Eleições 2020Mara Rosa

Pré-candidata a prefeita, Veronice Coelho lidera pesquisa Serpes com 51,5% das intenções de voto em Mara Rosa

Levantamento realizado no dia 10, com 301 eleitores, aponta que a postulante do DEM à prefeitura da cidade está 16 pontos à frente de Flávio Moura, apoiado pelo prefeito Tatu: ela aparece na frente em todos os cenários sugeridos e tem o menor índice de rejeição

Pesquisa eleitoral realizada em Mara Rosa pelo Instituto Serpes – a mais tradicional e mais confiável empresa que realiza esse tipo de trabalho em Goiás – coloca a pré-candidata a prefeita Veronice Coelho (DEM) em primeiro lugar com 51,5% das intenções de voto da população da cidade de 12 mil habitantes, no Norte do Estado, ao pleito marcado para novembro deste ano.

Ex-secretária municipal de Educação entre 2009 e 2012 no terceiro mandato do então prefeito Nilson Preto [do Podemos, pré-candidato a vice-prefeito na chapa], Veronice aparece na pesquisa estimulada com 16 pontos percentuais à frente do pré-candidato Flávio Moura (PDT).

POVO RECEPTIVO – “Recebi esse resultado com muita alegria, por conta do nosso trabalho; e da receptividade das pessoas para com a minha pré-candidatura, em suas residências. A população de Mara Rosa está entendendo que o nosso projeto é muito bacana e viável para a nossa cidade. Serão iniciativas coletivas para nosso povo; e não apenas em favor da minha pessoa, para que possamos fazer uma gestão mais humanitária, com investimentos em todas as áreas da administração”, comentou a pré-candidata a prefeita, em entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias, no início da noite deste sábado (15).

Ex-secretário municipal de Administração, Flávio Moura tem 35,5% no levantamento do Serpes, ficando em segundo lugar quando a pesquisa estimulada apresenta uma cartela em que apenas ele e Veronice figuram como únicas opções de pré-candidatos a prefeito na cidade.

Entre os eleitores pesquisados, um total de 7% declarou que ainda não sabe em qual nome irão votar para a Prefeitura de Mara Rosa, este ano.

Outros 6% disseram que anulariam o voto ou deixaria de ir às urnas, caso o comparecimento não fosse obrigatório.

Flávio Moura, como se sabe, é o candidato apoiado por seu xará e atual prefeito, Flávio Batista de Souza, o Flávio Tatu (PROS). Reeleito em 2016, o chefe do Executivo terá de deixar o cargo no final deste ano.

Tatu assumiu o cargo em fevereiro daquele ano quando era vice-prefeito na gestão de Elvino Coelho, que teve seu mandato de prefeito cassado pela Câmara Municipal de Mara Rosa.

DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no último sábado (8) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás com o número GO-07.831/2020, o levantamento foi contratado junto ao Serpes/Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. pela empresa FC Consultoria Contábil e Administração Eirelli.

A pesquisa coletou, no dia 10 de agosto, a opinião de 301 eleitores de Mara Rosa – de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos – dentro do universo total de 7.936 pessoas aptas à votar na cidade neste ano, segundo o TRE.

Com grau de confiabilidade estimada em 95%, a margem de erro da pesquisa é de 5,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

As entrevistas com os eleitores de Mara Rosa foram realizadas nos bairros Bela Vista; Boa Vista; Carlos Dias Medeiros; Centro; Novo Horizonte; Setor Aeroporto; Setor Oeste; Sol Nascente; Vila Nova e Vila União.

Gráfico em formato de pizza da Pesquisa Serpes aponta liderança da pré-candidata a prefeita Veronice Coelho: se a eleição fosse hoje, a ex-secretária municipal de Educação venceria o pleito com uma imensa fatia de 51,5% dos eleitores de Mara Rosa [Foto: Captura de Tela/Pesquisa Serpes]
EM OUTROS CENÁRIOS, VERONICE TAMBÉM LIDERA –Um dado interessante da pesquisa, também em favor de Veronice, é o quantitativo de intenções de voto quando os percentuais são ranqueados por sexo, dada a real possibilidade da ex-secretária de Educação se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de Mara Rosa.

Dos 51,5% que votariam em Veronice – numa eventual polarização da disputa com Flávio Moura – a educadora teria a preferência de 54,1% das mulheres e 48,6% dos homens. Por esse mesmo quesito, dos 35,5% que votariam em Flávio Moura, um total de 36,1% são homens; e 35% são mulheres.

ESPONTÂNEA – Por ocasião da pesquisa eleitoral em Mara Rosa, o Instituto Serpes também apurou a preferência espontânea da população. Ou seja, sem apresentar nenhum cartão com identificação dos postulantes ao cargo.

Por esse critério, a pré-candidata do DEM recebeu 38,5% também em primeiro lugar, com 14,2 pontos percentuais à frente de Flávio Moura, que ficou com 24,3%.

Nilson Preto – que abriu mão da pré-candidatura para compor com Veronice – apareceu em terceiro lugar, com 3,7%. O ex-prefeito Oton teve 3,3% da preferência dos mararrosenses.

