Niquelândia

Violação dos direitos de crianças e jovens preocupa CBA/Votorantim

Programa VIA fornece apoio local à Rede de Proteção Social para adoção de políticas públicas com foco também nas famílias em situação vulnerável

R esponsável desde julho do ano passado pela gestão das operações de níquel do Grupo Votorantim, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizará mais iniciativas e ampliará sua atuação social em Niquelândia, neste ano.

As atividades dos programas sociais planejados para 2018 começaram no último mês de março e tiveram sequência na última semana, com o lançamento oficial do VIA (Votorantim pela Infância e Adolescência) Apoio Local, nas dependências do Colégio Tiradentes.

Sob acompanhamento do Instituto Votorantim, o VIA/Apoio Local pretende contribuir para a redução da violação dos direitos da criança e do adolescente na cidade de 45 mil habitantes, uma das mais importantes do Norte do Estado.

De acordo com o gerente da CBA em Niquelândia, Marcos Antônio Augusto, o Programa VIA é realizado com o apoio do Instituto Aliança (de Salvador/BA), que atua em todo o País ofertando modernas tecnologias educacionais e sociais que buscam o fortalecimento e qualificação do trabalho da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos. Em síntese, o trabalho busca a adoção de políticas públicas dirigidas aos jovens e às famílias de Niquelândia, o que reforça o comprometimento da CBA com a comunidade

“A busca pela garantia os direitos da criança e do adolescente ajuda a construir uma sociedade mais igualitária e cidadã. A realização do Programa VIA é essencial para reforçar esse processo porque capacita profissionais de diversas áreas, da saúde à educação, para oferecer um atendimento em sintonia com as necessidades das crianças e adolescentes, inclusive suas famílias. Desse modo, a população em geral é beneficiada, o que estimula ainda mais o desenvolvimento local”, comentou Marcos Antônio.

PLANO DE AÇÃO INTEGRADO – No início do programa, em março, os participantes elaboraram um diagnóstico local. A partir disso, os profissionais são capacitados para construir um Plano de Ação Integrado como nas principais oportunidades ou fragilidades do público-alvo.

O primeiro ciclo foi realizado entre a segunda-feira (16) e a quinta-feira (19) quando 35 profissionais compartilharam informações sobre as ações realizadas por cada instituição que representam, com amplo debate sobre os conceitos relacionados aos direitos da criança e do adolescente.

Uma vez planejadas as primeiras ações conjuntas, os participantes também definiram o tipo de violação de direitos mais frequente em Niquelândia para construir o plano de ação integrado. Outros dois ciclos de capacitação serão realizados para definir o fluxo de atendimento em situações de violação de direitos. Os participantes irão elaborar ainda um projeto de atendimento para prevenir e reduzir a incidência de casos.

Caberá ao presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Reneval Vaz Pires, a tarefa de requerer apoio da Poder Público à execução do trabalho, através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Segundo Reneval, o CMDCA possui dificuldades para desenvolver projetos, de tal modo que o apoio da CBA é muito importante para estimular essas ações por meio do Programa VIA.

“Tenho certeza de que proporcionaremos uma perspectiva de futuro melhor para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, em nossa cidade”, afirmou o presidente do CMDCA.

Participam do Programa VIA, em Niquelândia, além do CMDCA, profissionais das secretarias municipais da Educação, de Saúde e de Assistência Social, bem como representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); do Conselho Tutelar e entidades organizadas da sociedade civil. (com informações da assessoria de imprensa da CBA/Votorantim)

Divididos em grupos, participantes do VIA elaboram  metas do Plano de Ação Integrado à proteção de crianças e adolescentes de Niquelândia, com respaldo da CBA/Votorantim (Foto: Divulgação)

Veja também

Botão Voltar ao topo