Eleições 2020Uruaçu

“Valmir persegue quem faz críticas negativas e denúncias contra sua gestão”, afirma candidata a vice-prefeita de Machadinho em Uruaçu

Eunice Faria pretendia ser candidata a vereadora, mas foi convidada para compor chapa com Machadinho no último mês de setembro: aliança política entre ambos começou em 2016 quando a ex-secretária de Educação, hoje presidente do Podemos, era filiada ao MDB local

“Por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher”. Na eleição municipal de Uruaçu neste ano, o famoso ditado popular encaixa-se perfeitamente à professora Eunice Aparecida de Faria (Podemos), candidata a vice-prefeita na chapa do empresário Azarias Machado Neto (DEM).

Ele concorre ao cargo de prefeito do município pela segunda vez consecutiva. Ela, por seu turno, é a atual presidente do Diretório Municipal do Podemos em Uruaçu.

Eunice, como se sabe, foi secretária municipal de Educação em Uruaçu por oito anos durante os dois mandatos da então prefeita Marisa dos Santos Pereira Araújo (de 2000 a 2008).

Forte candidata à sucessão municipal em 2012, a ex-prefeita morreu num acidente de carro na BR-153, em 2011, o que provocou uma reviravolta sem precedentes na política uruaçuense.

“Sou muito feliz de trabalhado com ela, que comandou de forma brilhante o nosso município, junto à comunidade. Tanto isso é verdade que o nosso povo sente saudades da Marisa até hoje”, comentou ela, com nostalgia.

Após a tragédia da perda de Marisa aos 54 anos, o MDB uruaçuense [então PMDB] apostou no nome de Eunice Faria para disputar a prefeitura, há oito anos.

Porém, houve impedimentos de ordem legal ao registro da candidatura da atual candidata a vice-prefeita de Uruaçu, naquele ano.

Por isso, Eunice foi substituída à última hora pela empresária Solange Bertulino.

Naquele ano, Solange foi eleita e barrou a reeleição do então prefeito Lourenço Pereira Filho; e em 2016, o atual prefeito e candidato a reeleição Valmir Pedro (PSDB) derrotou Solange, que ficou em terceiro lugar; e venceu Machadinho, com pequena margem de 500 votos de diferença.

Nome histórico do PMDB em Uruaçu, Eunice Faria deixou o partido no início deste ano bastante descontente com os rumos da legenda na cidade, que apostou suas fichas numa candidata inexpressiva à batalha eleitoral na cidade.

Assim sendo, Eunice percebeu que era o momento de respirar novos ares; e aceitou convite do deputado federal José Nelto, que preside o Podemos em Goiás, para ingressar na legenda este ano.

A intenção inicial da ex-secretária de Educação era voltar à cena política da cidade com um inédito mandato de vereadora na Câmara Municipal de Uruaçu, dado o reconhecido trabalho na pasta que comandou durante a gestão Marisa.

Aposentada desde 2013 – e com mais tempo para dedicar-se à carreira política – Eunice já estava se preparando para tentar uma vaga no Legislativo.

Porém, a aproximação política que Eunice teve com José Nelto nas eleições de 2018 [quando coordenou a campanha de deputado estadual de Machadinho, que era filiado ao Podemos] rendeu-lhe o convite para a ex-secretária municipal presidir a legenda, inicialmente.

“O Podemos é um partido que está crescendo muito em nível nacional; e também em quase todos os municípios goianos. O deputado José Nelto é um político bastante participativo e, juntamente com o Machadinho, me convidaram para assumir a legenda aqui em Uruaçu”, comentou.

Depois, no afunilamento das composições políticas do candidato do Democratas, Eunice teve seu nome oficializado como postulante ao cargo de vice-prefeita na chapa de Machadinho.

Em Uruaçu – a exceção de Marisa e de Solange, que foram prefeitas – nenhuma outra mulher disputou ou mesmo foi eleita ao mesmo cargo agora pleiteado por Eunice.

Ao Portal Excelência Notícias – durante entrevista por telefone na última semana – Eunice Faria disse que aceitou o convite para caminhar junto com Machadinho na disputa pela Prefeitura de Uruaçu pela boa relação política de ambos desde a eleição de 2016.