Entre os eleitores pesquisados, um total de 4,7% respondeu espontaneamente que anularia o voto ou não votaria em nenhum candidato.

O número de indecisos, porém, ainda é alto na espontânea: 24,3% declararam que ainda não sabem em qual nome irão votar para a Prefeitura de Mara Rosa, este ano.

Na pesquisa espontânea – diante da cartela com os nomes dos candidatos – Veronice também aparece na frente, com 14,2 pontos percentuais à frente de Flávio Moura [Foto: Captura de Tela/Pesquisa Serpes]

ESTIMULADA – Em outro viés da pesquisa estimulada – agora com a exibição dos três nomes principais nomes em pré-campanha pela prefeitura – o levantamento do Instituto Serpes também coloca Veronice Coelho à frente, com 45,5% das intenções de voto.

Flávio Moura novamente aparece em segundo, com 31,6%. O terceiro colocado seria o ex-prefeito Oton: 12,6% das preferências. Ainda na estimulada, o Serpes apurou que 5% anularia o voto ou não votaria; e que 5,3% estariam indecisos.

Em outro segmento da pesquisa estimulada – quando o ex-prefeito Oton é incluso no levantamento – a pré-candidata Veronice Coelho também aparece na frente com 45,5% das intenções, alcançando dianteira de 13,9 pontos percentuais em relação à Flávio Moura [Foto: Captura de Tela/Pesquisa Serpes]
VERONICE TEM MENOR REJEIÇÃO – A pesquisa do Instituto Serpes também apurou, entre os eleitores, o percentual de rejeição entre os pré-candidatos a prefeito de Mara Rosa. Ou seja, os nomes em que a população não votaria de jeito nenhum, em levantamento estimulado.

Por esse critério negativo, o “líder” é Flávio Moura: 27,9% das pessoas pesquisadas declararam que não votariam no candidato apoiado pelo prefeito Flávio Tatu. O segundo maior índice de rejeição foi atribuído a Oton: 18,9% não querem o retorno do ex-prefeito ao Executivo de Mara Rosa.

Por fim, praticamente como um troféu aos excelentes números obtidos nos demais quesitos do levantamento, a pré-candidata Veronice Coelho tem o menor índice de rejeição: apenas 16,3% disseram que não dariam seu voto à ex-secretária municipal de Educação.

Do universo de 301 pessoas pesquisadas, 35,2% disseram que não rejeitam nenhum dos nomes à disputa; e 7% não souberam ou não quiseram responder tal pergunta.

FLÁVIO MOURA É O MAIS REJEITADO, SEGUNDO PESQUISA – 27,9% dos eleitores pesquisados disseram que jamais votariam no candidato apoiado pelo prefeito Flávio Tatu, enquanto Veronice Coelho tem o menor índice de rejeição: apenas 16,3% [Foto: Captura de Tela/Instituto Serpes]
A COMPOSIÇÃO COM NILSON PRETO – Do mesmo grupo político de Nilson Preto, Veronice ganhou o protagonismo da disputa nesta fase da pré-campanha em Mara Rosa após deliberações internas apontarem que ela tinha maior aceitação política entre os eleitores da cidade, com reais possibilidades de vitória em outubro

“Ele (Nilson) entendeu que essa composição seria muito boa para Mara Rosa; e nós o convidamos, dessa forma, para ser o nosso pré-candidato a vice-prefeito este ano, na nossa chapa. Para nós, foi uma alegria muito grande ele ter aceitado, pois isso fez com que nós crescêssemos muito nas pesquisas”, comentou Veronice, ainda por ocasião da entrevista ao Excelência Notícias.

PARCERIA DE RESULTADOS – Veronice Coelho [à esq.], pré-candidata a prefeita de Mara Rosa, foi secretária de Educação na gestão de Nilson Preto [à. dir.], que abriu mão da disputa interna e aceitou ser o pré-candidato a vice-prefeito da chapa nas eleições municipais deste ano [Foto: Divulgação]
A HISTÓRIA CONTA – Além de ter sido secretária de Educação de Mara Rosa por quatro anos, Veronice Coelho também foi diretora por 12 anos – em dois períodos, somados – no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, um dos mais tradicionais da cidade, currículo esse que também lhe credencia como pré-candidata a prefeita de Mara Rosa.

Inicialmente, ela ocupou o cargo entre 2001 e 2006, por cinco anos. Depois, a educadora retornou à função em 2013 até meados deste ano – somando assim mais sete anos como dirigente da mesma instituição de ensino – até desligar-se da função para cuidar apenas de sua pré-candidatura à prefeita.

Fora isso, Veronice Coelho é parte integrante da família-fundadora da cidade de Mara Rosa – seu avô e seus pais fizeram a doação da área de terras onde surgiu o município – o que também explica sua liderança na pesquisa de intenção de voto do Instituto Serpes.

Em nível estadual, Veronice conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do mesmo partido, o DEM.

Veronice Coelho, conhecida em Mara Rosa como Professora Veronice, foi diretora do Colégio Estadual Castelo Branco por 12 anos: ser prefeita da cidade em que nasceu é o próximo objetivo de da vida da pré-candidata [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo