Niquelândia

5º Festival Josephina’s termina fortalecido após amplo diálogo com ações conjuntas entre ACIN e atual gestão da Prefeitura de Niquelândia

Encerrado por volta da 1h30 da madrugada do domingo/7 com o show de pop-rock da Banda Crazy, de Brasília, o 5º Josephina’s – Comida de Tradição/Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa – provou que a “política da boa vizinhança” construída neste ano entre a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) a Prefeitura de Niquelândia foi fundamental para o inquestionável sucesso do evento.

Realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o 5º Josephina’s movimentou o empresariado do ramo alimentício e a rede hoteleira dada a presença dos turistas mas também constituiu-se numa festa de ambiente familiar bastante agradável para o público local no Centro Histórico de Niquelândia, ao redor da Praça da Igreja Matriz de São José.

Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da ACIN, no encerramento do 5º Josephina’s em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Noticias]
“Josephinas” e “josephinos” eram chamadas as pessoas nascidas na antiga São José do Tocantins (atual Niquelândia) até o dia 31 de dezembro de 1943. Na questão culinária, preparavam receitas bicentenárias que motivaram o batismo do Festival Gastrônomico com essa denominação em 2019, quando a ACIN realizou a primeira edição do evento.

No final da noite do sábado/6, o Portal Excelência Notícias conversou com os principais atores do 5º Josephina’s/Comida de Tradição que, em maior ou menor grau, participaram ativamente de todas as etapas preparatórias ao evento, para um balanço do que foi possível fazer esse ano e do que ainda é preciso ser feito às próximas edições do Festival Gastronômico de Niquelândia.

População de Niquelândia prestigiou o 5º Festival Gastronômico realizado pela ACIN no município do Norte [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
Segundo o presidente da ACIN, Ronaldo Fernandes da Silva, os principais objetivos do evento estão sendo atingidos, ano após ano, com ênfase na valorização da cultura e da gastronomia niquelandense, ampliando as potencialidades econômicas do município que sempre foi focado na atividade mineradora. Ele avaliou que o público presente nesses três dias foi bem maior que no ano passado, demonstrando gratidão pelo êxito alcançado pela ACIN.

Para Ronaldo, o apoio do prefeito Eduardo Moreira (Novo) e do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB) foi fundamental ao destravamento de questões de ordem política e burocrática, principalmente na liberação à última hora dos recursos da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, por meio do Governo de Goiás, através da Equatorial Energia (na forma de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser cobrados pela concessionária). Além disso, o evento contou também com o apoio de parceiros importantes como o Sebrae e a Anglo American, dentre outros respaldos da iniciativa privada.

Na noite da sexta-feira/5, os chefs de cozinha deram um show no preparo de pratos deliciosos defronte ao palco montado no Centro Histórico de Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
“Hoje, percebemos que precisamos evoluir principalmente na questão do planejamento, pois planejar é uma coisa e conseguir os recursos é outra. Precisamos reduzir as incertezas sobre o que pode e o que não pode ser feito com o dinheiro disponível, para que possamos produzir o evento que almejamos. O festival começou de forma mais modesta, mas hoje a evolução é considerável, inclusive com a presença de pessoas de Rio Verde e de Buritis/MG, que vieram fazer observações para reproduzir o evento em suas cidades”, disse o presidente da ACIN.

Ronaldo também disse perceber que, no tocante aos expositores gastronômicos, houve uma preocupação no aprimoramento nos pratos e cardápios. O número de expositores também aumentou: no ano passado foram 14 enquanto neste ano subiu para 19, sendo que cada um pôde oferecer até quatro pratos diferentes para o público.

Eduardo Moreira, prefeito de Niquelândia (no microfone), ladeado pelo deputado estadual Lineu Olímpio (à esq.) e pela primeira-dama Claudia Moreira [à dir.]: evento da ACIN recebeu apoio político da atual administração da cidade [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
Na avaliação dele, a diversidade gastronômica é grande e ainda há espaço para expandir o Josephina’s para algo em torno de 20 a 30 expositores, sendo importante que estes continuem investindo na qualidade dos produtos que serão comercializados na edição do próximo ano, se envolvendo nesse processo de aprendizagem contínua.

