produtor], sua família e as pessoas ao seu redor possam ter mais saúde e melhor qualidade de vida, com a criação do Campo Saúde”, complementou Diego.

Do lado de fora do Instituto Tiradentes, com interdição parcial da Avenida Brasil, Sistema Faeg disponibilizou atendimentos médicos em ônibus totalmente adaptado às necessidades do ‘Campo Saúde’ [Foto: Excelência Notícias]

O gerente de Promoção Social do Senar Goiás, Renildo Marques Teixeira, deslocou-se de Goiânia especialmente para o evento em Niquelândia. Segundo ele, cidades de todo o Estado solicitam ao Sistema Faeg/Senar a realização de eventos como o Campo Saúde, que surgiu em 2008 e já beneficiou mais de 700 mil pessoas.

“Estamos aqui, Diego, graças à sua força, ao seu poder de organização e sua liderança frente ao Sindicato Rural de Niquelândia”, destacou Renildo.

Para o superintendente adjunto do Senar-GO, Manoel Soares de Castro Júnior, a juventude e a força de trabalho de Diego Coelho à frente do sindicato credenciam o atual presidente da entidade para cargos superiores na diretoria do Sistema Faeg/Senar, futuramente.

NÃO DOEU NADA – Atendente do ‘Campo Saúde’ faz coleta de sangue para teste de glicemia furando dedo dedo de uma senhora, que aguardava sua vez: exames rápidos e com orientação médica posterior [Foto: Excelência Notícias]

No Norte do Estado, a programação do Campo Saúde terá prosseguimento na quinta-feira/21 em Estrela do Norte; e na sexta-feira/22, em Uruaçu.

A meta do Sistema Faeg/Senar é encerrar 2021 com a realização de 15 eventos do tipo, em todo o Estado. Para 2022, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o Campo Saúde estará presente em 50 cidades goianas.

Na tenda montada no lado externo do Instituto Tiradentes, foram oferecidos também exames de acuidade visual e encaminhamentos às consultas com oftalmologista [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo