Niquelândia

Educação e Assistência Social garantem cursos do Pronatec em parceria com Itego

Aval do prefeito Fernando Carneiro (PSD) foi fundamental à oferta dos cursos profissionalizantes em Niquelândia. Aula inaugural ocorreu na noite da sexta-feira (24) no auditório da Associação Comercial: foco na capacitação dos jovens

Parceria firmada entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação de Niquelândia com a unidade do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) – sediada em Porangatu – garantiu a oferta de 40 vagas em dois cursos de Educação Profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para jovens-residentes na cidade administrada pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD).

O Pronatec é um programa do Governo Federal/Ministério da Educação em parceria com o Itego, organismo ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) do Governo de Goiás.

Para tanto, na noite da sexta-feira (24), o auditório da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) foi palco da aula inaugural dos cursos de “Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária” e de “Técnico em Agropecuária EAD” (modalidade “Ensino a Distância”) ministrada pela diretora do Itego, Maurina Ferreira Bueno.

Voltado à aplicação de métodos, técnicas e ferramentas que garantam a sobrevivência e o desenvolvimento de um empreendimento florestal que seja ambientalmente e economicamente sustentável, o primeiro curso é presencial com 20 vagas e 180 horas/aula de conteúdo programático (das 13 às 17 horas), de segunda a sexta-feira. A conclusão está prevista para o próximo dia 29 de outubro.

Já o segundo curso, que propõe ensinamentos voltados ao planejamento, execução, acompanhamento e fiscalização de todas as fases de projetos agropecuários, também terá 20 vagas. Porém, a carga horária será bem mais extensa: 1.300 horas/aula, das 19 às 22 horas, somente às terças-feiras, com previsão de encerramento em junho de 2020. As aulas serão ministradas na Escola de Formação que funciona na Escola Municipal Manoel Rodrigues Tomaz, no Setor Sevilha Parque.

Novos alunos do Pronatec em Niquelândia durante aula inaugural na noite da última sexta-feira (Foto: Euclides Oliveira)

“Eu, como prefeito, desejo meus mais sinceros votos de boas-vindas para vocês (os alunos) que estão ingressando agora nesses importantíssimos cursos do Pronatec em Niquelândia. Seremos parceiros nessa incessante busca por conhecimento de vocês. Nossa gestão estará sempre de portas abertas para todas as parcerias que beneficiem nossa população”, comentou o prefeito Fernando Carneiro ao dirigir-se aos jovens, na companha da esposa e secretária de Assistência Social, Juliana Campos.

A diretora do Itego de Porangatu destacou, para o casal-gestor da cidade, que a qualificação profissional dos jovens de Niquelândia não traz benefícios apenas para o Poder Executivo local, mas para toda a coletividade de uma forma geral.

Por isso, frisou a acolhida da primeira-dama de Niquelândia e do titular da pasta da Educação, professor Wesley Campos, desde a fase de abertura das inscrições para o Pronatec até o momento da aula inaugural realizada na última sexta-feira.

“Já aconteceu de nós tentarmos levar os cursos do Pronatec para vários municípios e ouvirmos um ‘não’ dos prefeitos. Aqui, em Niquelândia, deu tudo certo. E a nossa parceria (do Itego/SED) com a prefeitura é muito importante para o sucesso desses cursos com vocês”, afirmou Maurina.

Ela também destacou que, em muitas situações, os jovens-egressos do Ensino Médio – público-alvo do Pronatec – esbarram em dificuldades para obter o primeiro emprego, pela falta de currículo para pleitear uma colocação; e também pela falta de experiência mesmo possuindo um bom currículo. De acordo com ela, como os cursos técnicos do Itego/Pronatec possibilitam muitas aulas práticas, isso resulta no ganho de experiência prévia na área escolhida para se profissionalizar.

Diretora do Itego em Porangatu, Maurina Ferreira Bueno deu orientações aos jovens de Niquelândia durante aula inaugural, ladeada pelo prefeito Fernando Carneiro, pela primeira-dama Juliana Campos e pelo secretário de Educação, Wesley Campos (Foto: Euclides Oliveira)

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ANIMADO –  “Para nós, da Secretaria Municipal de Educação, é motivo de muita satisfação estar celebrando o nascimento dessa parceria do Itego conosco Isso irá culminar com o primeiro grande momento da nossa Escola de Formação. É bem verdade que ali (no Colégio Manoel Rodrigues) já se encontra, em desenvolvimento, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) que traz grande conhecimento para os nossos gestores escolares. Por isso, também agradeço ao Itego; ao Governo Federal; e ao Governo Estadual por importante acontecimento para a Educação em Niquelândia”, comentou Wesley Campos.

De perfil vencedor, o secretário de Educação – que já foi diretor do Colégio Municipal Padre Valentim Rodrigues por dois mandatos na segunda etapa do Jardim Atlântico – relembrou aos novos alunos do Pronatec sua difícil trajetória em busca do conhecimento e do saber, quando percorria 240 quilômetros diários entre a ida e a volta da área urbana de Niquelândia para lecionar pela manhã no Povoado do Garimpinho (um dos locais mais distantes da zona rural do município) e seguir com os próprios estudos à noite, na cidade.

“Um colega meu me disse, àquela altura, que eu era louco e que só faltava jogar eu jogar pedra nos outros. E eu respondi, a ele, que sem luta não há vitória. Vocês, alunos, cumpriram a primeira luta de vocês (nos ensinos Fundamental e Médio) e agora estão iniciando nova jornada. Com essa luta de agora, vocês alcançarão nova vitória”, disse o secretário de Educação de Niquelândia.

Além de Maurina, o Itego Porangatu também esteve representado pela assistente pedagógica Jaciara do Prado; e pela supervisora de EAD da instituição, Solange Moreira. O psicólogo do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, Magley Júnio Alves Soares, proferiu rápida palestra para os novos alunos do Pronatec em Niquelândia.

O psicólogo Magley Júnio Alves Soares fez a acolhida dos alunos selecionados para os dois cursos do Pronatec em Niquelândia (Foto: Euclides Oliveira)

Veja também

Botão Voltar ao topo