Uruaçu

Presidente do Sindicato Rural recusa verba pública à pecuária e diz que Valmir Pedro precisa honrar compromissos com a população

Para Reuder Moreira, prefeito de Uruaçu precisa investir em Saúde e regularizar pagamento de fornecedores do Poder Executivo, dentre outras prioridades administrativas, em vez de ofertar dinheiro público para a festa da pecuária, que será realizada em julho: Gustavo Lima será a principal atração, no dia 03/07, véspera do aniversário do município

O presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, Reuder Moreira, explicou na tarde desta sexta-feira/31 ao Portal Excelência Notícias os motivos pelos quais a diretoria da entidade sob seu comando recusou formalmente verba de R$ 150 mil prometida pelo Poder Executivo à realização da 36ª Exposição Agropecuária da cidade do Norte do Estado, prevista para o mês de julho.

Dessa feita, o investimento na contratação de shows e demais detalhes da festa será exclusivo do Sindicato Rural; e haverá datas com portões abertos. Quando ocorrer cobrança de ingressos, os mesmos terão valores “justos”, segundo Reuder.

De acordo com o jovem empresário, que se tornou líder dos ruralistas uruaçuenses no último mês de fevereiro, o montante havia sido compromissado pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB) ao então presidente da entidade classista, Ozires Ribeiro Silva, que  antecedeu Reuder à frente do sindicato.

JUVENTUDE NO MEIO RURAL – Empresário com atuação diversificada no mundo dos negócios, Reuder Moreira assumiu comando do Sindicato Rural de Uruaçu em fevereiro deste ano, quando sucedeu Ozires Ribeiro [Foto: Divulgação/SRU]

Em linhas gerais, os R$ 150 mil dos cofres públicos uruaçuenses serviriam à contratação da estrutura do rodeio (o que inclui a presença dos peões; dos animais; narração das montarias e montagem da arena propriamente dita).

A decisão, tomada na tarde da quinta-feira/30, rompe com uma antiga tradição: ao longo dos anos, todos os prefeitos que administraram Uruaçu sempre ajudavam a ‘pecuária’ local com aporte financeiro justamente para o rodeio.

Porém, Reuder e o corpo de diretores do Sindicato Rural de Uruaçu entenderam que uma prefeitura com deficiências orçamentárias de toda espécie não pode abrir mão da sua responsabilidade em tratar bem do cidadão – sobretudo da população mais humilde, que hoje estaria encontrando enormes dificuldades com a suposta precariedade dos serviços de Saúde do município – para investir recursos públicos na pecuária da cidade.

DEFICIÊNCIAS – “A cidade de Uruaçu está um verdadeiro caos administrativo. Na área da Saúde, para se ter uma ideia, estão faltando até seringas e medicamentos em vários postos da rede municipal”, comentou Reuder Moreira

CIDADE TEM CARÊNCIAS – “O prefeito nos procurou – através de um diretor que também é secretário municipal do Poder Executivo – para dialogarmos sobre essa promessa que ele havia feito ao nosso antigo presidente (Ozires). Só que eu, sozinho, preferi não dar essa resposta em nome da entidade antes de ter um diálogo com nossa diretoria. Nessa reunião, chegamos à conclusão de que não iríamos aceitar o (recurso) para o rodeio porque entendemos que a cidade de Uruaçu está um verdadeiro caos. Na área da Saúde, para se ter uma ideia, está faltando até seringas e medicamentos em vários postos. Isso sem contar vários bairros que ainda estão com suas ruas repletas de buracos, após dois anos e meio da atual gestão. Decidimos, então, pedir ao prefeito (Valmir) que esse valor que o município ofertaria ao nosso sindicato para o rodeio seja investido em outras prioridades, que não estão sendo atendidas pela prefeitura nesse momento”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, na entrevista ao Excelência Notícias.

Reuder Moreira aproveitou a oportunidade, ainda, para rebater críticas do prefeito de Uruaçu de que a deliberação do Sindicato Rural da cidade tenha conotações políticas para favorecê-lo pessoalmente como potencial nome à sucessão de Valmir Pedro nas eleições municipais do ano que vem.

O atual presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, como se sabe, foi candidato a vice-prefeito da cidade no pleito local de 2016, compondo chapa com o empresário Azarias Machado, o popular Machadinho (DEM).

APOIO DA FAEG – Atual presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, Reuder Moreira destacou sua excelente relação profissional e política com o presidente da Faeg e atual deputado federal José Mário Schereiner/DEM [Foto: Divulgação/SRU]

Na ocasião, a dupla Machadinho/Reuder alcançou expressivos 8.073 votos. Ou seja, apenas 559 votos de diferença para o então candidato e atual prefeito, que obteve a confiança de 8.632 uruaçuenses.