“Até então, eu o conhecia apenas por nome, ouvindo as pessoas falarem que ele era um empresário muito trabalhador, uma pessoa realmente do bem. Ainda na pré-campanha daquele ano, nós conversamos pela primeira vez. Eu disse ao Machadinho que queria trabalhar para o povo de Uruaçu; e que o apoiaria se ele quisesse fazer uma gestão também voltada para o povo. Foi aí que começamos a caminhada em 2016 e estamos politicamente juntos, até hoje”, afirmou a candidata a vice-prefeita da cidade.

Em 2018, Eunice e Machadinho – que pleiteou vaga na Assembleia Legislativa, sem sucesso – trabalharam em Uruaçu na campanha do então senador e atual governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM).

Nos bastidores, com mãos de ferro, Eunice respondeu pela organização das carreatas e demais eventos políticos de Machadinho, com ou sem a presença de Caiado na cidade do Norte.

“Era um sonho, para nós, conquistarmos essa mudança no comando do Estado. E o Ronaldo Caiado, como estamos vendo, era realmente a pessoa mais certa para fazer essa mudança administrativa e moral no Governo de Goiás. As pessoas sempre me diziam que, se você quer continuar participando da política, busque ter um mandato. E eu, então, decidi que seria candidata a vereadora. Depois, as coisas caminharam de forma diferente e, em setembro, fui convidada para a vaga de vice-prefeita com o Machadinho. Agora, estamos trabalhando para que isso [o projeto político] dê certo no próximo dia 15 de novembro”, detalhou Eunice.

CRÍTICAS A VALMIR PEDRO – De acordo com a ex-secretária de Educação e candidata a vice-prefeita de Uruaçu, a gestão do atual prefeito Valmir Pedro (PSDB) – que busca a reeleição – peca pela não-aceitação de críticas desfavoráveis à sua administração, iniciada em janeiro de 2017.

“Todas as pessoas possuem características negativas e positivas. Mas o fato negativo que vejo nele (Valmir) é o fato de fazer muita perseguição contra quem reclama ou denuncia alguém ou algo errado em sua gestão, dizendo que vai processar a pessoa por isso ou aquilo. Isso é muito desagradável. Além disso, quem não consegue recolher o lixo da cidade adequadamente não pode ser chamado de gestor. Nossa cidade está suja e faltou empenho e boa vontade dele [o atual prefeito] para com esse problema”, avaliou ela.

A candidata a vice-prefeita de Uruaçu disse, ainda, que Uruaçu possui hoje o melhor posicionamento geográfico entre os municípios da Região Norte do Estado. Todavia, segundo Eunice, o prefeito Valmir Pedro sequer cumpriu 20% das metas do Plano de Governo que apresentou na eleição em que saiu vencedor, em 2016.

“Ele sempre disse que era a favor do povo, que iria fazer um trabalho voltado para o povo. Mas o Carnaval deixou de ser realizado em Uruaçu no mandato dele; e as pessoas que moram aqui não tem o direito de se queixar, de falar nada. Em resumo, ele teve uma posição antes de ser eleito; e outra, depois que assumiu a prefeitura”, avaliou a candidata a vice de Machadinho.

Por ocasião da entrevista, Eunice agradeceu aos moradores de Uruaçu pela receptividade com a campanha da chapa DEM-Podemos. Ela garantiu que se Machadinho e ela forem eleitos para os respectivos cargos que disputam, as portas dos seus gabinetes na prefeitura estarão abertos todos os dias, para atender a comunidade uruaçuense.

“Quem vai à prefeitura quer falar com o prefeito ou com a vice-prefeita, já que nem sempre um assessor consegue resolver determinado assunto ou problema.  E nós estaremos à disposição para ouvir e receber bem todas as pessoas que nos procurarem, a partir do próximo ano”, encerrou Eunice.

Eunice Faria foi secretária de Educação em Uruaçu durante oito anos, durante os dois mandatos da ex-prefeita Marisa Araújo, que morreu num acidente de carro em 2011 [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo
Fechar
×

Converse online pelo WhatsApp com o Portal Excelência Noticias

× Fale agora com o Excelência Noticias