Niquelândia

Caminhada em solidariedade à família da Amanda

A criança de 03 anos foi encontrada com vários sinais de violência física e sexual e morreu momentos depois no hospital.

Em clima de absoluta comoção, familiares, amigos, vizinhos, moradores, representantes de instituições públicas e particulares de Niquelândia, realizaram na sexta-feira (20), uma caminhada pedindo paz, justiça e em solidariedade aos pais e familiares de Amanda Vitória Soares de Araújo, de 03 anos.

A criança foi encontrada no dia 16 de julho com vários sinais de violência física e sexual, em um matagal próximo a casa dela. Ela foi socorrida com vida e levada para Hospital Municipal de Niquelândia, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu. O delegado Bernardo Comunale, responsável pelo caso, disse que um adolescente de 15 anos, vizinho da vítima, foi apreendido e confessou o assassinato.

Populares e lideranças participaram da caminhada solidária (Foto: Eliane Alves)
Populares e lideranças participaram da caminhada solidária (Foto: Eliane Alves)

A maioria dos participantes estava vestida de branco em pedido de paz e Justiça. Outros vestidos de preto em sinal de luto. Eles levavam bexigas, faixas e cartazes em homenagem a Amanda, pedindo que o caso não caia no esquecimento e que aumente a idade mínima da Lei da Maioridade Penal.

Prefeito e primeira dama prestaram solidariedade aos pais de Amanda (Foto: Eliane Alves)
Prefeito e primeira dama prestaram solidariedade aos pais de Amanda (Foto: Eliane Alves)

Nas ruas onde a caminhada passou os moradores e comerciantes apoiaram e se solidarizam com a tragédia que abateu a família da menina. Em alguns locais, empresários fecharam as portas ou colocaram faixas pretas, expressando seus sentimentos de luto e consternação.

Forças de Segurança prestaram solidariedade (Foto: Eliane Alves)
Forças de Segurança prestaram solidariedade (Foto: Eliane Alves)

Ainda sem acreditar no assassinato brutal de sua filha, o pai: Aguinaldo Viana e a mãe, Eliane Alves participaram da caminhada e agradeceram pelo apoio e a força que estão sendo essenciais a eles neste momento de absoluta dor e pesar.

Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, forças de segurança pública: Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Comando de Operações de Divisas (COD), Conselho Tutelar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) e Ministério Público participaram do ato.

Homenagem, solidariedade, tristeza e pedido de justiça motivaram a caminhada (Foto: Eliane Alves)
Homenagem, solidariedade, tristeza e pedido de justiça motivaram a caminhada (Foto: Eliane Alves)

“Foi um ato emocionante com pessoas de todas as idades, pais, filhos, alunos, educadores. Tinha muita gente que não conhecia a Amanda, mas estava sensibilizada. Foi um ato marcante pela emoção de todos os presentes”, disse o prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro, acompanhado de sua esposa, Juliana Alves Campos.

O palestrante do Programa Escola Sem Drogas da Polícia Civil desde 2008, Erlandsson Bonfim de Sena, agente de investigação, protocolou requerimento na Prefeitura de Niquelândia para que o fatídico dia de 16 de julho de 2018 seja incluído no calendário oficial da cidade como o “Dia Municipal de Combate a Violência Infantil”.

Investigação

Após levantamentos de provas, realização de oitivas com o réu confesso e das testemunhas, bem como encaminhamento do inquérito para o Ministério Público, que representou junto ao Poder Judiciário a internação provisória do menor, a Justiça tem 45 dias para concluir e julgar os procedimentos. Constatando a autoria do menor, há a possibilidade de internação por período de até três anos.

Veja também

Botão Voltar ao topo