“Os chefs estão compartilhando conhecimento, as pessoas se interessam em aprender e expor seus produtos. Isso reflete na melhoria dos pratos e na qualidade do serviço, beneficiando toda a cidade. Para o próximo ano, ainda precisamos sentar com a mesa diretora da ACIN para definir estratégias e métodos para os próximos eventos”, comentou.

Lineu Olímpio discursa no encerramento do Festival Gastronômico da ACIN em Niquelândia, observado pelo vice-prefeito Gervam Freitas e por sua esposa e atual secretária de Cultura, Claudia Nogueira [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

Sem colocar-se como candidato à um eventual terceiro mandato como presidente da ACIN (a entidade terá eleições à nova diretoria em abril de 2026), ele disse que seu sucessor ou sucessora terá a missão de dar continuidade ao Josephina’s, mas afirmou que o caminho para que o festival do próximo ano seja ainda melhor já está sendo preparado.

“A Prefeitura de Niquelândia já sinalizou que tentará reestruturar a praça e nivelar o calçamento de pedras das ruas ao redor da Igreja Matriz, para organizar melhor a circulação das pessoas e a distribuição das mesas, sem perder a característica cultural do espaço”, comentou Ronaldo.

Presidente da ACIN, Ronaldo Fernandes da Silva mostrou-se satisfeito com o resultados alcançados este ano pelo 5º Josephina’s, mas disse que planejamento financeiro do evento precisa ser aprimorado [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
A jornalista e consultora gastronômica Sonea Stival, por seu turno, fez uma avaliação muito positiva da evolução do Festival Gastronômico de Niquelândia ao longo desses anos. Segundo ela, a consolidação do mesmo foi possível porque o conceito e a identidade do projeto foram bem construídos.

“A partir de agora, acredito que é o momento de dar um passo a mais, de inovar, porque o festival já foi assimilado pela sociedade de Niquelândia e pelos parceiros expositores. Observamos a presença de muitas empresas, inclusive novas, que vieram participar; e ainda existem outras que poderão se engajar nas próximas edições, atraídas pelos resultados mostrados”, comentou Sonea.

Rua lateral à Praça da Matriz da Igreja São José, em Niquelândia, juntamente ao Colégio Estadual Joaquim Taveira, recebeu excelente público na noite do sábado/, no encerramento do 5º Josephina’s da ACIN [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
De acordo com a consultora gastronômica, apesar da aceitação do público, ela acredita ser necessário, às próximas edições, trazer novidades e surpreender o público que frequenta o Festival Josefinas/Comida de Tradição.

“A gastronomia proporciona a oportunidade de evoluir preservando tradições e, ao mesmo tempo, trazendo inovação. Para isso, contamos com o apoio dos profissionais especializados, os chefs de cozinha, que estão presentes e têm papel fundamental para ampliar a inovação dos expositores na oferta gastronômica do festival, reconhecendo o valor do projeto e contribuindo para sua continuidade”, disse ela.

Sonea Stival, jornalista e consultora de gastronomia, ressaltou que o 5º Josephina’s está consolidado em Niquelândia mas disse que a organização do evento precisa sempre estar buscando inovações à continuidade do sucesso verificado desde a primeira edição [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
O chef de cozinha e embaixador da gastronomia brasileira pelo Estado de Goiás e pela região Centro Oeste, Gilmar Borges – que presta assessoria aos expositores gastronômicos de Niquelândia desde a primeira edição do Josephina’s – disse que seu trabalho está focado na criação de pratos inovadores que reforcem peculiaridades dos sabores do Norte do Estado.

“Buscamos sempre trazer novidades para o festival, utilizando ingredientes regionais, do Cerrado, e valorizando a cozinha tradicional e ancestral do Brasil. Após cinco anos, o festival alcançou um patamar muito positivo. Ele já traz muitas novidades, exclusividades e consolidou-se como um evento relevante. Embora ainda haja espaço para evolução, a trajetória do festival mostra crescimento constante e aprimoramento significativo”, detalhou Gilmar.

