EconomiaNorte do Estado

“Aproveite o fim de ano para planejar as finanças”, diz especialista em Educação Financeira do do Instituto Sicoob

Fazer um controle financeiro para 2021, seja física ou virtual, é a melhor forma de começar para quem gastou o que não devia para comprar presentes e fazer a Ceia de Natal, extrapolando até o dinheiro do 13º salário

Práticas que prejudicam bastante o orçamento das famílias brasileiras, os gastos excessivos neste período de festas de final de ano fazem com o que o momento seja o mais propício ao planejamento financeiro de 2021, segundo a especialista em Educação Financeira do Instituto Sicoob, Amanda Holanda Santos da Cunha.

“Para conseguir guardar uma reserva de dinheiro por mês, não tem outra alternativa: o primeiro passo é anotar tudo o que você ganha e tudo o que gasta”, conta Amanda.

“O ideal é fazer um controle financeiro, pode ser físico ou até uma tabela no computador. De um lado, coloque o seu salário e os valores extra que entram na sua conta. Do outro, tudo o que sai. Só com planejamento é possível visualizar o quanto a gente pode cortar mensalmente para alcançar um objetivo”, completou.

Segundo a especialista, ao observar esses números friamente, as pessoas costumam ficar mais com os pés no chão.

“Eu costumo dizer que quem anota, se nota. Na frieza dos ganhos e gastos, com certeza você vai conseguir ver algumas coisas supérfluas, que podem ser cortadas facilmente do dia a dia”, apontou.

Uma observação interessante de Amanda é que essa mudança nunca vai vir do cenário, mas da própria pessoa.

“Usando 2020 como exemplo: um ano de pandemia, em que muitas pessoas passaram boa parte do tempo em casa. Ao invés de gastar com transporte ou um cafezinho na rua, aumentaram a quantidade de pedidos de comida por aplicativos ou compras na internet. Então é você que tem que mudar. Não adianta esperar que essa transformação ocorra do dia pra noite”, explica.

Ela também aproveita para destacar a importância da famosa “reserva financeira” para quitar gastos do dia a dia em emergências.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até setembro, 13,5 milhões de brasileiros estavam desempregados: uma alta de 33,1% com relação a maio, quando as medidas de isolamento social se tornaram mais rígidas e a pandemia ficou mais forte no País.

INVESTIMENTOS E RESERVA DE EMERGÊNCIA – Segundo Amanda, a principal dica do ano é calcular a reserva de emergência, de tal forma que esse fundo seja de três a 12 meses do gasto mensal das famílias.

Esse valor, de acordo com a especialista, pode ser colocado em uma caderneta que possa ser resgatada imediatamente e que não ofereça tantos riscos quanto um investimento na Bolsa de Valores, por exemplo.

A partir desse acumulado, ela conta que é possível começar a diversificar a carteira de investimentos.

CLÍNICAS FINANCEIRAS VIRTUAIS –  O Instituto Sicoob mantém um programa on-line e gratuito, batizado de Clínicas Financeiras Virtuais, que auxilia pessoas dos quatro cantos do Brasil a ter organização no orçamento mensal.

As dicas são oferecidas por orientadores financeiros, que dão consultorias individuais e totalmente na faixa. As consultas são agendadas diretamente pelo site Clínicas Financeiras Virtuais, pelo WhatsApp (61) 3217-7311 ou pelo e-mail clinicasfinanceiras@sicoob.com.br

SOBRE O SICOOB -  O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com 3,4 mil pontos de atendimento, o Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, oferecendo aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Mais informações acesse: www.sicoob.com.br. [Com informações da Assessoria de Imprensa do Sicoob, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo