Sindicato Rural de Niquelândia garante ‘Programa Campo Saúde’ em parceria com Sistema Faeg/Senar
Atendendo solicitação do Sindicato Rural de Niquelândia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou na cidade do Norte do Estado, nesta terça-feira (19), mais uma edição do Programa Campo Saúde.
A iniciativa também recebeu apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg); e das secretarias municipais de Saúde e de Educação de Niquelândia.
Nas dependências do Instituto Tiradentes, na Avenida Brasil, as comunidades do meio rural e urbano de Niquelândia receberam variados tipos de consultas médicas [nas áreas de cardiologia, ginecologia, pediatria, urologia e oftalmologia] e realizar exames preventivos [teste de glicemia/diabetes, aferição da pressão arterial, PSA/próstata, citopatológico/Papanicolau, de prevenção ao câncer de colo de útero; e eletrocardiograma].
“Decidimos realizar esse evento pela grande demanda que existe desses atendimentos em nosso município que é tipicamente interiorano e não possui todas as especialidades médicas disponíveis às pessoas que, às vezes, precisam deslocar-se para Goiânia e Anápolis para consultas pagas”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Diego Coelho Pereira da Silva.
Ainda de acordo com o líder ruralista, é a segunda vez que o Sistema Faeg/Senar realiza o Campo Saúde em Niquelândia: a primeira vez da iniciativa ocorreu há alguns anos no Povoado Faz Tudo/Vila Taveira.
“O nosso objetivo, hoje, foi atender a comunidade como um todo, das áreas urbanas e rurais da nossa querida Niquelândia. O Sistema Faeg como um todo, incluído aí o Senar Goiás, tem essa preocupação de que não basta apenas ao produtor rural produzir e ter capacidade tecnológica para desempenhar sua atividade no campo, mas também para que ele [produtor], sua família e as pessoas ao seu redor possam ter mais saúde e melhor qualidade de vida, com a criação do Campo Saúde”, complementou Diego.
O gerente de Promoção Social do Senar Goiás, Renildo Marques Teixeira, deslocou-se de Goiânia especialmente para o evento em Niquelândia. Segundo ele, cidades de todo o Estado solicitam ao Sistema Faeg/Senar a realização de eventos como o Campo Saúde, que surgiu em 2008 e já beneficiou mais de 700 mil pessoas.
“Estamos aqui, Diego, graças à sua força, ao seu poder de organização e sua liderança frente ao Sindicato Rural de Niquelândia”, destacou Renildo.
Para o superintendente adjunto do Senar-GO, Manoel Soares de Castro Júnior, a juventude e a força de trabalho de Diego Coelho à frente do sindicato credenciam o atual presidente da entidade para cargos superiores na diretoria do Sistema Faeg/Senar, futuramente.
No Norte do Estado, a programação do Campo Saúde terá prosseguimento na quinta-feira/21 em Estrela do Norte; e na sexta-feira/22, em Uruaçu.
A meta do Sistema Faeg/Senar é encerrar 2021 com a realização de 15 eventos do tipo, em todo o Estado. Para 2022, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o Campo Saúde estará presente em 50 cidades goianas.