Embaixador da Gastronomia Brasileira em Goiás, o chef Gilmar Borges presta assessoria ao Josephina’s desde a primeira edição em 2019; e tornou-se profissional bastante requisitado por empresários do ramo na cidade, para consultorias particulares [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

Quanto às dificuldades, Gilmar Borges observa que alguns expositores são bastante receptivos às mudanças e aceitam bem suas orientações, enquanto outros, especialmente aqueles que estão iniciando na área gastronômica, necessitam de instruções mais detalhadas sobre segurança alimentar e boas práticas de manipulação de ingredientes durante a fabricação dos produtos.

Nesses casos, ele realiza todo o acompanhamento, explica os procedimentos e orienta de forma prática, para que, ao participarem do festival, consigam apresentar pratos de qualidade, atingir suas metas de venda e obter o sucesso comercial esperado.

Todo decorado com iluminação especial, em meio ao túneis geospace, Centro Histórico de Niquelândia ganhou vida e se tornou point de encontro da sociedade local nos três dias de realização do 5º Festival Josephina’s [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
“Aqueles que participam desde a primeira edição já adquiriram esse conhecimento e maior expertise. O evento continua em constante desenvolvimento, fortalecendo a gastronomia local, promovendo a cultura e proporcionando experiências enriquecedoras tanto para expositores quanto para o público”, completou o renomado chef de cozinha.

A empresária e diretora da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), Gisele Vanúncio da Silva Borges – que também participou como expositora do 5º Josephina’s pelo Tilapas Gastronomia & Chopp e pelo Los Burguer –  destacou a sensação de dever cumprido ao final do festival.

Gisele Vanúncio integra a diretoria da ACIN e participou do festival também como expositora através do TIlapa’s e do Los Burguer: resultados satisfatórios, segundo ela [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
“O sentimento hoje (sábado, à noite) é de gratidão, tanto como diretora — junto ao presidente Ronaldo, ao vice-presidente Kahik (Onofre Vieira), à consultora Sonea e a todos os membros da nossa diretoria — quanto como expositora. Durante todo o processo, trabalhamos muito e agora fechamos com chave de ouro, com a praça cheia”, afirmou Gisele, naquele dia.

Segundo a empresária, tanto ela quanto os demais expositores tiveram vendas satisfatórias, e o evento se destacou pelo ambiente agradável e familiar, com a presença de famílias, crianças e pessoas mais idosas.

“A festa estava linda; e proporcionou um espaço em que todos puderam se sentir acolhidos e aproveitar a gastronomia. Hoje, temos um evento que se consolidou e foi abraçado pela cidade, fortalecendo os expositores, que puderam mostrar seus produtos tanto para visitantes quanto para a população local”, explicou.

Kahik Vieira, atual vice-presidente da ACIN (no microfone), também empenhou-se juntamente como Ronaldo Fernandes à realização do 5º Josephina’s em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
Gisele Vanúncio destacou, ainda, melhorias no espaço, na estrutura e nas apresentações artísticas que ocorreram na Praça da Igreja Matriz, além de todos os detalhes da organização, que evoluem a cada ano.

Ela reforçou que a expectativa é continuar avançando e superar os resultados em futuras edições, tornando o festival cada vez mais relevante e atrativo para todos os envolvidos com a proposta.

“Não colocamos nenhum dinheiro do município no Festival Gastronômico, mas demos todo o apoio político necessário para a ACIN”, afirma prefeito de Niquelândia

O prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira (Novo), avaliou positivamente a realização do 5º Festival Gastronômico da cidade, destacando a parceria entre o Poder Executivo, o Poder Legislativo e a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), em rápida conversa com o Excelência Notícias por volta das 22h30 da noite do sábado/6, quando do encerramento do evento.

Segundo o prefeito, apesar de a Prefeitura de Niquelândia não ter contribuído financeiramente para o evento neste primeiro ano de gestão, foi possível viabilizar recursos e destravar verbas por meio de articulação política com o deputado estadual Lineu Olímpio (MDB) e com o deputado federal José Nelto (UB).