Mas os ânimos entre Reuder e Valmir Pedro também ficaram mais acirrados desde o começo de 2017, quando a gestão do tucano – que é evangélico – decidiu pela não-realização do Carnaval de Rua na Avenida Transbrasiliana, rompendo uma tradição de longa data em que Uruaçu ficou conhecida por realizar um dos maiores festejos populares de todo o Norte do Estado.

Sob o argumento de incentivar um outro evento que ficou conhecido como “Temporada de Férias”, no mês de julho, a gestão de Valmir Pedro desaqueceu por completo a procura de turistas por vagas na rede hoteleira da cidade para os cinco dias de Folia de Momo que também se estendia à Praia Generosa às margens do Lago Serra da Mesa.

CASA COM FILHO DOENTE NÃO FAZ FESTA – “Eu participo da organização da pecuária há 10 anos e hoje, embora nunca tenha vislumbrado esse cargo, estou à frente do Sindicato Rural de Uruaçu porque, numa reunião da diretoria, todos entenderam que a minha pessoa que poderia fazer uma boa gestão. Por isso, independentemente de questões políticas ou de ordem pessoal, preciso me colocar e ter postura como presidente da entidade, que é muito séria; e que já possui 36 anos de existência. Não há, da minha parte, nenhum risco de mágoa política (pela derrota em 2016). Trata-se mesmo de uma questão de ordem moral, fruto da minha criação familiar. Como é que eu vou fazer uma festa na minha casa, se o meu filho está doente? Por isso, eu acho totalmente incoerente a postura de uma pessoa (Valmir Pedro) em querer nos ajudar a bancar uma festa, diante de uma cidade carente igual a nossa nesse momento. Inclusive, vários fornecedores da prefeitura reclamam de vários meses em atraso, para o recebimento de serviços prestados ao nosso município”, desabafou Reuder Moreira.

GUSTTAVO LIMA ABRIRÁ PECUÁRIA EM JULHO – Fugindo um pouco do campo das discordâncias de ordem política e administrativa em Uruaçu, Reuder Moreira detalhou ao Excelência Notícias como ficou a composição da grade de shows para a 36ª Exposição Agropecuária do município, entre os dias 3 e 7 de julho.

No dia 03/07 – véspera do feriado municipal que marcará o 88º aniversário de emancipação político-administrativa de Uruaçu – haverá a abertura oficial com grande apresentação do sertanejo Gustavo Lima. Segundo Reuder, a contratação foi dificílima por tratar-se de um artista que hoje praticamente não dispõe de datas livres em sua agenda.

Para se ter uma ideia, de acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, o interesse pelo show do cantor entre os frequentadores da Festa do Peão de Barretos/SP foi tão grande que os organizadores do maior evento do gênero no País decidiram pela realização de duas apresentações de Gusttavo Lima neste ano, na cidade do interior paulista.

GUSTTAVO LIMA EM URUAÇU – “Através da minha experiência nessa área de shows, junto aos meus contatos no mundo artístico, conseguimos dar esse presente aos moradores da nossa cidade”, detalhou Reuder [Foto: Reprodução/Internet]
Na noite do dia 04/07 – com portões abertos, mediante a doação de dois quilos de alimentos – haverá show da dupla PH & Michel. No dia 05/07, o palco será do cantor Thiago Jhonathan, com ingressos em valor simbólico. No dia 06/07, que cairá num sábado, os famosos Guilherme & Santiago trarão a Uruaçu seus grandes sucessos. “Vamos fazer uma grande festa para os moradores de Uruaçu”, garantiu Reuder.

PARCERIA COM A FAEG – Ainda na entrevista, o presidente do Sindicato Rural de Uruaçu destacou parceria firmada pela entidade com o deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner (DEM), para ampliar a oferta de cursos técnicos que garantam maior capacitação aos produtores rurais e funcionários dessas propriedades, na cidade do Norte do Estado.

“Vamos também desenvolver um trabalho na área de Ecoterapia, para ajudar e crianças e demais pessoas com algum tipo de necessidades especiais a terem mais qualidade de vida. Graças a Deus, as coisas estão se encaminhando muito bem na minha gestão”, completou Reuder.

Cartaz alusivo à 36ª Exposição Agropecuária de Uruaçu, marcada para o mês de julho: grandes atrações já confirmadas, com a chancela de qualidade dos eventos anteriormente realizados pelo Sindicato Rural de Uruaçu, agora sob o comando de Reuder Moreira [Foto: Divulgação/SRU]

Veja também

Botão Voltar ao topo