“Faltando poucos dias para a realização do festival, a liberação da verba (da Lei Goyazes, via Equatorial Energia) ainda não havia sido confirmada; e a união de esforços, incluindo deslocamentos com a ACIN até Goiânia, foi essencial para a montagem de toda a estrutura necessária ao 5º Josephina’s’, disse o chefe do Executivo.

Eduardo Moreira, prefeito de Niquelândia, em outro momento de seu pronunciamento no palanque montado pela ACIN no 5º Festival Josephina’s: alinhamento político com entidade foi fundamental para o sucesso do evento [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

O resultado, segundo o prefeito de Niquelândia, foi um evento bem-sucedido, com público expressivo, ambiente saudável e familiar, e a rede hoteleira da cidade praticamente lotada.

 “O festival movimentou o comércio local e permitiu que os turistas conhecessem o evento, criando expectativa de aumento do público nas próximas edições”, avaliou.

Eduardo Moreira destacou ainda a satisfação da ACIN com a integração e o apoio político do Poder Executivo, algo que, segundo ele, não havia ocorrido de forma satisfatória nas quatro primeiras edições do evento.

O prefeito também ressaltou que, com a possível saída do município do estado de calamidade financeira, a Prefeitura de Niquelândia poderá contribuir financeiramente e politicamente para tornar o festival ainda maior.

Eduardo lembrou que enquanto empresário, desde a primeira edição, ele tem ajudado financeiramente a ACIN, disponibilizando estrutura de internet da sua empresa Niqturbo Telecom; auxiliando na divulgação; e apoiando o Festival Josephina’s de forma prática nos anos de 2019, 2022, 2023 e 2024.

REALIZAÇÃO DO EVENTOACIN – Associação Comercial e Industrial de Niquelândia. APOIADORES: Prefeitura Municipal de Niquelândia, Câmara Municipal de Niquelândia, A.A.C. Niquelândia, SEBRAE, Sindicato Rural Niquelândia e Anglo American. PATROCINADORES: FACIEG, SESI, SENAI, Metalúrgica Vale do Níquel, SICOOB, Niqturbo Telecom e Shopfer/Shopping do Trabalhador.

Lineu Olímpio (deputado estadual), Eduardo Moreira (prefeito de Niquelândia) e Ronaldo Fernandes (presidente da ACIN): união de esforços garantiu melhor relacionamento entre a entidade e o Poder Executivo, à realização do 5º Festival Gastronômico Josephina’s [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

GALERIA DE FOTOS

[SHOWS DO 5º FESTIVAL JOSEPHINA’S – SEXTA-FEIRA/05) e SÁBADO/06]

NANDO SOUZA – O cantor Nando Souza apresentou-se na sexta-feira/5 no Festival Gastronômico, atraindo crianças ao palco no momento em que executava uma das músicas de seu repertório [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
MARCELO E MARCIAL – A dupla de cantores Marcelo & Marciel também subiu ao palco do 5º Festival Josephina’s na noite da sexta-feira/5, no Centro Histórico de Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
BANDA PARTNERS – Ainda na noite da sexta-feira/5, a Banda Partners apresentou-se no Festival Gastronômico da ACIN em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
CÁTIA RIBEIRO – Uma das vozes femininas mais bonitas da atualidade em Niquelândia, a cantora Cátia Ribeiro apresentou repertório variado na noite do sábado/6 no Festival Gastronômico da ACIN [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
 

CATIRA DO QUEBRA-LINHA – Catireiros do Povoado Quebra Linha se apresentou no sábado à noite no Festival Gastronômico de Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
MARCOS PONTES – O sertanejo Marcos Pontes, outra prata da casa de Niquelândia, também foi uma das atrações do 5º Festival Josephina’s realizado pela ACIN [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
BANDA CRAZY – Com variado reertório pop-rock, a Banda Crazy (DF) encerrou o rol de apresentações musiciais do Festival Gastronômico de Niquelândia, no começo da madrugada do domingo/7 [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo